TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância das Tecnologias, Informação e Comunicação da Sociedade Atual

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 3

Desde os primórdios a comunicação é essencial na vida do homem, pois se trata de um recurso que precisamos constantemente para a nossa convivência em sociedade. Através dela podemos trocar informações, explanar ideias, expressar emoções.

        No decorrer do tempo, o ser humano sentiu a necessidade de aprimorar essa capacidade de se relacionar, utilizou sua sabedoria e habilidades para criar, desenvolveu tecnologias e estruturas para a comunicação.

        Essa evolução na comunicação é denominada de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), esta por sua vez, vem exercendo um papel de grande relevância na forma em que vivemos, na nossa comunicação e aprendizagem.

        Podemos definir as Tecnologias de Informação e Comunicação como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.

        As TIC surgiram como uma alternativa da vida moderna, já que vivemos em um mundo de constantes mudanças, onde as informações precisam de uma propagação rápida, elas facilitam a transmissão e alcançam as pessoas em grande escala. Elas abrangem a sociedade no todo, dividindo sua atuação em partes observamos sua atuação na Educação, Administração Pública, empresas públicas ou privadas, rede de satélites, na informação, no trabalho, na vida diária dos indivíduos e das famílias.

        No Brasil, a UNESCO coopera com o governo brasileiro na promoção de ações de disseminação de TIC nas escolas com o objetivo de melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem, entendendo que o letramento digital é uma decorrência natural da utilização frequente dessas tecnologias. Também coopera com o Programa TV Escola, para explorar a convergência das mídias digitais na ampliação da interatividade dos conteúdos televisivos utilizados no ensino presencial e a distância. A UNESCO no Brasil conta com a permanente parceria das Cátedras UNESCO em Educação a Distância em várias universidades brasileiras, que utilizam as TIC para promover a democratização do acesso ao conhecimento no país.

        O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), realiza pesquisas sobre o uso das TIC em vários setores. De acordo com o TIC Empresas 2012, 97% das empresas têm acesso à rede e o número de funcionários que utilizam a Internet (45%), quanto às atividades nas redes sociais, 78% das empresas publicam notícias relacionadas à empresa; A TIC Empresas revela ainda que 30% das corporações introduziram novos softwares ou aperfeiçoaram softwares existentes.

        Em 2014 a Cetic.br, realizou uma pesquisa para saber sobre o uso das TIC no domicílio dos brasileiros, constatou-se que mais da metade da população (51%, ou 85,9 milhões de pessoas) acessou a internet nos últimos três meses de casa, do trabalho ou de locais públicos. É a primeira vez que o índice supera a metade da população na pesquisa. A pesquisa aponta que há 30,6 milhões de domicílios (49%) com computador (desktop, notebook, netbook ou tablet). De acordo com o estudo, o Brasil tem 143 milhões de usuários de celular, ou 85% da população.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com