TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE INTRODUÇÃO DE ENGENHARIA

Por:   •  30/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE INTRODUÇÃO DE ENGENHARIA

Entrevista sobre uma das áreas de atuação do engenheiro civil e as perspectivas do profissional.

Alunos: Brenda Stelmach Santana

Milena Athayde

William Mello de Lorena

A Engenharia é sinônimo de desenvolvimento. Mesmo sempre estando presente em diversos setores, a sua valorização e o crescimento de profissionais na área vêm aumentando nos últimos anos. Nesse sentido, como estudante do curso de Engenharia Civil, nos tornamos a cada dia mais apaixonados pela profissão na medida em que desvendamos nossas curiosidades e anseios, a partir do contato direto, da participação real de vida e de trabalho do trabalho desse profissional.

Sendo assim, utilizou-se como técnica de recolha de informação a entrevista. O método de entrevista distingue-se pela aplicação dos processos fundamentais de comunicação e de interação humana (Carmo e Ferreira, 2008, p.125). A entrevista implica habitualmente um contacto direto entre o investigador e os seus interlocutores. Segundo Carmo e Ferreira (2008, p.126) “o objetivo de qualquer entrevista é abrir a área livre dos dois interlocutores no que respeita à matéria da entrevista, reduzindo, por consequência, a área secreta do entrevistado e a área cega do entrevistador”.

A entrevista foi realizada no dia 14 de novembro de 2018, às 14 horas da tarde, em contato direto com o Engenheiro Civil Márcio Caldas, residente na cidade de Guarapuava-Pr. Segue a baixo o questionário e as respectivas respostas do entrevistado.

1) Para você o que é o conceito da engenharia? Como definiria a nossa profissão?

Resposta do entrevistado: Projetar, gerenciar e executar obras com economicidade e segurança.

A nossa profissão não é fácil, pois sempre que a economia vai mal, o engenheiro é o primeiro a sentir, mas é muito gratificante sempre que uma obra fica pronta.

2) Qual sua opinião sobre a importância da matemática como ferramenta para o engenheiro? As disciplinas de cálculo, físicas e mecânicas são importantes na nossa formação?

Resposta do entrevistado: A matemática é a ferramenta principal para o Engenheiro, as disciplinas de Cálculo, Física e mecânicas se complementam na Engenharia. Uma sempre vai precisar da outra.

        

3) Quais ferramentas de engenharia (ex: desenhos, planilhas, softwares...) você julga serem relevantes na sua área de atuação profissional?

Resposta do entrevistado: O desenho é muito importante para o cálculo estrutural, bem como as planilhas e softwares. Principalmente softwares de estrutural, como o eberick, que auxiliam muito no projeto, porém se engana quem acha que tais programas substituem a análise do Engenheiro.

4) Para você qual a função social do engenheiro civil?

Resposta do entrevistado: No meu curso foi priorizado projetos e cálculos, ficando a parte social apenas na definição. Acredito que todo engenheiro deva buscar o que é melhor para a comunidade em que está inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (231.8 Kb)   docx (76.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com