TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE GESTÃO DA QUALIDADE

Por:   •  31/10/2019  •  Resenha  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE GESTÃO DA QUALIDADE

Artigo: Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras

Antes da implantação:

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – RS: Na década de 70 e no início dos anos 80, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre viveu sob condições precárias de funcionamento: instalações pobres e sucateadas; verbas escassas; administração amadora; funcionários desanimados; médicos prescrevendo apenas medicamentos disponíveis. A mídia noticiava, periodicamente, ameaças de fechamento.

Hospital Israelita Albert Einstein: Ao analisar o processo de implantação da G. Q. T. no laboratório clínico, U. T. I., clínicas médico - cirúrgicas, comissão de controle de infecção hospitalar, departamento de enfermagem, serviço de atendimento ao cliente e círculos de controle de qualidade do Hospital Albert Einstein, descreve que pode-se observar uma dissociação entre as formas de atuação que caracterizavam a Instituição nos seus primórdios e as técnicas gerenciais mais modernas que estão sendo gradativamente implantadas. No hospital estudado a qualidade dos procedimentos executados no Laboratório de Análises Clínicas sempre foi preocupação de seus administradores.

Depois da implantação:

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – RS: Como resultado da implantação e aplicação da gestão da qualidade, a Santa Casa de Porto Alegre recebeu, nos últimos anos, diversas demonstrações do reconhecimento da sociedade civil e de organizações nacionais e internacionais. Estabeleceu-se também um vínculo entre a G.Q.T. e o planejamento estratégico.

Hospital Israelita Albert Einstein: É importante observar que a análise dos modelos observados, possibilita concluir que o movimento para a G. Q. T. na instituição tem sido responsável por grande parte das inovações implantadas. A discussão dos vários aspectos da cultura da organização tem possibilitado o aparecimento de conflitos e propostas de crescimento que antes estavam subjugadas pelo caráter geral inibitório da participação dos funcionários e agentes do processo produtivo.

Artigo: Melhoria contínua no ambiente ISO 9001:2000: estudo de caso em duas empresas do setor automobilístico

Antes da implantação:

Empresa A: A empresa em estudo sempre organizou suas atividades baseadas nos sistemas de gestão da qualidade ISO 9000, QS-9000, ISO/TS 16949 e VDA 6.1, motivada pela exigência de sua matriz alemã quanto à certificação, visando organizar e melhorar seus processos e responder às exigências de seus principais clientes. Assim, praticamente todo o histórico de atuação dessa empresa no Brasil conta com o sistema de qualidade ISO 9000.

Empresa B: Antes da norma ISO 9001, a empresa praticava atividades de melhoria, porém numa abordagem não estruturada e gerenciada, isto é, “apagavam-se incêndios” dos processos que apresentassem anomalias. As principais dificuldades quanto à adequação à nova abordagem da norma foram: A cultura de resistência à mudança apresentada pela maioria dos funcionários, a ausência de um sistema de gerenciamento da melhoria contínua, a falta de estruturação de um sistema de medição de desempenho, a ausência de um histórico de ações de melhoria anteriores.

Depois da implantação:

Empresa A: A nova abordagem da norma ISO 9001:2000 auxiliou essa organização a praticar uma gestão baseada por processos e, consequentemente, efetivar programas de melhoria contínua. A implementação das modificações exigidas pela norma, em conjunto com a implantação da recomendação técnica ISO/TS – 16949, contribuíram na estruturação de um modelo de gestão da melhoria contínua centralizado, baseado em metodologias, procedimentos e ferramentas padronizadas. Dessa forma, os programas e ferramentas utilizados para a melhoria contínua são apoiados por modelo de gestão que corrobora sua prática, promovendo uma maior conscientização dos indivíduos, estimulando o envolvimento e colaboração nos programas de melhoria.

Empresa B: Depois da consideração da revisão da norma, a empresa instituiu determinadas metodologias e ferramentas, que promoveram a prática da melhoria contínua sustentada na organização, contando com a participação de todos os funcionários de diferentes níveis hierárquicos. A reestruturação da organização do trabalho, implementando os grupos autônomos de produção, é bastante relevante para a análise do novo modelo de gestão da melhoria contínua.


Acreditasse que a implantação dos requisitos da norma ISO 9000 enquadra-se perfeitamente de modo a satisfazer essa necessidade de uma organização formal. Além disso, a aplicação eficaz desses requisitos com o seu acompanhamento e melhoramento constantes incentiva a competitividade da empresa, proporcionando
facilidades para que a organização obtenha diferenciação no mercado, assim como melhor nível de serviço oferecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com