TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informacao

Trabalho Escolar: Tecnologia Da Informacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

Os Diversos Relevos da Amazônia

Encontramos na floresta Amazônica três tipos - principais- de relevo. Ao sul localiza-se o planalto Central, ao norte, o planalto das Guianas e, ao centro, a planície sedimentar Amazônica, todos com altitudes menores que 1500 m. Na planície amazônica, encontram-se dois tipos de relevo: as várzeas, que por se estenderem ao longo dos rios estão sempre inundados, e as terras firmes, que revestem a maior parte da planície.

Este solo tem caráter arenoso, ácido e, consequentemente, pobre (apenas 10% possui fertilidade compatível com a atividades agrícolas).

As várzeas são as únicas áreas agricultáveis, pois há matéria orgânica carregada pelos rios desde os Andes. O equilíbrio necessário para a manutenção da floresta é obtido pelos nutrientes minerais presentes na biomassa vegetal, que vão para o solo, na camada de húmus (matéria orgânica depositada no solo). Esses nutrientes são rapidamente decompostos por micro-organismos do solo e reabsorvidos pelas árvores, tendo, portanto, um processo de reciclagem.

Os Solos da Amazônia

O solo amazônico é bastante pobre, contendo apenas uma fina camada de nutrientes. Contudo, a flora e fauna mantêm-se em virtude do estado de equilíbrio (clímax) atingido pelo ecossistema. O aproveitamento de recursos é ótimo, havendo o mínimo de perdas. Um claro exemplo subside na distribuição acentuada de micorrizas pelo solo, que garantem às raízes uma absorção rápida dos nutrientes que escorrem da floresta com as chuvas. Também, forma-se no solo uma camada de decomposição de folhas, galhos e animais mortos, rapidamente convertidos em nutrientes e aproveitados antes da lixiviação. Tal conversão dá-se pelo fato de os fungos ali encontrados (e que realizam a simbiose) serem saprofíticos.

Abaixo de uma camada inferior, a um metro, o solo torna-se arenoso e dotado de poucos nutrientes. Por isso – e por conta da disponibilidade quase ilimitada de água, as raízes das árvores são curtas, e o processo de sustentação é feito com base no escoramento mútuo das árvores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com