TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela de integrais

Por:   •  7/12/2015  •  Artigo  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL

ALUNO: DANILO JOSÉ DA SILVA SOUZA

ATIVIDADE DE GEOLOGIA

IDENTIFICAÇÃO DE CLASSE DOS SOLOS DO MUNICÍPIO DE  ARARIPINA- PE

JUAZEIRO – BA

2015


Introdução

O município de Araripina, situado no extremo oste do sertão do estado de Pernambuco,  é delimitado ao norte pelo Estado do Ceará, ao sul pelo Ouriuri, a leste pelo Ipubi e Trindade e a oeste pelo o Estado do Piauí. O território possui uma área de 1.906,3 km² e representa 1,93% da área total do estado.

Como o próprio nome sugere, o município integra parte da microregião do Araripe, na qual é caracterizada predominantemente pelo cima semi-árido e vegetação composta de xerófilas. A Chapada do Araripe, que engloba parte do município de Araripina e extremo sul do estado do Ceará, é caracterizado por sua altitude elevada – certa de 900m em pontos mais altos – e pelo clima diferenciado, de temperaturas amenas e índices fluviométricos elevados.

A origem da Chapada do Araripe resulta de milhares de anos de deformações extensionais e compressionais decorrentes da colisão de pequenos grábens a partir do deslocamento lateral do sistema de falhas tectônicas e indica a sendimentação de estruturas geológicas continentais de características predominantemente litorâneas.


Classificação

Os aspectos geológicos presentes no município de Araripina serão relacionados a seguir, introduzindo informações de classe, de quarto nível e propriedades dos solos, obtidos através do site da “AGEITEC” Agência Embrapa de Informação Tecnológica:

  • LATOSSOLOS AMARELOS Distróficos:

Antrópicos; Húmicos; Argissólicos; Petroplínticos; Plínticos; Psamíticos; Típicos.

  • LATOSSOL VERMELHO-AMARELO Eutrófico:

Cambissólicos; Argissólicos; Típicos.

  • PODZÓLICOS VERMELHO-AMARELOS Eutrófico:

Abrúpticos Planossólicos; Abrúpticos Lépticos; Abrúpticos Plínticos; Abrúpticos; Planossólicos; Nitrossólicos; Latossílicos; Típicos.

  • SOLOS LITÓLICOS Eutróficos:

Fragmentários; Típicos.

        Definição

  1. Antrópicos: Hirizonte superficial modificado pelo uso contínuo do solo pelo homem, com adição de matéria orgânica.
  2. Húmicos: Camada superficial rica em matéria orgânica.
  3. Solos com acúmulo de argila abaixo da superfície ou horionte B textua dentro de 200cm da superfície.
  4. Petroplínticos: Solos com petroplintita e/ou concreções dentro de 20cm da superfície. Sua presença indica drenagem imperfeita e restrição da profundidade efetiva do solo.
  5. Plinticos: A presença de plintita indica drenagem imperfeita e restrição da profundidade efetia do solo.
  6. Psamínicos: Solos arenosos com dificuldade de retenção de umidade.
  7. Típicos: Não apresentam nenhuma característica restritiva no quarto nível de classificação.
  8. Cambissólicos: Solos com fragmentos de rochas e mineais primários pouco alterados oou horizonte incipiente dentro de 200cm da superfície.
  9. Argissólicos: Solos com petroplintita /ou concreções dentro de 200cm da superfície. Sua presença indica drenagem imperfeita e restrição da profundidade efetiva do solo.
  10. Abrúpticos Planossólicos: A diferença textual dificulta a infiltração de água no solo e o torna suscetível á erosão. E presença de altos teorres de argula dispersa que pode causar a formação temporária de um lençol de água suspenso.
  11. Abrúpticos Lépticos: A diferença textual dificulta a infiltração de áua no solo e restrição à drenagem devido a contato lítico na subsuperfície, tornando-o suscetível à erosão.
  12. Abrúpticos Plínticos: A diferença textual dificulta a infiltração de água no solo e o torna suscetível à erosão. A presença de plintita indica drenagem imperfeita e restrição da profundidade efetiva do solo.
  13. Planossólicos: Presença de altos teores de argila dispersa que pode causar a formação temporária de um lençol de água suspenso.
  14. Nitrossólicos: Solos com a presença de um horizonte nitrossólico.
  15. Latossólicos: Solos com a presença de um horizonte latossólico.
  16. Fragmentários: Posssui restrição na penetração de raízes.

Referências

  • DAHRA, A. O Relevo da Chapada do Araripe. Disponível em: http://valeverde-pdzg.blogspot.com.br/2011/03/o-relevo-da-chapada-do-araripe.html Acesso em: 12 nov. 2015.
  • HORSTMANN, N.; BONINI, R. L.; VIANA, B. V. G.; PIANNA, B. M.; DE FREITAS, D. M.; DE SOUZA, R. A. Análise do Desmatamento na Chapada do Araripe. Geotecnologia de Interdisciplinaridade. Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Nov, 2011.
  • CARVALHO, I. S.; DE FREITAS, F. I.; NEUMANN, V. Chapada do Araripe. Geologia do Brasil. Editora Beca. São Paulo, 2012.
  • Agência Embrapa de Informação Tecnológica – AGEITEC
    Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/. Acesso em: 13 nov. 2015.
  • COVENIO DE MAPEAMENTO DE SOLOS MA/DNPEA-SUDENE/DRN CONVENCIO MA/CONTAP/USAID/ETA – Levantamento Exploratório – Reconhecimento de Solos do Estado de Pernambuco. Volume 1.  Recife, 1973. Disponível em http://library.wur.nl/isric/fulltext/isricu_i00003055_001.pdf Acesso em 13 Nov. 2015.
  • Graben. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Graben. Acesso em: 13 nov. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (67.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com