TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tijolo Cerâmico Ecológico com Adição de Resíduos da Construção Civil

Por:   •  10/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 9

Tijolo Cerâmico Ecológico com Adição de Resíduos da Construção Civil

Autores:

João Pedro Morástico Romanhole – Estudante de Engenharia Civil UNOPAR

Thiago Ghiraldi de Lima - Estudante de Engenharia Civil UNOPAR

Murilo Spositon da Silva - Estudante de Engenharia Civil UNOPAR

Victor Yuji Ogasawara Motoori - Estudante de Engenharia Civil UNOPAR

Profa. Dra. Luana Caetano Rocha de Andrade – Professora da Engenharia Civil UNOPAR

RESUMO: A questão ambiental tem se tornado cada vez mais importante para a sociedade. As alternativas ecológicas, portanto, estão em alta, devido ao potencial de trazer resultados e soluções benéficas sociais. Entretanto, sabe-se que a maior parte do resíduo sólido gerado pelos brasileiros não é reciclada, apesar do grande potencial, principalmente, quando se trata de resíduos da construçao civil. Neste contexto, a atual pesquisa teve por objetivo avaliar a viabilidade técnica de fabricação de um tijolo alternativo, constituído de argila natural e resíduo de construção e demolição (RCD). Para tanto, foram testadas diferentes proporções de incorporação de RCD na matéria prima de fabricação dos tijolos comuns e avaliada a resistência à compressão desses novos materiais. Os resultados demonstraram que, para as proporções testadas, os tijolos alternativos alcançaram as propriedes mínimas de resistência descritas nas normas para tijolos maciços cerâmicos.

PALAVRAS-CHAVE: Resíduos sólidos, Resíduos de Construção, Tijolo Ecológico, Impacto Ambiental.

1 INTRODUÇÃO

O tijolo é a matéria-prima básica na maioria das construções do país. Atualmente, o tijolo ecológico tem se destacado, em termos de sustentabilidade ambiental, por apresentar menor agressão ao meio ambiente no momento de sua fabricação e redução do custo em obras (NETO, 2010).

Os tijolos ecológicos são assim chamados devido sua constituição. Enquanto os tijolos convencionais são constituídos apenas de argila natural, os tijolos ecológicos possuem a adição de algum tipo de resíduo sólido em sua composição.

Dessa forma, os tijolos ecológicos entram no mercado na tentativa de se minimizar dois grandes impactos ambientais: 1) os impactos ambientais gerados pela extração de argila e demais jazidas naturais e 2) os impactos ambientais advindos da disposição final de resíduos sólidos gerados em grande volume, como é o caso dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD).

Um dos maiores problemas das olarias (cerâmicas) está na retirada da argila, que pode causar sérios impactos ambientais, tais como: alteração da paisagem, assoreamento de cursos d’água, alteração da propriedades do solo, perda de espécimes da flora, perda de parcelas de áreas de preservação permanente (APP), entre outros.

No que diz respeito aos resíduos da construção civil, segundo Neto (2010), em uma obra convencional cerca de 1/3 do material se torna resíduo. Este resíduo de construção e demolição é responsável por um grande impacto ambiental, e é freqüentemente disposto de maneira clandestina, em terrenos baldios e outras áreas públicas, ou em bota fora e aterros, tendo sua potencialidade desperdiçada (SPOSTO, 2006).

Não reciclar significa deixar de auferir rendimentos da ordem de bilhões de reais todos os anos. Estudos realizados em todo Brasil, apontam que o sistema construtivo dos tijolos ecológicos traz para a obra, de 20 até 40% de economia com relação ao sistema de produção dos blocos convencionais (NETO, 2010).

Do ponto de vista social, a tecnologia de reciclagem é apontada como uma das alternativas para a geração de emprego e renda. O resultado é que além da economia de matéria-prima e energia na produção de novos agregados, o uso e a reciclagem de resíduos da construção e demolição proporcionam novas oportunidades de emprego para uma parcela da população que freqüentemente é excluída, que passa a se organizar em grupos e efetivamente a gerar renda, tanto na coleta (catadores) quanto em cooperativas de reciclagem (na produção de novos materiais e componentes).

Neste contexto, se insere o presente projeto, que tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica de fabricação de um tijolo alternativo, constituído de argila natural e RCD. Para tanto, foram testadas diferentes proporções de incorporação do RCD na matéria prima de fabricação dos tijolos comuns e avaliada a resistência à compressão desses novos materiais.

2 METODOLOGIA

Para produção do Tijolo Cerâmico Ecológico de RCD fabricado no município de Londrina-PR na UNOPAR, foram realizadas as seguintes etapas: coleta dos materiais, determinação da quantidade de finos, determinação da proporção de adição de RCD e correção da umidade, fabricação dos tijolos em sistema artesanal e ensaio de resistência a compressão simples.

2.1. Coleta dos materiais

Os materiais utilizados como matérias-prima para fabricação do tijolo ecológico foram: argila natural e RCD.

A argila natural, Figura 1, foi coletada em uma olaria localizada na cidade de Jataizinho-PR que produz tijolos maciços para construção civil.

O RCD, Figura 2, classificado como a Areia Ecológica foi coletado em uma Empresa do município de Londrina-PR que oferece soluções completas para coleta, tratamento e destinação final de forma adequada dos mais diferentes tipos de resíduos sólidos, tais como os resíduos da construção civil.

Figura 1- Argila Natrual

Figura 2- Areia Ecológica

2.2. Determinação de finos

Para a determinação da quantidadade de finos, e posterior determinação da proporção de adição de RCD, nos matérias coletados foram executados os procedimentos descritos na norma ABNT NBR 7219:1987, obtendo-se os percentuais de finos relacionados na Tabela a seguir,

Tabela 1- Porcentual de finos na argila natural e no RCD.

ARGILA NATURAL RCD

% FINOS 85,85% 16%

% AREIA 14,15% 84%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com