TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PARA SISTEMATIZAÇÃO DO LEVANTAMENTO DE REQUISITOS

Trabalho Escolar: ATIVIDADES PARA SISTEMATIZAÇÃO DO LEVANTAMENTO DE REQUISITOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

MELHORIAS NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E GERENCIAMENTO DE REQUISITOS ALINHADO AO BABOK – UM ESTUDO DE CASO

A corretude dos requisitos é fundamental para a aderência do produto, às necessidades do cliente, requisitos mal definidos ou mal escritos dão origem a um produto que não atende ao solicitado. Para alcançar essa corretude, existem duas atividades fundamentais que auxiliam de forma direta, são a comunicação de requisitos e o gerenciamento dos mesmos. Para Hazan (2003, apud THAYER; DORFMAN) o Gerenciamento de Requisitos tem como objetivo principal controlar a evolução dos requisitos, seja por constatação de novas necessidades, seja por deficiências nos requisitos registrados até o momento.

O entendimento das necessidades dos envolvidos é fator fundamental para o sucesso dos projetos de desenvolvimento de software. Segundo Koscianski (2006), a qualidade de um software depende em grande parte dos requisitos. Desta forma a comunicação dos requisitos deve ser realizada de forma participativa, com envolvimento dos usuários, dos patrocinadores, desenvolvedores, ou seja, com todos os stakeholders, e seu gerenciamento deve ocorrer de maneira criteriosa, pautado no que foi comunicado e nas necessidades de mudanças identificadas.

A seção 2 apresenta Fundamentação

Teórica sobre a Comunicação de Requisitos no Contexto de Desenvolvimento de

Software; Gerenciamento de Requisitos e Melhores Práticas no Processo de Comunicação e Gerenciamento de Requisitos. A seção 3 traz estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento de sistemas da instituição e as dificuldades encontradas no Gerenciamento e Comunicação de Requisitos. A seção 4 relata a análise dos dados sobre a organização pesquisada através do estudo dos processos, entrevistas e resultados obtidos com estudo de caso. Por fim, a seção 5 descreve as considerações finais e propostas de melhoria do processo de desenvolvimento alinhado ao BABOK.

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nesta seção são abordados alguns conceitos sobre a Comunicação de Requisitos no Contexto do Desenvolvimento de Software, Gerenciamento de Requisitos e as Melhores Práticas para gerenciar e comunicar requisitos com abordagem para importância para o bom andamento de todo o ciclo de vida do projeto.

2.1 Comunicação de Requisitos no Contexto de Desenvolvimento de Software

Um processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades que guia a produção de um produto de software (SOMMERVILLE, 2007), atualmente a produção de softwares customizados tornou-se prática cada vez mais comum, exigindo adaptações constantes dos processos utilizados e reavaliação destes para obtenção de melhores resultados como produtos mais adequados as necessidades de uma determinada organização, exigindo uma maior habilidade dos envolvidos no processo de comunicação.

• Ruído - é o termo que indica qualquer distúrbio indesejável dentro do processo de comunicação e que afeta a mensagem enviada pela fonte ao destino.

Segundo Pressman (2007) o processo de desenvolvimento de software contém três fases genéricas, independentemente do paradigma de engenharia de software escolhido. As três fases, definição, desenvolvimento e manutenção, são encontrados Revista de Sistemas e Computação.

Em todo desenvolvimento de software, independentemente da área de aplicação, tamanho do projeto ou complexidade. Um processo de comunicação de requisitos claro, preciso e oportuno é uma das atividades chave para obter a corretude dos requisitos.

2.2 Gerenciamento de Requisitos

O gerenciamento de requisitos é um subprocesso da engenharia de requisitos, faz-se necessária a adoção de atividades específicas devido ao grande número de mudanças que podem surgir de fontes diversas como legislação, envolvidos, exigência.

Do mercado dentre outras.

• Gerência da Qualidade dos Requisitos – possibilita a criação de requisitos sem ambiguidade, corretos, completos, verificáveis e consistentes.

O grande número de envolvidos durante o processo de desenvolvimento ou manutenção de um software faz com que a gerência de requisitos seja responsável pelo atendimento das mudanças e manutenção da aderência do escopo do produto.

Figura 1 - Fontes de Requisitos de Software

O Gerenciamento de Requisitos ajuda a entender os efeitos de mudanças e as ligações entre os objetivos e metas dos negócios com a solução que de fato é construída e entregue. (BABOK, 2011) O processo de gerenciamento de requisitos inclui as seguintes atividades:

• gerenciamento de configuração de requisitos (que cuida do controle de versões e o controle de mudanças)

• gerenciamento de qualidade de requisitos

• gerenciamento de rastreabilidade. O gerenciamento e comunicação dos requisitos ocorrem em todas as fases do desenvolvimento de um sistema, desta forma, sua condução é fundamental para a construção de um sistema de qualidade é produto do trabalho realizado por todos os envolvidos e do compromisso com a satisfação global.

Segundo Koscianski (2006), opiniões são interessantes para enriquecer um produto, mas, se não houver um controle para estabelecer quando as opiniões devem ou não ser utilizadas na implementação, torna-se impossível para os membros da equipe trabalhar de maneira organizada sabendo o que deve ou não ser feito.

2.3 Melhores Práticas no Processo de Comunicação e Gerenciamento de Requisitos

Dentre as Competências Fundamentais para o analista de negócios elencadas no Guia BABOK esta a habilidade de comunicação, seja ela verbal ou escrita faz-se necessária em todas as etapas do desenvolvimento de sistemas. A Figura 2 mostra as Entradas, As Tarefas e as Saídas do Gerenciamento e Comunicação de Requisitos, elencadas pelo Guia BABOK, são melhores práticas que podem ser selecionadas e adotadas pela instituição de acordo com suas necessidades.

Figura 2 - Entradas, Tarefas e Saídas do Gerenciamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com