TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE FERRO

Por:   •  12/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE GUANAMBI – CESG

UNIFG – CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

JOÃO VITOR ALVES RIBEIRO

MATEUS FELIZ TEIXEIRA

OTÁVIO MALHEIRO FERREIRA

VICTOR HELLY PRADO DA SILVA

RECURSOS MINERAIS – FERRO

GUANAMBI – BA

 2019

JOÃO VITOR ALVES RIBEIRO

MATEUS FELIZ TEIXEIRA

OTÁVIO MALHEIRO FERREIRA

VICTOR HELLY PRADO DA SILVA

RECURSOS MINERAIS – FERRO

Trabalho apresentado como requisito parcial avaliativo da disciplina Geologia Aplicada à Engenharia do curso de Engenharia Civil da UniFG sob a orientação do docente Gabriel Cotrim de Souza. 

GUANAMBI – BA

 2019

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        METODOLOGIA DE EXTRAÇÃO        4

3.        PROCESSAMENTO OU PREPARO PARA USO        5

4.        ESTRATÉGIAS PARA A SUBSTITUIÇÃO COM O ESGOTAMENTO        7

5.        REFERÊNCIAS        9

Lista de figuras

Figura 1 - cadeia produtiva do ferro        5

Figura 2 - fluxo do processo de mineração        6

  1. INTRODUÇÃO

A mineração, é uma atividade essencial para a vida moderna. De telefones celulares a aviões, de estruturas de prédios a moedas, os minérios são ingredientes para diversos itens indispensáveis para o dia a dia na sociedade atual. (VALE, 2014)

A partir disso, o minério de ferro, um dos minerais mais explorados no mundo deve ser bem estudado. O minério de ferro é encontrado na natureza na forma de rochas, misturado a outros elementos. Por meio de diversos processos industriais com tecnologia de ponta, o minério é beneficiado para, posteriormente, ser vendido para as indústrias​ siderúrgicas

O minério de ferro é matéria prima principal do aço, utilizado em vários setores da economia, fazendo com que o ferro represente uma importante parcela da economia mundial e nacional.

Portanto não se deve ignorar que o minério de ferro é de suma importância pelo seu volume exportado e pela riqueza econômica por ele gerado. A maioria dos investimentos em minério de ferro estão se concentrando em usinas de pelotização, principalmente a Vale (maior produtora mundial de minério de ferro), o que auxilia na diminuição na utilização do minério de ferro.

  1. METODOLOGIA DE EXTRAÇÃO

O primeiro passo é a descoberta das jazidas do minério de ferro, após isso é analisado as características da jazida.

Na exploração a céu aberto o método mais utilizado é o de bancada, possuindo a mesma configuração das arquibancadas dos estádios esportivos, o minério é extraído através de detonações e/ou escavadeiras elétricas, Segundo LAMOSO, são utilizados tratores de lâmina com escarificador. (CETEM, 2001, p.249).

“Atualmente, 85% do total da produção mundial de ferro é obtida em minas a céu aberto e o restante em minas subterrâneas ou mistas (Souza, 1996, p619). No Brasil todas as minas são exploradas a céu aberto”. (LAMOSO, 2001, p24)

[pic 2]

Figura 1 - cadeia produtiva do ferro

fonte: MTE, Sinopse SGM-DNPM, IABr e ABAL. Elaboração: SGM/MME.

  1. PROCESSAMENTO OU PREPARO PARA USO

Como uma das matérias primas mais abundantes na crosta terrestre e de grande importância para o homem, o ferro deve ser estudado de forma minuciosa e entender sobre sua preparação da sua extração até o uso em sua forma pura é essencial.

Mundialmente falando os maiores produtores são China, Austrália e Brasil, sendo os dois últimos tendo foco principalmente na exportação, diferentemente da China onde produz pensando no crescimento siderúrgico de indústrias locais. (Carvalho, Silva, Rocio & Moszkowicz, 2014).

A produção de ferro no Brasil é feita na sua maioria em minas em seu aberto. Os processos são feitos em etapas, com explosivos, escavadeiras, carregamentos por maquinas e ao final transportado por caminhões fora das estradas.

O beneficiamento baseia-se de britagem, peneiramento, lavagem do mineral, separação por classes, concentração e pelotização que é o processo aplicado para aglutinar as partículas de um minério que facilita as operações metalúrgicas seguintes.  

O ferro em sua forma bruta depois do beneficiamento gera subprodutos classificados como finos (sinterfeed entre 0,15 mm e 6,3 mm e pelletfeed abaixo de 0,15mm)  e os granulados que são usados em fornos altos. Os finos irão passar por dois processos, o primeiro de sintetização que consiste na implementação de cal e finos de coque ao minério, resultando num aglomerado chamado sínter e o segundo processo de pelotização onde o minério, no caso o ferro recebe insumos como o cal, bentonita e finos de carvão, assim então é transformado em pelotas, onde posteriormente são levadas ao forno.

É necessário que todas as etapas do processamento sejam devidamente efetuadas e controladas, afim de não houver gastos e desperdícios e também assegurando a qualidade dos produtos.

         De acordo com Bennett (1985) a qualidade do minério de ferro está basicamente ligada a três  características: química, que corresponde à própria composição(quanto maior o teor de ferro e menor o de impurezas, melhor); física, que se refere à granulometria, ou seja, ao tamanho das partículas; metalúrgica (itens de desempenho que afetam a produtividade durante o processo siderúrgico).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (221.6 Kb)   docx (342.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com