TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas de simulação

Por:   •  8/11/2016  •  Artigo  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

Modelo de Artigo Final de Simulação

Aluno1

Aluno2

Aluno3

Aluno4

Resumo: Neste documento disponibiliza-se o modelo de formatação que deverá ser utilizado nos artigos finais de simulação. O resumo é elemento obrigatório constituído de uma sequência de frases objetivas e não uma enumeração de tópicos, não ultrapassando 200 (duzentas) palavras e seguindo abaixo as palavras-chave. Deve-se apresentar o problema estudado, os métodos utilizados, os resultados mais importantes e as conclusões obtidas. Deve ser obrigatoriamente em itálico e fonte Times New Roman tamanho 10 (dez). Recomenda-se um parágrafo único com 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula, com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo e finalizadas por ponto. O artigo deverá ser postado na intranet no formato DOC ou DOCX e impresso.

Palavras-chave: Simulação a eventos discretos; indústria calçadista; ProModel®

  1. INTRODUÇÃO

A padronização do formato a ser utilizado nos artigos é essencial para a correta correção. Este documento descreve os aspectos da formatação do modelo de artigos, portanto serve como referência.

Utilizando os estilos pré-definidos que constam deste documento, ele facilitará o seu trabalho. Para isso observe as instruções e formate seu artigo de acordo com o padrão definido ou copie e cole os textos do original diretamente numa cópia deste documento. Na avaliação do seu artigo esta formatação será de fundamental importância.

Na introdução deve constar uma visão geral do seu artigo, passando pelo problema a ser estudado, os objetivos do trabalho, a justificativa ou motivo de se realizar o estudo no objeto escolhido, o método de pesquisa utilizado e a estrutura do trabalho.

  1. REVISÃO TEÓRICA

O artigo deve conter entre 12 (doze) e 20 (vinte) páginas, incluindo os anexos, e deve ser convertido para o formato doc ou docx e inserido na Intranet. Serão aceitos trabalhos até quatro aluno, sendo que os mesmo apresentarão também o trabalho em seminários.

Deve-se utilizar tamanho A4 (210x297 mm) e as margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,5 cm. Utilizar espaçamento entre parágrafos de 6 pontos abaixo e espaçamento entre linhas simples.

Títulos devem ser numerados conforme modelo e posicionados à esquerda, sendo inseridos em caixa alta e em negrito. Os subtítulos devem estar em caixa baixa e seguir numeração conforme modelo.

A revisão teórica deve conter todas as definições necessárias para o entendimento do texto, como por exemplo, as definições de recursos, locais, entidades, bem como as definições sobre o IDEF-Sim. Também é interessante descrever as particularidades da empresa ou setor estudado. Lembrar sempre de citar os autores utilizados para as definições em cada parágrafo.

2.2. Detalhes da formatação

A formatação do artigo deverá ser feita de acordo com os tópicos descritos a seguir:

a) A numeração de página deve estar na margem inferior, alinhada à direita, com tipo de fonte Arial, tamanho de fonte 12 (doze), iniciando a numeração a partir da primeira página do artigo.

b) Resumo: Verifique no Resumo deste modelo a descrição e a formatação a ser seguida para redigi-lo.

c) Palavras-chave: devem ser informadas as palavras-chave imediatamente abaixo do resumo. Veja em Palavras-chave deste modelo a descrição e a formatação a serem seguidas para redigi-las.

d) Corpo do texto: o corpo do texto deve iniciar logo abaixo dos títulos das seções. O corpo de texto utiliza fonte tipo Times New Roman, tamanho 12 (doze), justificado à direita e esquerda, com espaçamento entre linhas simples. O corpo do texto também deve utilizar um espaçamento de 6 (seis) pontos abaixo.

e) Formatação de figuras e tabelas:

Todas as figuras e tabelas devem ter legendas e seguir a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2001). Assim, no caso de figuras (quadros, gráficos, desenhos,...) as respectivas legendas devem ser posicionadas abaixo delas, justificadas à esquerda, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). Nas tabelas, as legendas devem ser posicionadas acima delas, devem estar centralizadas e também terem fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez).

Deve ser mantido um espaçamento de 6 (seis) pontos entre o corpo do texto e as Figuras ou Tabelas. Entre as legendas e o corpo do texto também deve haver um espaçamento de 6 (seis) pontos.

Se houver uma fonte bibliográfica, esta deverá ser descrita na sequência do título da figura, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). No caso de tabelas, as fontes citadas ou notas eventuais aparecem no rodapé após o fio de fechamento, também com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). A Figura 1 e a Tabela 1 a seguir ilustram essas exigências. Deve ser utilizada fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), para letras e números nas tabelas.

[pic 1]

FIGURA 1 – Valor entregue ao cliente. Fonte: Kotler (2000).

TABELA 1 – Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa.

Item

Percentual

Teoria social

22

7,9%

Método

34

12,3%

Método de amostragem

33

11,9%

Força

10

3,6%

Fonte: (Adaptado de  Mays, 1996 apud Greenhalg, 1997).

3. METODOLOGIA

        Descrever aqui o passo a passo da pesquisa, utilizando-se do método apresentado em aula ou de algum outro relativo à engenharia de produção. Também citar os meios de coleta de dados e as ferramentas, estatísticas ou gráficas, usadas para determinação dos tempos e métodos do seu modelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (184.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com