TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE FENOMENOS DE TRANSPORTE

Por:   •  3/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 4

UNIREDENTOR

ENGENHARIA MECÂNICA

DAVID GONÇALVES DA SILVA

1900037

ATIVIDADE 01

FENÔMENOS DE TRANSPORTE

Itaperuna

2021

DAVID GONÇALVES DA SILVA

1900037

ATIVIDADE 01

FENÔMENOS DE TRANSPORTE

Atividade apresentada à disciplina FENÔMENOS DE TRANSPORTE como parte dos créditos de avaliação para aprovação.

Itaperuna

2021

  • Tipos de fluídos e suas propriedades;

     Fluidos são caracterizados como uma substância que se deforma continuamente quando submetidos a uma tensão se cisalhamento, não importando a quão pequena possa ser essa tensão;

     A principal característica dos fluidos está relacionada a propriedade de não resistir a deformação e apresentam a capacidade de fluir, ou seja, possuem a habilidade de tomar a forma de seus recipientes.

     Fluidos incompressíveis: um fluído pode ser incompressível se o seu volume não varia ao modificar a pressão; isso implica o fato de que a sua massa específica não variará com a pressão.

     Fluídos compressíveis: Os gases e vapores são considerados fluidos compressíveis, isto é, sua massa específica sofre grande influência da pressão envolvida no ambiente de trabalho.

     Fluidos Newtonianos: Eles cumprem a lei de viscosidade de Newton: τ = μ (Δv / Δy).

     Fluídos não newtonianos: Não cumprem a lei da viscosidade de Newton, então seu comportamento é mais complexo. Por sua vez, são classificados em fluidos com viscosidade independente do tempo e aqueles com viscosidade dependente do tempo, ainda mais complexos.

     Propriedades dos fluidos:

     Densidade: em um fluido é difícil acompanhar uma única partícula ou molécula, mas em vez de trabalhar com a a massa, é melhor trabalhar com a densidade, pois é uma característica que se diz ao fluido como um todo; a densidade é a razão da massa em relação ao volume.

     Peso específico: é a razão da magnitude do peso e o volume.

     Densidade relativa: a água e o ar são utilizados como padrão de comparação com os outros, nos líquidos, a densidade relativa é definida como a razão entre a massa de uma certa quantidade do fluido e a massa de um volume igual de água (destilada) a 4 ºC e 1 atm, nos gases, a densidade relativa é definida da mesma maneira, mas, em vez de usar a água como referência, a densidade do ar igual a 1.225 kg / m 3 é usada a 1 pressão atmosférica e 15 ºC. (CIMBALA, 2006)

     Pressão: Um fluido consiste em inúmeras partículas em movimento constante, capazes de exercer força sobre uma superfície, A pressão média que um fluido exerce sobre qualquer superfície plana é definida pelo quociente de força/área.

     Viscosidade: Um fluido em movimento pode ser modelado por camadas finas que se movem uma em relação à outra. Viscosidade é o atrito que existe entre eles, para dar movimento ao fluido, uma tensão de cisalhamento (não muito grande) é aplicada a uma seção, o atrito entre as camadas impede que a perturbação atinja as camadas mais profundas, se a força é aplicada à superfície do fluido, a velocidade diminui linearmente nas camadas inferiores até o cancelamento na parte inferior, onde o fluido está em contato com a superfície de repouso do recipiente que o contém. (MOTT, 2006)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (380.4 Kb)   docx (304.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com