TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  14/6/2016  •  Seminário  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE TIRADENTES

PRÁTICAS INVESTIGATIVAS  II

ROBERTO RODRIGUES DOS SANTOS

Trabalho apresentado a disciplina de Práticas investigativas II, sobre orientação do professor Irazano Passos Neto, como requisito de avaliação da disciplina.

ARACAJU,2015-2

TEMA: GERENCIAMENTO E PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL


TÍTULO: TECNOLOGIA_ UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL


           INTRODUÇÃO

Diante do dinamismo atual que a construção civil passa, há uma procura cada vez maior pelo controle e gerenciamento facilitado de uma obra. Dessa forma, surge a tecnologia como a principal ferramenta para ajudar os engenheiros e gestores nesse controle. O objetivo principal é conseguir gerenciar e diminuir as perdas que antes eram consideradas normais no processo de construção.

“Para atender a este objetivo, a construção civil teve que espelhar-se nas outras indústrias e buscar a melhoria dos seus produtos e processos. Uma das formas é a busca de um maior controle sobre a produção, que pode-se obter com a implementação de um sistema de controle da qualidade utilizado conjuntamente com o Planejamento e Controle da Produção” (RIGHI, 2009).

Os sistemas podem ser criados pela própria empresa adequando-se as características e realidades da construção ou opta-se pela mão de obra e sistemas terceirizados.

No mercado existem alguns programas utilizados pelas construtora que auxiliam no planejamento e na gestão de obras de forma eficaz, abrangendo todas as etapas da construção e todos os serviços de forma detalhada diariamente. Há o treinamento especifico de uma pessoa para que os dados que posteriormente serão utilizados pelos gestores de obras sejam precisos e verídicos ajudando assim na administração de mão de obra, serviços e produção diária de seus colaboradores.

JUSTIFICATIVA

Há uma tentativa cada vez maior de se modernizar o processo produtivo na construção civil, ainda mais depois das normas técnicas na área de gestão da qualidade difundidas pela International Organization for Standartization (ISSO). Isso por que há uma preocupação com os custos, tendo em vista que a margem de lucro das construtoras é cada vez menor. Sendo que o ideal é que sempre o custo final da obra seja reduzida e nunca superior ao planejado no estudo de viabilidade anteriormente realizado ao início da construção.

Alguns estudos apontam que a falta de planejamento é um dos principais problemas na construção civil, sugerindo que deficiências nesse processo estão entre as principais causas da baixa produtividade nesse setor, das suas elevadas perdas e da baixa produtividade dos seus produtos (FORMOSO et al., 1999).

Para atender e ajudar nesse processo de planejamento o mercado oferece uma enorme gama de opções de softwares específicos para cada necessidade, sendo o mais usual o MS PROJECT utilizado no planejamento de viabilidade da obra. Depois de iniciadas as obras propriamente dita, há outros softwares, como é o caso do, MOBUSS CONSTRUÇÃO, que é usado no acompanhamento diário de produção de cada serviço. Assim, caso o planejamento de viabilidade não seja atendido, há a possibilidade de tomadas de decisões instantâneas por parte dos gestores, diante das informações passadas de forma expressa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com