TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades encontradas no Levantamento de Requisitos

Resenha: Dificuldades encontradas no Levantamento de Requisitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Resenha  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 2

Dificuldades encontradas no Levantamento de Requisitos

O problema de não saber especificar corretamente o que o sistema deverá fazer é muito antigo. Pompilho (1995) cita um exemplo do relatório produzido por McKinsey, em 1968, e mencionado por B. Langefords e B. Sundgren onde se afirmava que dois terços das empresas ali estudadas estavam desapontadas com o atendimento recebido em sistemas de informação.

Após mais de 30 anos da elaboração do relatório a situação não é muito diferente. Algumas das razões para o baixo grau de satisfação dos usuários para os sistemas destacam-se:

• Na fase de levantamento de requisitos do projeto, onde não é utilizada uma técnica adequada para extrair os requisitos do sistema;

• A falha do analista em não descrever os requisitos do sistema de modo claro, sem ambigüidades, conciso e consistente com todos os aspectos significativos do sistema proposto.

Entre as dificuldades encontradas na fase de levantamento de requisitos estão: o usuário principal do sistema não sabe o que quer que o sistema faça ou sabe e não consegue transmitir para o analista; requisitos identificados, mas que não são realistas e não identificam os requisitos similares informados por pessoas diferentes. Um stakeholder errado afetará em perda de tempo e dinheiro para ambas as partes envolvidas no desenvolvimento do sistema.

Identifica-se um levantamento de requisitos adequado através da boa definição do projeto, da efetividade do projeto, de informações necessárias a um perfeito diagnóstico e de soluções inteligentes. Quanto ao levantamento de requisitos inadequado, o resultado é um diagnóstico pobre com conclusões comprometidas, não identificação das causas dos problemas, custos elevados, prazos vencidos ou comprometedores, omissão de processos fundamentais e descréditos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com