TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas Para Levantamentos De Requisitos

Ensaios: Técnicas Para Levantamentos De Requisitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO:

TÉCNICAS PARA LEVANTAMENTO DE REQUISITOS

O primeiro passo para a criação de um software é o levantamento de requisitos, não há uma prática padrão para a realização deste levantamento, mas é necessário estar ciente de distintas técnicas para que, dependendo da ocasião saber qual a técnica correta a ser aplicada.

Segundo Sommerville (2003) a análise deve apresentar: compreensão do domínio, coleta de requisitos, classificação do conjunto não estruturado dos requisitos e organização de grupos coerentes, exercer a resolução de conflitos, definir as propriedades juntamente com o envolvimento dos stakeholders e a realizar a verificação de requisitos. Vale ressaltar que este é um processo iterativo, com uma contínua validação de uma atividade para outra.

Para que as empresas não fiquem insatisfeitas com o trabalho exercido pelo sistema de informação, é de suma importância que o analista esteja apto, para realizar uma especificação correta do levantamento de requisitos. Isto pode ocorrer se na etapa do levantamento não for utilizada uma técnica adequada para a extração dos requisitos ou também se o analista não descrever os requisitos de modo claro.

Para concluir, vejamos alguns pontos importantes de distintas práticas de levantamento de requisitos:

Levantamento orientado a ponto de vista: visando sistemas de médio e grande porte, onde há diversos pontos de vista a respeito de um mesmo problema, esta técnica reconhece as diferentes perspectivas e oferece um framework para descobrir conflitos. Diante desta situação os procedimentos são: a identificação dos possíveis pontos de vista, a estruturação do mesmo, a documentação e o mapeamento do sistema.

Etnografia: definida como técnica de observação, onde o analista se insere no ambiente de trabalho em que o sistema será utilizado, observa e anota as tarefas reais em que o sistema será utilizado.

Workshops: é uma técnica de elicitação em grupo usadas em uma reunião estruturada junto com os analistas e stakeholders que melhor representação o contexto utilizado. Após os workshops serão produzidos documentações com os requisitos e decisões tomadas sobre o sistema a ser desenvolvido.

Prototipagem: entre as técnicas utilizadas na elaboração de um protótipo estão: interface de usuário, relatórios textuais e relatórios gráficos. O protótipo tem por objetivo explorar aspectos críticos dos requisitos de um produto, implementando de forma rápida um pequeno subconjunto de funcionalidades deste produto.

Entrevistas: esta técnica é bastante eficaz, porém o analista deve ter um plano de entrevista para que não haja dispersão do assunto principal.

Questionários: o uso de questionário é indicado, por exemplo, quando há diversos grupos de usuários que podem estar atuando em distintos locais. Para que seja possível entrevistas todas as pessoas, utilizamos do método de questionários. Existem vários tipos: múltipla escolha, lista de verificação, e questões com espaço em branco.

Brainstorming: é uma técnica para geração de ideias. Ela consiste em várias reuniões que permitem que as pessoas sugiram e explorem ideias. As principais etapas para se conduzir uma sessão de Brainstorming são: seleção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com