TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Orientada à Serviços Metodologia Cascata

Por:   •  3/5/2015  •  Artigo  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

Arquitetura Orientada a Serviços

Resumo

     Artigo sobre metodologia de orientação ao serviço (SOA) e metodologia cascata. Definição, aplicações, implementação, importância na orientação de serviços dentro de uma organização e projetos utilizando SOA.

Palavras chaves: Artigo, Metodologia, SOA, Cascata

Introdução

     SOA é um modelo para desenvolver serviços, softwares, e representa todos os softwares ativos de uma organização. A implementação do SOA em uma empresa cria uma movimentação empresarial, englobando setores de negócios e técnicos. A intenção dessa movimentação empresarial é a criação da sinergia precisa para executar os projetos considerados menores que sustentarão o corpo de toda a jornada SOA. Para que se inicie, um planejamento de adoção (roadmap) é necessário, para que sejam estruturados os processos a serem desenvolvidos.

Roadmap (Planejamento de adoção)

     O planejamento de adoção (roadmap) precisa, de preferência, ser desenhado a partir de uma avaliação de competências (assessment) de início da organização. A intenção é testar o ambiente para verificar os pontos fracos e fortes, conectando-os aos requisitos mínimos do SOA, com o objetivo de determinar os avanços precisos até uma arquitetura orientada a serviços. 

     De acordo com os resultados do assessment existe a possibilidade de estruturação um plano de ação pelo roadmap. Quando realizado, irá realizar séries de frentes de projetos na empresa, exemplo são: Estruturação dos Processos de Negócio, Arquitetura de Referência, Governança, Metodologia, entre outros. 

SOA

     Os processos se relacionam pela definição ou adaptar uma metodologia que oriente a de soluções SOA. Desenhada através de definições e especificações, processos e produtos do trabalho, a metodologia garantirá produtos de trabalho padrões e estratégicos.

     Existem inúmeras metodologias simples de adaptação, simples de compreender, mas poucos possuem ou utilizam uma. A ideia que se tem em grande parte das empresas é muito negativa: "metodologia atrapalha", "metodologia dificulta", "metodologia não é bom".

     A metodologia pode ser considerada ‘’estrutura’’ do trabalho realizado na empresa. Processos são mapeados, simulados e divulgados, é importante que todos realizem da mesma forma. Na utilização de SOA uma metodologia eficiente é de suma importância. 

     O objetivo de uma metodologia SOA é padronizar os processos a serem executados por toda produção da organização, do inicio ao fim. É necessário garantir a uniformidade e o embasamento para uma série de novas tarefas: identificação do serviço, avaliação do potencial de reuso, identificação de reuso, classificação e mapeamento das dependências dos serviços, entre outras. 

     A metodologia SOA procura oferecer o maior ganho que ela disponibiliza: evitar a reinvenção da roda. Em grande parte das empresas, os processos são realizados por pessoas e setores diferentes, tornando mais claro a necessidade de uma metodologia eficiente.

Exemplos:

 [pic 1]    [pic 2]

Metodologia Cascata

A metodologia cascata é um meio de desenvolvimento de software em sequência. Neste modelo, o desenvolvimento é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitosprojetoimplementação,testes (validação), integração, e manutenção de software.

A metodologia cascata é utilizada principalmente quando os requisitos de um determinado problema são bem compreendidos. Uma forma de utilizar o modelo cascata é quando precisamos fazer adaptações ou aperfeiçoamentos em um sistema já existente. Por exemplo, quando temos um sistema já pronto e precisamos fazer uma adaptação porque alguma lei governamental foi alterada ou criada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (71.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com