TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociacao

Pesquisas Acadêmicas: Tecnicas De Negociacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 7

file:///C:/ Concepções: Criança: Para Nietzsche a criança é um espírito livre, ela representa a superação dos valores morais e a criação de novos valores. Ela é pura vontade, puro desejo e pura espontaneidade. A criança é a afirmação da vida, mas também é o esquecimento. Ela deseja a vida, o prazer e as brincadeiras, mas não sente culpa por isso. Elas se esquecem das surras e das injúrias.

Somente as crianças podem criar novos valores. Somente elas podem criar novos universos através de sua imaginação. A criança é em sua própria natureza um artista. Ao brincar ela cria e recria, constrói e destrói pinta e apaga tal como o artista. Ela é livre para criar novas realidades. Quando somos crianças somos espontaneidade, liberdade e vontade. A criança parte de uma perspectiva afetiva. Ela não entende o mundo dos adultos, faz porque deseja, faz porque gosta, faz sem pensar.

Essa capacidade da criança de liberdade e autonomia foi perdida quando nos tornamos adultos. O homem abandonou seu lado infantil. O desejo e a afetividade humana foram reprimidos para não exercerem sua força e tornarem-se dóceis. Elas foram subjugadas pelo convívio social. O homem civilizado, que sabe diferenciar entre o útil e o prejudicial, o bem e o mal, o certo e errado, internalizou as normas e regras de conduta, os modos de ser, de pensar, de agir, de sentir e de valorizar por um longo processo de “domesticação” no interior das práticas sociais. O homem moral, responsável, virtuoso, de caráter firme e reto surgiu por um longo processo doloroso na história da humanidade. Foi longo o processo que transformou os “impulsos animais” em “impulsos humanos”. Se estudarmos a história das leis penais e das práticas religiosas em toda história da civilização, vamos perceber que elas formam um sistema de crueldades, que domesticaram o homem para viver em sociedade. O homem aprendeu a ser bom e responsável através das leis penais e da religião.

Através dos bons costumes o homem civilizado aprendeu a sufocar seus afetos e seus desejos. Ele não segue o seu sentido interno tal como a criança. Ele nem ao menos sabe o que sente e o que quer. Para muitos homens é difícil se libertar do peso, da carga que nos impõe a vida e dos valores que nos subjugam. Somente a criança é livre e autônoma. “A criança é a inocência, e o esquecimento, um novo começar, um brinquedo, uma roda que gira sobre si, um movimento, uma santa afirmação”.

Educação Infantil No Brasil, por volta da década de 1970, com o aumento do número de fábricas, iniciaram-se os movimentos de mulheres e os de luta por creche, resultando na necessidade de criar um lugar para os filhos da massa operária, surgindo então as creches, com um foco totalmente assistencialista, visando apenas o “cuidar”. Pois segundo Faria (1999, p.25). Se os anos 70 voltaram-se para a mulher, nos anos 80, essa mulher voltou-se para as crianças. Foram, em geral, as feministas intelectualizadas de classe média, e que eram contra a ditadura, que passaram a pesquisar sobre a infância e assessorar os governos progressistas que, atendendo às reivindicações populares, prometeram creches nas suas campanhas eleitorais.

Só em 1988 a educação infantil teve início ao seu reconhecimento, quando pela primeira vez, foi colocada como parte integrante da Constituição, depois em 1990, com o Estatuto da Criança e do adolescente (ECA, Lei federal 8069/90), entre os direitos estava o de atendimento em creches e pré-escolas para as crianças até os 6 anos de idade. Pela primeira vez na história, uma Constituição faz referência a direitos específicos das crianças, que não sejam aqueles circunscritos ao âmbito do Direito da Família. Também pela primeira vez, um texto constitucional define claramente como direito da criança de 0 a 6 anos de idade e dever do Estado, o atendimento em creche e pré-escola.

A Educação Infantil foi colocada como a primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com