TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ARQUITETURA ORIENTADA A SERVIÇOS - SOA E WEBSERVICES

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 5

         [pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA

PÓS-GRADUAÇÃO - ENGENHARIA DE SOFTWARE

SAMUEL MATOS CORREIA

201901149765

TRABALHO FINAL DE ARQUITETURA ORIENTADA A SERVIÇOS - SOA E WEBSERVICES

Salvador – BA

2019

Meu nome é Samuel Matos Correia, tenho 39 anos, morro na cidade de Salvador na Bahia, sou graduado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário Estácio da Bahia – FIB em Salvador - BA, atualmente estou cursando o primeiro semestre da Pós-Graduação em Engenharia de Software pela mesma instituição citada acima.


Sumário

Introdução        4

Objetivo Geral        4

INTEROPERABILIDADE e SOA        4

INTEROPERABILIDADE        4

O SOA – Service Oriented Architecture        5

Uso Frente ao Big Data e aos Ambientes Moveis        6

Conclusão        7

REFERÊNCIAS        8


Introdução

Com a aceitação do protocolo SOAP, Simple Object Access Protocol, formato de mensagem baseado em XML, pela W3C, World Wide Web Consortium, se estabeleceu um sistema de comunicação via HTTP, dando força a protocolos tradicionais como o CORBA e o DCOM.

Dentro da arquitetura SOA podemos desenvolver aplicações para uma empresa utilizando-se de uma metodologia chamada de Programação Orientada a Serviços. Isto é enquanto o SOAP é um protocolo de comunicação o SOA é um sistema de estratégias com o qual podemos trabalhar com o SOAP.

Essas duas siglas introduziram muitas ferramentas ao cotidiano de varias empresas e neste trabalho vamos trata da importância do SOA frente ao Big Data e aos Ambientes Moveis.

Objetivo Geral

Mostra a importância do SOA e da Web Services no dia a dia.

INTEROPERABILIDADE e SOA

INTEROPERABILIDADE

Segundo Mello, Mesquita e Vieira (2015) é a capacidade de interação entre organização, pessoas e sistema computacionais para fornecer informações uma as outras de maneira eficiente e eficaz.

Imagem 1: Exemplo de integração em que várias bases de dados alimentam um único ponto.

[pic 2]

Fonte: Mello, Mesquita e Vieira (2015).

Ela e organizada em três partes ou dimensões que são: organizacional, semântica e técnica. Na organizacional ocorre a interação entre duas ou mais organizações, onde estas trocam dados mesmos tendo negócios diferentes. Na semântica ocorre a integração de sistemas diferentes onde eles trabalham juntos trocando informações comuns a eles. E na técnica ocorre a interação entre uma organização e ou pessoa com um sistema computacional por meio de dados que são apresentados, coletados, trocados, processados e transportados entre eles.

Imagem 2: Dimensões de Interoperabilidade.

[pic 3]

Fonte: Mello, Mesquita e Vieira (2015).

O SOA – Service Oriented Architecture

Segundo Oliveira (2013) existe um grupo de pessoas que diz que o analista Alenxander Pasik, que trabalhou como analista para o Grupo Gartner, foi quem criou o termo Arquitetura Orientada a Serviços em 1994, mas também há indícios que estudos da IBM e da Microsoft, por volta de 2000, foram realizados sobre WebServices.

Segundo Oliveira (2008) o crescimento desordenado que em curto prazo ganhou proporções impensáveis, pois possui um alto acoplamento, interdependência entre todos os módulos do sistema, o que gera uma grande redundância funcional.

Baseada na arquitetura de sistemas tradicional o SOA não é simplesmente uma invenção, mas uma ferramenta para que as novas demandas de mercado sejam desenvolvidas com, mas qualidade e rapidez.

O SOA não pode ser encontrado em lojas, pois não é um produto, mas sim algo que se baseia na logística e em conceitos, onde podemos dizer que SOA, WebServices, XML e BPM estão relacionadas, nas são coisas diferentes.

O SOA possui dentro da Arquitetura Orientada a Serviços divessos princípios, aqui vou apresentar os 8 mais básicos, são eles:

  • Serviços são reutilizáveis;
  • Serviços compartilham um contato formal;
  • Serviços possuem baixo acoplamento;
  • Serviços abstraem a lógica;
  • Serviços são capazes de se compor;
  • Serviços são autônomos;
  • Serviços evitam alocação de recursos por longos períodos;
  • Serviços devem possuir a capacidade de serem descobertos.

Imagem 3: Arquitetura Orientada a Serviços.

[pic 4]

Fonte: Oliveira (2013).

Uso Frente ao Big Data e aos Ambientes Moveis

Segundo o site SAS na matéria “BIG Data: O que é e qual sua importância?” (2019), quando um grande volume de dados estruturado ou não sobrecarregam empresas diariamente temos um Big Data. Mas o importante mesmo é o que é feitos com esses dados pelas organizações e como elas analisam ele para poderem tomar melhores decisões. O conceito de Big Data começou a se fortalecer com o inicio de 2000sendo articulado pelo analista Doug Laney.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (276.5 Kb)   docx (504.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com