TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMINOLOGIA

Por:   •  30/6/2015  •  Artigo  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

 1. INTRODUÇÃO

 

Chamamos de Termologia a parte da física que estuda os fenômenos relativos ao calor, aquecimento, resfriamento, mudanças de estado físico, mudanças de temperatura, etc. Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema. Fisicamente o conceito dado a quente e frio é um pouco diferente do que costumamos usar no nosso cotidiano. Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas. Ao aumentar a temperatura de um corpo ou sistema pode-se dizer que está se aumentando o estado de agitação de suas moléculas.

Termologia é a parte da física que estuda o calor, ou seja, ela estuda as manifestações dos tipos de energia que de qualquer forma produzem variação de temperatura, aquecimento ou resfriamento, ou mesmo a mudança de estado físico da matéria, quando ela recebe ou perde calor. A termologia estuda de que forma esse calor pode ser trocado entre os corpos, bem como as características de cada processo de troca de calor.

           

Ao tirarmos uma garrafa de água mineral da geladeira ou ao retirar um bolo de um forno, percebemos que após algum tempo, ambas tendem a chegar à temperatura do ambiente. Ou seja, a água "esquenta" e o bolo "esfria". Quando dois corpos ou sistemas atingem a mesma temperatura, dizemos que estes corpos ou sistemas estão em equilíbrio térmico.

           

  2. JUSTIFICATIVA

Comumente as pessoas avaliam o estado térmico dos corpos através da sensação térmica de quente ou frio que sentem ao tocá-lo. Porém não é de grande confiança a análise de tais sensações térmicas, pois elas variam de indivíduo para indivíduo em um mesmo ambiente. Assim, podemos associar a temperatura da água à energia cinética das partículas que a constituem. Baseado nisso, podemos definir temperatura como sendo a grandeza física que mede o grau de agitação das partículas que compõem o corpo.

[pic 1]

     

3. OBJETIVO

           Observar as temperaturas quando um recipiente com água fria se submerge em outro com água quente.

  

 4. MATERIAL UTILIZADO

 

Gelo, bacia com água, barbante, sal e colher.

5. PROCEDIMENTOS

                       

Com um copinho descartável, coloque água e deixe na geladeira. Retire o gelo do copinho e megulhe numa bacia com água. Corte um pedaço de barbante e coloque-o sobre o pedaço de gelo, tome um pouco de sal numa colher e adicione sobre a superfície do gelo, junto com o barbante. Aguarde alguns momentos e espere o gelo se derreter parcialmente e o barbante penetrá-lo. Quando o gelo voltar a se solidificar, retire-o da água pelo barbante, como mostram as figuras:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (67.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com