TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informacao

Artigo: Tecnologia Da Informacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  2.681 Palavras (11 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

TEGNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PIM

Projeto Integrado Multidisciplinar I E II

HENRIQUE MARTINS DE OLIVEIRA NETO

CG1410999

CAMPINA GRANDE-PB

2014

HENRIQUE MARTINS DE OLIVEIRA NETO

CG1410999

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM, apresentado como requisito para obtenção da aprovação do Primeiro Período do Curso de Tecnologia da Informação da UNIP – Universidade Paulista, sob orientação de Dêyse Lucena Victor.

CAMPINA GRANDE-PB

2014

RESUMO

Este trabalho tem como finalidade apresentar à estatística, a comunicação e a tecnologia na empresa HQ Consultoria em TI, e demonstra a importância de suas utilizações em uma empresa, eis que é impossível para o empresário administrar sem estar munida de dados confiáveis e Tecnologia da Informação, onde são fornecidos através de levantamentos estatísticos e as utilizações das tecnologias. O uso da Tecnologia da Informação nas empresas modernas é mais do que uma questão de modernidade, pois, a partir do processo de globalização, essas empresas, não importando se a sua atuação é na iniciativa privada ou se pertencem ao rol das empresas governamentais, tiveram que reavaliar as suas questões mais internas, revendo credos e valores, buscando, na modernização de seus métodos, alcançar maior competitividade. Desta forma, a definição do ambiente computacional, a escolha dos aplicativos, desde os Sistemas Operacionais, até os mais complexos Sistemas Integrados de Administração Empresarial, deve ser criteriosamente escolhida. Assim, buscar de forma analítica e crítica avaliar as vantagens eas desvantagens do uso dos softwares livres em órgãos públicos, reveste-se de grande importância, se for considerado o momento científico e tecnológico por que passa o Brasil, sendo este o principal objetivo do presente artigo científico.

PALAVRAS-CHAVE: Estatística, Globalização, Modernização, Inclusão Digital, Sistemas Integrados, Tecnologia da Informação.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO ..............................................................................................04

PIM I

2. A ESTATÍSTICA NA EMPRESA...................................................................05

2.1 COLETA DE DADOS..................................................................................05

2.2 ESTATISTICA NO TRABALHO..................................................................05

3.COMUNICAÇÃO APLICADA.........................................................................06

PIM II

4.PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO..........................................08

5.ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES.......................................................09

6.DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL........................................................10

7.FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS.....................................12

8. CONCLUSÃO...............................................................................................13

REFERÊNCIAS................................................................................................14

04

1.INTRODUÇÃO

O trabalho nos mostra a definição de estatística e métodos na coleta de dados estatísticos e suas aplicações numa empresa de nome fictícia “HQ CONSULTORIA EM TI”. Também a forma de comunicaçãousada dentro dela (empresa), entre as equipes de projetos e seus envolvidos, a atualização das informações feitas em tempo hábil, que é de muita valida para a condução dos projetos. Mostrando também grande preocupação com a questão ambiental e todo o desenvolvimento sustentável aplicado na empresa e conscientizando os seus colaboradores.

A HQ Consultoria em TI tem como objetivo a prestação de serviços na área de Tecnologia da Informação, visando atender empresas de todos os seguimentos independente do seu porte. Pois a utilização de tecnologia é um mecanismo que auxilia todos os processos em uma empresa. A competitividade é agressiva, a velocidade da informação é incrível e os novos procedimentos devem ser adotados neste mesmo ritmo. Vivemos a era da informação, que é importante tanto para os sistemas de informação internos de cada empresa, como para os aspectos administrativos, mercadológicos, técnicos e operacionais. O empresário tem percebido que a caríssima da infra-estrutura da área de informática, envolvendo profissionais de alto nível, hardware (máquinas), software (programas).

05

PIM I

2. A ESTATÍSTICA NA EMPRESA

Aplica-se a estatística na empresa HQ Consultoria em TI, no levantamento de dados internos (pessoal) e externos (clientes) para a criação de tabelas e pesquisas com intuito de integrar e enriquecer o conjunto de informações a serem divulgadas aos seus diretores e gestores da empresa. E nisso inclui o sistema empresarial que se utiliza da estatística como ferramenta para gerenciar seus atos comerciais e pesquisas de mercado.

No mundo de hoje, a empresa é o principal alicesse da Economia Mercado. A direção e gestão da empresa HQ Cosultoria em TI, tem como tarefa primordial atomada decisões, e o conhecimento, no uso da Estatística facilitando seus trabalhos de organização, direção e controle da empresa.

2.1 COLETA DE DADOS

Por meio de coleta de dados, no plano interno podemos calcular os custos operacionais a um número de funcionários necessários para empresa em sua conjuntura, e nela é possível determinar o projeto de trabalho e os salários dos funcionários e no plano externo podemos calcular a estatística do mercado consumidor em potencial e determinamos o quanto podemos ser útil sem correr o risco, gerando desequilíbrios em nosso negócio.

2.2 ESTATISTICA NO TRABALHO

Nossa empresa utiliza a estatística para poder mensurar como estão as relações da qualidade tanto nos serviços prestados, quanto aos processos internos e externos, com isso atingimos o Maximo de qualidade, com o menor custo para que possam obter um maior lucro , e assim crescer cada vez mais no mercado e estabilizar nos altos patamares da qualidade em que muitos concorrentes estão, pois quanto maior a qualidade e menor o custo final para o cliente, maior é o lucro para a empresa que produz e ou realiza o serviço.

06

O uso Estatística nos ajuda no trabalho, como também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento e na escolha das técnicas de verificação e avaliação da qualidade dos serviços prestados pela nossa empesa e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas.

Tudo isso que se pensou, que se planejou, precisa ficar registrado, documentado para evitar esquecimentos, a fim de garantir o bom uso do tempo, da energia, do material, e ainda, para um controle eficiente do trabalho.

3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Quando se fala em comunicação empresarial estamos nos referindo a um dos maiores tesouros de uma boaempresa, pois sem uma boa comunicação, seja interna e externa, a organização não vai para frente. E hoje ela conta com muitas ferramentas tecnológicas para ajudar neste quesito, como PABX, telefones celulares corporativos, reuniões internas, eventos externos, emails, intranet, internet, skype, chat, entre outras. Mas, como todas as ferramentas para construir uma boa comunicação dentro e fora de sua organização, ou seja, como nossos colaboradores e clientes aliam-se a tais tecnologias.

Lógico que, antes de tudo, é preciso fazer um planejamento e ver as áreas onde a comunicação é mais falha para depois investir nesta parte e estudar as possibilidades.

3.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A missão da empresa é garantia a saúde tecnológica, produtiva e financeira, trabalhando sempre em prol de uma boa capacitação dos funcionários para que os mesmos exerçam com qualidade suas atividades, com isso agregam valores a empresa, gerando aumento nos negócios.

A HQ Consultoria em TI empresa com sede, em campina grande – PB, atuante no mercado nordestino especificamente cidades: Campina Grande – PB, João Pessoa-PB, Natal-RN e Recife-PE. Trabalhando na prestação de serviços em

07

tecnologia da informação, os nossos principais clientes são: supermercados, hipermercados, concessionários e lojas de departamentos.

Atualmente a HQ Consultoria em TI sempre pensa em seus colaboradores transformando o ambiente de trabalho bastante agradável e conscientizando-os sobre a questão ambiental. Os nossos funcionários internos e externos, por estarem em constante contato com os clientes nos trazem informação (criticas ou sugestões). Onde se analisam as informações e as transforma em melhorias.

3.2 METODOS DE COMUNICAÇÃONa empresa HQ Consultoria em TI temos uma enorme preocupação no investimento em tecnologias, que favoreçam um bom desempenho da comunicação, auxiliando os objetivos para a manutenção no mercado de trabalho. Assim, sem o apoio dessas tecnologias, a HQ Consultoria, encontrará grandes dificuldades em sua comunicação interna e externa, podendo ocorrer grandes problemas que possam comprometer sua competitividade.

Visando isso, adotam meios de comunicação como: a capacitação dos colaboradores (Consultores Técnicos, Analista e Gerentes), uso de ferramentas corporativas, Telefones celulares corporativo, ferramentas móbile (aplicativo de gerenciamento), e-mails, intranets, sistema de bate-papo (Chat) entre clientes e consultores, painel de eventos, fórum de discussão, entre outros.

Desse modo, analisando como a tecnologia da informação influencia a comunicação interna da empresa torna-se fator relevante para um diferencial competitivo, e justifica a importância dos meios de comunicação que favoreçam a agilidade dos processos das empresas, identificando como essas ferramentas podem auxiliar os administradores na tomada de decisões a fim de se tornarem competitivas no mundo dos negócios.

08

PIM II

4.SISTEMA DE INFORMAÇÕES DA EMPRESA

Um Sistema de Informação (cuja sigla é SI) representa o conjunto dos elementos que são inter relacionados, no qual são coletados as entrada de dados, manipulados e armazenadospor etapas de processamento e disseminação, e são transformados em saídas todos os dados e informações. Esse conjunto participam da gestão, tratamento, transporte e divulgação da informação em uma organização. Toda a nossa equipe está inteiramente comprometida, com otermo Sistema de Informação que pode varía de uma empresa para outra.

O Sistema de Informação na empresa é composto por pessoas que absorvem novas informações e as utilizam em algum processo para a tomada de decisão, pela tecnologia usada que são os próprios computadores com seus software e comunicações até mesmo o lápis e papel.

Logo, utilizam na HQ Consultoria em TI tanto o Sistema de Informação manual como Sistema de Infotmação computadorizado, onde são usados para processar e transmitir as informações. Ele é formado por pessoas designadas para coletar as informações, por software para processar e armazenar os dados e são disseminados e armazenados nos hardwares.

4.1 EQUIPAMENTOS

A empresa utiliza dez computadores enterligados em rede, com processador do tipo Intel, subdivididos em seis desktops e quatro notebooks, com memória RAM variável e armazenamento em disco diferenciados, seis monitores de em LED de 19'' polegadas, com teclados em português e mouse e notebook de ultima geração. No setor administrativo e técnico possui duas impressora multifuncional em rede e outra de porte médio na diretoria.

09

4.2 SISTEMAS OPERACIONAIS

O Servidor de Aplicações e Arquivos utiliza-se o sistema operacional WINDOWS SERVER 2008 R2 com licença, ambiente virtualizado, e configurado na rede, onde é utilizados por todos os colaboradores da empresa em varias funções. Utilizam de maneira geral o pacote de aplicativos Microsoft Office na versão 2013 com licença entre outra aplicativos: Banco de Dados Oracle 11g, Linux Red Hat 5.0, Pfsense 2.0.1, etc.

4.3 REDE DE COMPUTADORES E INTERNET

A rede interna de computadores é interligada através de cabos (Ethernet) CAT6 centralizadaem um Data Center e em alguns setor distribuida via wireless (Rede sem Fio). A internet está disponível através de um roteador. A seguranção é feite por um firewall qualquer tentativa de invasão externa, e controla o conteúdo que os colaboradores estão acessando.

4.4 ARMAZENAMENTO DE DADOS E SEGURANÇA DE ARQUIVOS

O Servidor é responsável pelo armazenamento de todos os arquivos, os emails, que são utilizados pelos colaboradores da empresa. Um sistema de antivírus é corporativos usado para bloquear qualquer vírus que possam causar danos aos arquivos e hardwares, e um sistema de backup faz a compactação dos arquivos e rotina de backup diarias duas vezes ao dia e os envia para uma unidade de armazenamento local (storege e na nuvem) em servidor dedicado de alta capacidade fora da corporação, garantindo sobre eventuais situações ocorrida.

5.ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

Os computadores da Empresa “HQ Consultoria em TI” estão perfeitamente organizados, pois, são uns dos seus instrumentos mais utilizados. Nele, estão contidas pastas enumeradas e renomeadas, com dados de todos os clientes. Isso é

10

muito importante, pois caso um desses dados seja requerido, o empreendedor ou um de seus funcionários saberá exatamente onde encontrar. Por exemplo, imagine que um cliente comprou um produto com o empreendedor um mês atrás.

De repente, o produto dá algum defeito, mas ainda está na garantia. Para que uma eventual troca seja efetuada, serão necessários os dados da data da compra. Se eles estiverem no local correto, saberão onde encontrar. Com todas as coisas em seu devido lugar e separadas por grupos, tudo fica mais fácil.

O local para a estocagem de material está bem definido.No lugar que foi designado para se guarda de mercadorias, não serão colocadas outras coisas. Tudo isso, foi planejado com antecedência. E, quando as atividades diárias começam, as coisas são muito rápidas, ou seja, não há tempo para planejar onde ficarão as mercadorias que de chegarem, deve ser planejado o que irá ser colocado em cada canto da empresa.

6.DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Visando a questão ambiental a HQ Consultoria em TI, criou uma política na sua fundação, na arquitetura do seu escritório e construção. Que nos de hoje estamos vivenciando necessita de uma atenção maior das empresas para o Desenvolvimento Sustentável, focando cada vez mais rigorosamente na legislação ambiental e adotando iniciativas voluntárias para diminuir o impacto ambiental.

A HQ Consultoria em TI além de respeitar os requisitos obrigatórios impostos pelos governos vai além, tendo como principal atratividade sua preocupação com o meio ambiente.

Assim, a empresa traz uma ideia relativamente recente que o gerenciamento eletrônico de documentos (GED), que trata seus principais documentos arquivando eletronicamente, e uma política “Impressão se realmente necessário” toda circulação de documentos é feito eletronicamente, Além de aplicar as nossas regras de TI verde, incentivando cada um de nossos colaboradores a prática o mesmo, cada

11

colaborador recebe um squeeze de água e uma xícara para café ou chá ambos personalizados, com esta visão nossa empresa diminui o impacto ambiental com os descartáveis. É em pequenas atitudes como ler um e-mail, mas não imprima, se for necessário imprima o mesmo em papéis reciclados, nossas reuniões são realizadas com suporte de multimídias evitando desperdícios de papéis, além de reduzirmos ao máximoo gasto desnecessário de energia elétrica. Com tudo isso se pode dizer que nosso trabalho se baseia na sustentábilidade humana, respeitando a natureza e as necessidades das gerações futuras.

Através do desenvolvimento ambiental agregam valor a empresa, lucratividade, vantagens competitivas, essas inovações ambientais são refletidas diretamente em vantagens nos negócios. Assim, na empresa HQ Consultoria em TI, reduzir o impacto ambiental é de grande importancia, buscando ser uma empresa ecologicamente corretas e terminando com a reciclagem e conciencia ambiental.

6.1 EFICIÊNCIA DE ENERGIA

Utilização de equipamentos com omemor consumo possível de energia, além de tentar reduzir o consumo de energia em todas as operações e ambientes da empresa, adotando criterios como “Acendeu! Apague” , “Ligou! Desligue” e “Abriu! Feche” isso depende de cada um, é uso da conciencia humana.

6.2 COLETA E RECICLAGEM.

A coleta seletiva no escritório em São Paulo é feita em parceria com o Instituto Recicla Cidadão. Semanalmente, o lixo reciclável é recolhido pelo Instituto, separado e encaminhado a empresas de reciclagem, que reaproveitam os materiais para transformarem em novos itens. Para complementar o trabalho de coleta, são realizadas campanhas que envolvem os funcionários a adotarem a mesma postura em suas casas também. Atualmente, as publicações internas, como revista Interação e boletins, os envelopes e alguns brindes e outros materiais, inclusive os cartões de visita, são impressos em papel reciclado.

12

7. FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

A diretoria da Empresa, “HQ Consultoria em TI” adotava o uso de sistemas operacionais licenciados, (Microsoft, Solares, MAC OS) onde são adaptados assuas necessidades da empresa. Visando a nova tendência mundial, “Política de Software Livre” a HQ Consultoria em TI, tomou partido no uso de sistemas operacionais de código abertos (Linux, Open Office. Etc.), Como principal característica é segurança dos dados da nossa empresa. Devido ao desempenho de segurança evitando roubos de dados.

Os sistemas operacionais é a estrutura responsável pela interlição em os hardwares e os softwares mantendo todas as informações necessárias à execução de um programa (conteúdo de registradores, espaço de memória, etc.). Na empresa HQ Consultoria em TI, visando à modernização e diminuição de custos operacionais, adotamos a virtualização de nossos sistemas operacionais, a principio virtualizam nosso servidores e aplicativos gerais, em seguida os desktops onde todos os aplicativos e programas são armazenados e executados nessa máquina central. A compensação é quase instantânea em termos de redução dos custos gerais, maior aproveitamento do servidor e menos tempo de gerenciamento.

13

8. CONCLUSÃO

Conclui-se o uso da Tecnologia da Informação na empresa envolvem questões de organização, fundamentos estatísticos, princípios e comunição. Não deixando de lado a questão ambiental tudo isso faz parte das atividades das empresas modernas, e são empregadas em diversos momentos. Mesmo organizações por mais simples seja aplica a tecnologia em seu cotidiano, quando, por exemplo, verifica qualidade dos serviços realizados e compara; efetua coleta de informações, organiza-as, avalia e traduz em um resultado significativo para sua gestão. A comunicação interna e externa auxilia em fatores que são relevantes para atingir objetivos e serem diferenciados no mercado detrabalho. As empresas atuais estão cada vez mais preparadas para se diferenciarem de seus concorrentes e serem referencial para os consumidores.

Até porque uma vez que estavam vivendo numa época onde à informação e a comunicação é fundamental para desenvolver qualquer planejamento ou estratégias que são adotadas pelas empresas. A economia de recursos e a consequente possibilidade da aplicação dessa economia em novos investimentos na área ainda consideradas carentes, o domínio da tecnologia de software livre, a partir do envolvimento das empresas desenvolvedoras de aplicativos.

...

Baixar como  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »