TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarugos de Aluminio

Por:   •  13/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.009 Palavras (17 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 17

Curso: Higiene Ocupacional

Turma: VI

Tutor (a): Eduardo Marques de Araújo  

Disciplina: Agentes Químicos  

Unidade: III Riscos Respiratórios    

Aluno/Grupo: Verônica Maria de Lima Chaves

Atividade

A partir de seu conhecimento construído nesta unidade, responda as questões abaixo: 

  1. Ao se avaliar a concentração de chumbo numa oficina de recuperação de baterias, encontrou-se os seguintes valores:

 Número da amostra             Concentração (mg/m3)


            1                                 0,5
            2                                 1,0
            3                                 1,0
            4                                 0,5
            5                                 0,5
            6                                 0,5
            7                                 1,0
            8                                 1,0
            9                                 1,0
            10                               0,5

O limite de tolerância foi ultrapassado? Qual é o nível de ação para esta situação?

R - Concentração média: CM

CM =  0,75 [pic 1][pic 2]

Valor máximo = LT x FD = 0,1 x 3 = 0,3 [pic 3]

FD conforme quadro 2, NR 15, do anexo 11.

  1. O Limite de Tolerância foi ultrapassado. Conforme a NR-15 o limite de tolerância para o chumbo é 0,1 mg/m3 e para a ACGIH é 0,05 mg/m3. As amostras ultrapassaram o valor do limite máximo estabelecido pela NR 15, onde VM = 0,3 Lembramos que este valor não pode ser ultrapassado em nenhum momento da jornada de trabalho, todas as amostras e a concentração média ultrapassaram o limite de tolerância e o valor máximo. A situação exige um controle imediato da exposição, inclusive a paralisação das atividades se necessário.[pic 4]

 

  1. A NR 15 não estabelece nível de ação para o chumbo, porém a NR 09, Programa de Prevenção de Riscos ambientais estabelece como nível de ação para agentes químicos a metade dos limites de tolerância fixados pelo anexo 11 da NR 15. Para o agente químico chumbo seria: 0,5 x 0,10= 0,05. Na ausência de limites de tolerância na legislação nacional a NR 09 permite adotar os Limites de Exposição da ACGIH, para fins de avaliação quantitativa no PPRA.[pic 5][pic 6]

É importante lembrar que em processos judiciais trabalhistas esta prerrogativa não se aplica.

  1. Um solvente se evaporou numa sala, gerando 51,3 litros de vapor. A sala tem dimensões de 12 x 10 x 8 m. Assumindo que não tenham ocorrido alterações do ar da sala, qual é a concentração aproximada do contaminante na sala em partes por milhão?
  1. Calcular o volume em metros cúbicos da sala

        12m x 10m x 8 m = 960 m³

  1. Converter metros cúbicos em litros

        960m³ x 1000 L  = 960.000 L

                           1 m³

  1. Aplicar a Fórmula

        ppm =   51,3  x 106 = 53,4 ppm                          

                      960.000

        Conclusão: Após ser alcançado o equilíbrio, isto é, ter evaporado todo o solvente, a concentração de solvente no interior da sala será de 53,4 ppm.

  1. Qual é o principal objetivo da avaliação ambiental de um agente químico? Qual é a diferença conceitual entre avaliação e amostragem?

R - O principal objetivo de avaliar os agentes químicos é buscar identificar os mais diversos agentes químicos, capazes de contaminar o ambiente de trabalho e ingressar no organismo do trabalhador, podendo apresentar ação localizada ou ser distribuídos em diferentes órgãos ou tecidos, carreados por fluídos internos, especialmente o sangue, produzindo uma ação generalizada.

Avaliação: Avaliar, para o Higienista, deve ser julgar, apreciar tecnicamente. Significa apreender e entender, avaliando no sentido amplo, ou seja, emitindo um julgamento profissional sobre a exposição do trabalhador.

 Avaliar diz respeito a conhecer o perfil de exposição, estabelecer um critério de amostragem, utilizar ferramentas estatísticas para tirar conclusões acerca de resultados de uma jornada de trabalho e, principalmente, da tendência da exposição ao longo de meses ou anos, para estabelecer bem o processo de controle, que é o objetivo final da HO.

A avaliação é um processo quantitativo que permite identificar e confirmar a intensidade dos agentes físicos e/ou a concentração dos agentes químico a que o trabalhador se encontra exposto, visando a propor e implementar medidas preventivas e / ou corretivas.

O passo inicial para a avaliação da exposição ocupacional é a caracterização básica (conceito da AIHA) que abrange o conhecimento do ambiente, da população exposta e dos agentes.

Amostragem: É um estudo de um pequeno grupo de expostos a um determinado risco ocupacional retirado de uma população que se pretende conhecer e quantificar o risco ocupacional. Esses pequenos grupos retirados da população são chamados de amostras.

  1. Quais são os critérios básicos para montar um GHE – Grupo Homogêneo de Exposição? Como você identifica o EMR – Exposto de Maior Risco dentro de um GHE?

R - Os grupos homogêneos de exposição são obtidos, a partir da caracterização básica, que é dada pela observação e conhecimento do processo, das atividades e dos agentes, ou seja, das exposições que ocorrem nos ambientes de trabalho.

Existe uma grande vantagem técnica, gerencial e econômica em identificar tais grupos. Observando e conhecendo as exposições, podemos reunir os trabalhadores em grupos que possuem as mesmas características (perfil) de exposição a um dado agente.

Essa característica provém do desenvolvimento de rotinas e tarefas consideradas essencialmente idênticas do ponto de vista da exposição. A definição inicial dos GHEs é assegurada pela observação e julgamento do profissional de higiene ocupacional em relação ao perfil de exposição ambiental que apresentam seus componentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (276.3 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com