TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tec De Negociação

Seminário: Tec De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  3.150 Palavras (13 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 13

ATPS – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

ATPS – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Tecnologia em Processos Gerenciais, no Curso de Técnicas de Negociação da Universidade Anhanguera Uniderp, turma 1º semestre, sob a orientação do(a) Prof.(a) Tiago Monteiro Veloso.

CAMPINAS - SP

Abril / 2013

RESUMO

Este trabalho busca apresentar como as Técnicas de Negociação são importantes em todos os âmbitos sociais, e como o poder de negociação pode influenciar a conduta de um indivíduo ou organização.

Mediante roteiro, estaremos elaborando um processo de preparação para negociação salarial, bem como mostrar conceitos e algumas características da negociação a partir de uma visão sistêmica, apresentar como se dá um processo de negociação e quais sua variáveis básicas, quais as habilidades essenciais para os negociadores, e mostrar a relevância do planejamento da negociação pensando na questão da ética nas negociações.

Cada integrante do grupo pesquisou sobre os temas propostos para a elaboração desse trabalho em sites, monografia e livros na biblioteca, buscando o máximo de informação pertinente, afim de que o tema tivesse uma abrangência satisfatória.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................5

1 ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS (ETAPA 4, PASSO 3)..................................................................................................................6

2 ANEXOS...................................................................................................................7

2.1 TEXTO 1 (Etapa 1, Passo 3)…………………………………………………..7

2.2 TEXTO 2 (Etapa 2, Passo 2) ………………………………………………….7

2.3 TEXTO 3 (Etapa 3, Passo 3) …………………………………………………10

2.4 TEXTO 4 (Etapa 4, Passo 1) …………………………………………………11

2.5 TEXTO 5 (Etapa 4, Passo 2) …………………………………………………12

REFERÊNCIAS [ABNT 6023/2002].........................................................................14

INTRODUÇÃO

Negociar é atingir um objetivo comum através de comunicação buscando benefícios para ambas às partes.

Iremos observar que a prática de negociação está inserida desde os primórdios, onde o primeiro relato está descrito na mitologia judaico-cristã de Esaú e Jacó.

A negociação está presente no dia a dia de cada indivíduo, seja no trabalho, com a família, no supermercado, com os amigos entre outros. Dentro desse processo, o uso da informação, a comunicação bilateral e o processo de interação são fundamentais na negociação que visa satisfazer ambas as partes e promover um relacionamento humano que produza benefícios duradouros.

Mediante o contexto é possível obter aprendizado, flexibilidade, ousadia, visão e outros fatores essenciais para o crescimento não apenas no âmbito profissional e familiar, mais também pessoal.

Independente do contexto em que a negociação está inserida, o mais importante é que as partes envolvidas fiquem satisfeitas com os resultados.

Esse trabalho apresentará algumas formas de negociação e suas variáveis e quais os resultados que se espera de um negociador.

1 ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS (ETAPA 4, PASSO 3)

O ato de negociar está presente em todos os momentos da vida. Em meio há vários tipos de negociação, o ato que atinge a todos os profissionais seria no pedido de um aumento salarial para o chefe, onde o indivíduo se prepara com todos os argumentos possíveis para que não haja uma resposta negativa.

Por mais que a pessoa saiba que poderá receber um “não”, a expectativa que paira é de receber uma resposta positiva afim de que seus anseios sejam alcançados. Para atingir esse objetivo, o indivíduo apresenta condições profissionais claras e de acordo com as necessidades da empresa, tendo uma performance além das expectativas e com seu rendimento profissional agregando ganhos financeiros. E mediante a um não é necessário ter maturidade profissional para assimilar a informação de forma a não interferir em seu desempenho.

É claro que quando se espera uma resposta positiva e ela não acontece, a tendência é o profissional ficar desmotivado e às vezes sem encontrar uma saída para sua colocação. Nesse caso deve entrar a frieza de um negociador para retomar a situação e conseguir propor possibilidades de colocar o assunto novamente em negociação, ou no mínimo deixar uma abertura para que um momento oportuno possa haver um novo pedido ou dar andamento a seu pedido inicial.

Tendo ciência de que as empresas tem a tendência de se preocuparem apenas com custos, o profissional deve aproveitar a oportunidade para apresentar os pontos positivos e ganhos que a empresa poderá ter em devolutiva com o seu desempenho. Neste caso o profissional precisa ter efetuado aquilo que todo bom negociador faz: conhecer bem seu trabalho, conhecer bem a pessoa envolvida em seu pedido, saber as expectativas da empresa para entender se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com