TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Na Sala De Aula

Artigos Científicos: Tecnologia Na Sala De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

Em um mundo cada vez mais globalizado, a dinâmica é muito maior que há alguns anos atrás. Não se pode ignorar a surgimento e os avanço das novas tecnologias no dia - dia das pessoas. Utilizar essas ferramentas para se aproximar aos nossos alunos, é uma nova solução.

Devido à nossa constante evolução, ao longo do tempo a humanidade foi mudando, adaptando comportamentos e convergindo conhecimentos. Sendo assim, não existem mais distâncias que não pudessem ser vencidas.

Hoje em dia as crianças já nascem conectadas. Bebês que mal aprenderam a andar já sabem destravar smartphones. Diante desse cenário, no qual cada dia uma distração diferente é criada, é inevitável não utilizar a tecnologia na educação básica. Enfatizando-o, que os meios tecnológicos têm que ser usados na formação de cidadãos críticos e pensante.

O uso de tecnologia em sala de aula pode ser um aliado importante para o aprendizado dos alunos, quando os recursos são bem aplicados e alinhados ao conteúdo pedagógico. De acordo com Morán (2003), a teoria na educação é muito avançada, mas a prática está muito distante. Notamos que a tecnologia é um agente transformador da ação pedagógica e reflete rapidamente na elaboração e planejamento das aulas.

Independentemente do recurso tecnológico em questão, o professor é o sujeito capaz de mediar o aprendizado e torná-lo mais atrativo, divertido e interessante para os alunos. Os recursos tecnológicos, bem mais do que aguçar a curiosidade do aluno em relação ao que está sendo ensinado, ajudam a prepará-lo para um mundo em que se espera que ele conheça, além dos conteúdos escolares, todos os recursos por meio dos quais esses conteúdos foram trabalhados.

No entanto, devemos levar em consideração que as salas de aula têm pouco espaço físico, são quentes e escuras, dificultando qualquer outra atividade que não seja a aula tradicional. Temos que ter consciência de como é a realidade. Acredito que usar tecnologia facilitaria e ampliaria o ensino, porém na prática não funciona.

A Escola Estadual Vereador António de Ré, pode ser usado como exemplo. Nas duas salas de história que a instituição possui, um aparelho de televisão foi instalado, para ajudar os professorar a diversificar suas aulas, ser mais dinâmicas, a fim de expor imagens, filmes e documentários, como o propósito de melhor compreensão dos discentes. Entretanto, era impossível instalar o aparelho de DVD, pois a televisão era chumbada. Posteriormente as duas televisões foram roubadas.

Existe um laboratório de informática, como 15 micro computadores para o manuseio dos alunos, no entanto apenas 3 computadores tem acesso a internet. As salas ambientes não possuem wi-fi (acesso à internet sem fio), sendo que a conexão à internet é fundamental para desenvolver um bom trabalho, restringindo ainda mais as chances que o professor possa utilizar tecnologias.

A escola possui um datashow, que fica localizado no auditório, com a finalidade de ser utilizados pelos professores que agendam com uma semana de antecedência e para reuniões semanais com o grupo docente.

Para expor vídeos na sua sala, os professores tem acesso aos “Robôs”, uma estante de ferro com quatro rodas, que tem acoplado um aparelho de televisão e um DVD a onde é possível o encaixe de pen-drive.

A política pública deveria disponibilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com