TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIJOLO ECOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.545 Palavras (23 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 23

UNIFAVIP - WYDEN

UNIVERSIDADE DO VALE DO IPOJUCA

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

CARLOS FREDERICO DE MOURA ALBUQUERQUE

PATRICK MIKAEL CLEMENTE DA SILVA

VALDSON ASSIS COSTA JÚNIOR

UTILIZAÇÃO DO TIJOLO ECOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Caruaru

2015


CARLOS FREDERICO DE MOURA ALBUQUERQUE

PATRICK MIKAEL CLEMENTE DA SILVA

VALDSON ASSIS COSTA JÚNIOR

UTILIZAÇÃO DO TIJOLO ECOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

[pic 1]

Caruaru

2015


FOLHA DE ILUSTRAÇÃO

Fig. 1 – Dimensões do tijolo convencional. ...................................................... 11

Fig. 2 - Fluxograma de imagens da produção de tijolo ecológico. ....................13

 

Fig. 3 – Formatos do tijolo ecológico. ...............................................................14

Fig. 4 – Implantação da rede hidráulica, sem o corte das paredes. .................15


FOLHA DE TABELAS

Tabela. 1 – Comparativo: Alvenaria Convencional x Tijolo Ecológico. .............20


[pic 2]


Sumário

1 INTRODUÇÃO        6

1.1 Problematização        7

1.2 Hipóteses        7

1.3 Objetivos        8

1.3.1 Objetivo Geral        8

1.3.2 Objetivos específicos        8

1.4 Justificativa        8

2 REFERENCIAL TEÓRICO        10

2.1 Tipos de Tijolos        10

2.1.1 Tijolo Convencional        10

2.1.2 Tijolo Ecológico (Solo-Cimento)        12

2.2 Tijolos Ecológicos x Tijolos Convencionais        16

2.3 Viabilidades Econômicas do Tijolo Ecológico        20

2.4 Viabilidades Ecológicas do Tijolo Ecológico        21

3 METODOLOGIA        23

3.1 Classificações da Pesquisa        23

3.2 Métodos        24

3.3 Cenários e Participantes da Pesquisa        25

3.4 Instrumentos e Coleta de Dados        25

3.5 Organização e Análise de dados        26

4 CRONOGRAMA        27

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        28


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o tipo de tijolo solo-cimento, o processo produtivo, as principais vantagens com relação ao tijolo convencional e a utilização do mesmo perante as construções.

Através de vários estudos e análises a respeito do tijolo convencional e do tijolo ecológico, constatou-se que o tijolo convencional causa diversos danos ao meio ambiente, pois, em seu processo de cura ele querer a queima da lenha, o que gera grande poluição do ar. Além do mais, para a produção de mil tijolos convencionais, dez árvores são derrubadas. Tomando isto como um grande problema, pois o tijolo é um dos materiais mais desperdiçados em canteiros de obras, resolvemos analisar se o tijolo convencional poderia ser substituído pelo tijolo ecológico.

Assim, verificamos que o tijolo ecológico, produzido apenas por solo-cimento-água que é curado apenas com a temperatura ambiente, pode sim substituir o tijolo convencional sem alterar a qualidade da edificação, pois, facilita e reduz grandiosamente o tempo e o custo da obra, muitas vezes chegando a economizar até 50% do custo total da obra e reduz em até 30% o tempo de execução total da construção, visando sempre à sustentabilidade e a diminuição do desperdício de materiais.

O fabrico de tijolos ecológicos de solo cimento pode ser considerado uma das melhores técnicas e alternativa minimizadora dos impactos ambientais na área da construção civil. Economicamente viáveis, as vantagens da sua utilização vão desde a fabricação do tijolo até a fase final da obra. No processo produtivo são utilizados equipamentos e maquinários simples de pequeno porte e de baixo custo. Com relação à mão de obra, a mesma não precisa ter experiência previa, permitindo adquiri-la em poucas horas de trabalho. (FERREIRA, R. C, 2003).

A utilização da tecnologia de tijolos ecológicos vem crescendo e trabalhando de forma benéfica para a natureza gerando o menor impacto possível, pois utiliza como principal matéria prima à terra crua e não passa pelo processo de queima, que consome grandes quantidades de madeira e combustíveis, como é o caso dos tijolos convencionais que lançam na atmosfera uma grande quantidade de CO2. A energia consumida para a fabricação do cimento que entra em pequena porcentagem no fabrico do tijolo ecológico deve ser considerada, porém a mesma é menor que a consumida pelos tijolos convencionais. No entanto, é notório que para obter- se tijolos de qualidade e com o menor consumo de cimento, é necessário se utilizar solos que tenham características arenosas.

1.1 Problematização

  • Diante da constatação de que a produção de tijolo convencional causa graves danos ao meio ambiente, para este estudo levanta-se o seguinte questionamento: O tijolo ecológico pode substituir o tijolo convencional agregando redução de custos sem alterar a qualidade da edificação?

1.2 Hipóteses

De acordo com os estudos realizados a respeito do tijolo convencional e do tijolo ecológico (também conhecido como tijolo de solo-cimento ou ainda tijolo modular), é fato que a produção do tijolo convencional afeta gravemente o meio ambiente com a emissão de gases de efeito estufa por conta da queima da lenha, além disso, o desmatamento é outro ponto negativo, pois para cada mil tijolos convencionais produzidos derrubam-se dez arvores para sua produção, com isto, é viável e verificável a substituição do tijolo convencional pelo tijolo ecológico, pois, o tijolo ecológico é feito de solo-cimento-água, e só precisa da temperatura ambiente para sua cura, não poluindo e desmantando assim o meio ambiente. Além do mais, o tijolo ecológico diminui o custo da obra, diminui o tempo total de construção, proporciona mais estabilidade estrutural e resistência, é fácil de manusear, seu formato facilita a introdução das redes hidráulicas e elétricas, além de favorecer a limpeza e possibilitar menos perda de materiais chegando à etapa de conclusão da obra sem alterar a qualidade da edificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)   pdf (491.9 Kb)   docx (496.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com