TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tec. Informática

Trabalho Universitário: Tec. Informática. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

O perfil do empreendedor

Com as dificuldades do dia a dia fica difícil manter a calma e o espírito criativo, porem são exatamente eles que podem abrir as portas para você encontrar soluções para abrir seu negócio ou para iniciar uma carreira.

O empreendedor nasceu da necessidade de sobrevivência e evolução da humanidade, modificando ou transformando os meios de produção, as relações econômicas, as relações sociais e as relações culturais. Como isso surgiu a divisão do trabalho, a produção em série e a urbanização, assim o homem deixou de ser visto como gente e passou a ser visto como uma máquina produtiva em larga escala. Entretanto, o empreendedor é um ser social e é produto do meio em que vive, que seja numa época quer seja em um lugar. Muitas pessoas dependem de motivação para criarem seu próprio negócio, as vezes só precisa de um “empurrão” para tomarem uma iniciativa.

O perfil do empreendedor, depende do comportamento e das atitudes de cada um, e pode variar de um lugar para outro. Todos nós nascemos empreendedores, basta acreditar. Aliado a isto existem muitas qualidades pessoais que contribuem para o sucesso, tais como: iniciativa, visão, coragem, firmeza, decisão, atitude de respeito humano, capacidade de organização e direção.

Contudo, um bom plano de metas é essencial para um bom empreendedor, do ponto de vista emocional, conhecer teorias de administração, assim como a qualidade e a gestão, são mudanças decorrentes da globalização. O empreendedor deve focalizar o aprendizado em quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, além de ser capaz de tomar a decisão certa diante da concorrência existente. Habilidades inovadoras e o know-how (conhecimento) vêm sendo exigidas dos profissionais para poderem enfrentar a globalização com autonomia, responsabilidade e competência.

Porém é difícil medir as características de um empreendedor, pois os resultados dependem de definições exatas acerca do perfil que constrói este indivíduo. Ter iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização para definir o que quer e onde quer chegar; depois, busca o conhecimento que lhe permitirá atingir o objetivo. Preocupa-se em aprender a aprender, pois sabe que no seu dia-a-dia será submetido a situações que exigem a constante apreensão de conhecimentos. O empreendedor é um fixador de metas. Sua postura está sempre voltada para a solução dos problemas, realização dos sonhos, busca de desafios e identificação de boas oportunidades. Nem todos têm a mesma disposição para assumir riscos, como os empreendedores. Perceba que os riscos fazem parte das decisões a serem tomadas. A arte está em conviver com eles, administrá-los e superá-los.

Existem também fatores que levam uma pessoa a conquistar a autonomia profissional e tornar-se perseverante, determinado, aprendiz e flexível, que são: Positividade, organização, criatividade, inovação e o foco. Essas qualidades ajudam a vencer a competitividade nos dias de hoje. Pode-se afirmar que a maioria das pessoas, se forem estimuladas, podem desenvolver habilidades empreendedoras.

Vale ressaltar que existem três tipos de personagem que correspondem a papéis organizacionais e vivem em eternos conflitos. Segundo Gerber (2004), eles tem algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com