TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Ibformaçãol

Ensaios: Tecnologia Da Ibformaçãol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

CONCEITO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI)

As Tecnologias da Informação (T.I.) podem ser compreendidas como os diversos recursos advindos de computadores e seus sistemas que possam gerar informações úteis, que possam ser analisadas e transformadas de modo que sua aplicação no cotidiano organizacional seja de fato irrelevante.

O conceito de T.I., atualmente, engloba os recursos e as suas complexas relações que remetem a coleta, analise e uso da informação, independentemente do nível do uso dessas informações e de suas tecnologias. Laudon e Laudon (2007, p. 09) afirmam:

“Por tecnologia da Informação (TI), entenda-se todo Software e Hardware de que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais.”

Spínola e Pessôa (1998, p.98) afirmam que a:

“Tecnologia da Informação reúne as contribuições da Tecnologia e da Administração, estabelecendo, assim, uma estratégia integrada, permitindo projetar e instalar sistemas de informação e as coerentes mudanças organizacionais, ou ainda, pode ser definida como a adequada utilização de ferramentas de informática, comunicação e automação, juntamente com as técnicas de organização e gestão, alinhadas com a estratégia de negócios, com o objetivo de aumentar a competitividade da empresa.”COMPONENTES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (T.I.)

Segundo Ferreira e Ramos (apud Luftman, 1996), “a T.I. pode ser dividida em dois segmentos: um engloba a infraestrutura, composta pelo Hardware, Software, redes, Internet e Banco de Dados. O outro é formado pela estratégia e informação”. De fato, basicamente, os recursos das Tecnologias da Informação consistem em:

• Hardware: Parte física do computador; consideram-se três partes principais: a Memória RAM, o HD e o Processador. Sem as partes físicas, as informações não conseguem realizar suas funções, nem chegam às organizações. Para Laudon e Laudon (2007, p. 102):

“O hardware consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados. Esse componente inclui grandes mainframes, servidores, computadores de médio porte, computadores pessoais e laptops, assistentes digitais pessoais (PDAs) de mão e dispositivos moveis que dão acesso a dados corporativos e à Internet. Inclui, também, equipamentos para reunir e registrar dados, meios físicos para armazenar os dados e dispositivos para a saída das informações processadas”.

• Software: São os programas do sistema dos computadores, que possibilita a analise das informações; são desde Sistemas Operacionais até os softwares mais sofisticados que potencializam funções na analise e no uso das informações adquiridas pelo sistema. Laudon e Laudon (2007, p. 102) diz-nos que os softwares podem ser de aplicativos ou de sistemas; o primeiro refere-se a softwares que instruem o computador a realizarem uma tarefa específica geralmente solicitada pelo seu usuário final. Já os Softwares de Sistemas são os que administram e regulam as atividades ‘vitais’ dos computadores.

• Redes: São as conexões entre computadores permitindo a troca de dados; podem ser redes locais, utilizadas entre computadores de uma mesma empresa, e a Internet, que se caracteriza pela possibilidade de intensa troca de dados com computadores do mundo todo, por isso, também é chamada de ‘Rede Mundial de computadores’.

• Banco de Dados e Gerenciamento de Dados: A partir dos componentes supracitados é possível um reconhecimento de dados mais eficazes e eficientes, possibilitando que a analise destes dados sejam devidamente utilizados quando forem requeridos. Os próprios softwares e seus programas, através dos hardwares disponíveis, tratam de organizar esses dados, melhorando assim, seu gerenciamento.

Os componentes da Tecnologia da Informação (T.I.) são extremamente importantes para que o objetivo organizacional possa ser alcançado. De fato, são as tecnologias, disponíveis nas mais diversas áreas, gerando e utilizando cada vez maiores quantidades de informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com