TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas E Levantamentos De Requisitos

Trabalho Escolar: Tecnicas E Levantamentos De Requisitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Analise Estruturada de Sistemas

TEMA

Técnicas de levantamento de Requisitos

Trabalho valendo 1 ponto.

Faculdade Anhanguera-Facnet

Professor: Rafael Pantoja

Aluno: Joabe de Araújo Galvão.........................Ra:6819445538.

Técnicas de Levantamento de Requisitos de Sistemas

O início para toda a atividade de desenvolvimento de software é o levantamento de requisitos. Esta atividade é repetida em todas as etapas da engenharia de requisitos.

A atividade de levantamento de requisitos é a etapa de compreensão do problema proposto e o desenvolvimento do software ou programa.

O principal objetivo é que os programadores e usuários do sistema a ser construído tenham a mesma visão do problema a ser resolvido para a construção do software.

O levantamento e análise de requisitos é um processo de reciprocidade e interatividade, com uma contínua validação de uma atividade para outra, conforme exemplificado pela Figura 1.

Entre as dificuldades encontradas na fase de levantamento de requisitos é:

1- O usuário principal do sistema não sabe o que quer que o sistema faça ou sabe e não consegue transmitir para o analista.

2- Identificar um levantamento de requisitos adequado através da boa definição dos projetos, da efetividade dos projetos, de informações necessárias a um perfeito diagnóstico e de soluções inteligentes.

3- Quanto ao levantamento de requisitos inadequado, o resultado é um diagnóstico pobre com conclusões comprometidas.

As técnicas de levantamento de requisitos têm por objetivo superar as dificuldades relativas a esta fase. Todas as técnicas possuem um conceito próprio e suas respectivas vantagens e desvantagens, que podem ser utilizadas em conjunto pelo analista. Os requisitos são uma coleção de sentenças que devem descrever de modo claro, sem redundância ou ambiguidades, conciso e consistente todos os aspectos significativos do sistema proposto. Eles devem conter informações suficientes para permitir que os implementadores construam um sistema que satisfaça os requerentes, e nada mais um requisito é tratado como funcional quando descreve um serviço ou função que o sistema deve realizar.

COMO IDENTIFICAR REQUISITO

Existem ferramentas e técnicas capazes de resolver, com eficiência, parte do problema.

Rápida Prototipação: trabalha com a validação dos requisitos e sua representação de forma Compreensível aos diferentes leitores.

Animação: é similar à rápida prototipação, porém as especificações são simplesmente executadas como um filme. A animação é um recurso mais pobre que a prototipação, pois demonstra apenas alguns aspectos dos requisitos.

Revisões: constituem em geral uma abordagem mais simples: a leitura dos requisitos. A desvantagem está no gasto excessivo de tempo, especialmente em grandes projetos.

Prova das propriedades do sistema: baseia-se na crença de que o uso de linguagens formais. Mediante provas, chega-se à conclusão de que o sistema opera corretamente.

Alguns tópicos importantes devemos salientar no levantamento de requisitos são eles:

• Compreensão do domínio;

• Coleta de requisitos;

• Classificação;

• Resolução de conflitos;

• Verificação de requisitos;

• Definição das prioridades.

Um bom projeto entregue e que esteja em perfeito estado de funcionamento de tecnologia, bem documentado e especificado, e com performance excelente de entrega, também não vale muita coisa se os requisitos do usuário final não forem atendidos.

No desenvolvimento de um sistema, muitas vezes podemos obter os requisitos baseando- se na documentação detalhada do processo padronizado que pretendemos informatizar.

Demais Grupos de Técnicas além das tradicionais:

Prototipação:

Utilizado no estágio inicial do projeto. É muito utilizado quando os stakeholders são incapazes de expressar os seus requisitos ou se os mesmos não têm nenhuma experiência com o sistema.

Principais Vantagens

1) Redução de tempo e custo de desenvolvimento devido a detecção dos erros em uma fase inicial do projeto;

2) Prove alto nível de satisfação dos usuários devido a sensação de segurança ao ver algo próximo do real;

3) Permite alcançar um feedback antecipado dos stakeholders;

Principais Desvantagens

1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com