TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Para Planejamento E Operações Logísticas.

Trabalho Universitário: Tecnologia Para Planejamento E Operações Logísticas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  1.567 Visualizações

Página 1 de 6

Tecnologia para Planejamento e Operações Logísticas

ERP, TMS E WMS

ERP; de acordo com Cardoso e Souza (2001), os sistemas ERP surgiram a partir de uma evolução dos sistemas MRP II (Manufacturing Resources Planning, ou planejamento

dos Recursos de Manufatura), justamente quando passaram a englobar outros

aspectos da organização, além daqueles inerentes ao processo produtivo.

Corrêa, Gianesi e Caon (2006) reforçam que o sistema Material Requirement Planning (MRP) era responsável pelo cálculo da necessidade de materiais. A partir daí, foram sendo agregados novos módulos e o sistema passou a atender às necessidades de informação para a tomada de decisão gerencial sobre outros recursos de manufatura.

O MRP passou a merecer, então, a denominação de MRPII (Manufacturing Resource Planning), passando a significar sistema de planejamento de recursos de manufatura.

Entretanto, outros módulos continuaram a ser agregados pelos fornecedores de sistemas, até que esses passaram a considerar suas soluções integradas serem suficientemente capazes de suportar as necessidades de informação para toda a empresa, passando a ser denominados sistemas ERP (Enterprise Resource Planning ou, Planejamento de Recursos do Empreendimento).

Características dos sistemas ERP

Davenport apud Souza (2000) divide os ERP em quatro blocos: financeiro; recursos humanos; operações e logística e vendas e marketing. Exemplos de módulos do bloco financeiro seriam: contabilidade, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa. Exemplos do bloco de recursos humanos seriam: folha de pagamento, gerenciamento de recursos humanos e controle de despesas de viagem. Exemplos de módulos de operações e logística seriam: gerenciamento de estoques, MRP e faturamento. Exemplos de módulos de vendas e marketing seriam: processamento de pedidos e gerenciamento e planejamento de vendas. autor apresenta um esquema apresentando a estrutura de um sistema ERP, enfatizando que “no coração de um sistema empresarial está um banco de dados central que recebe e fornece dados para uma série de aplicações que suportam as diversas funções de uma empresa.

“A utilização de um banco de dados central agiliza dramaticamente o fluxo de informações através do negócio”.

Seguimento; O desenvolvimento do setor deve gerar, nos próximos anos, novas tecnologias e empresas aderindo a esse tipo de sistema de integração de dados. Entre os fatores apontados como essenciais para esse cenário positivo está a mudança cultural dentro das empresas, com uma maior percepção da importância do ERP.

TMS

O TMS é uma ferramenta que tem sido importante para a tomada de decisão dos gestores, pois os mesmos precisam trabalhar com números reais, e nada melhor do que ter o controle de toda a operação interna e externamente.

Para utilizar este sistema exige-se investimento e nem todas as organizações tem o capital necessário, mas sabem do valor que será agregado ao serviço, e do retorno em forma de controle e redução de custos.

A adoção do sistema faz com que a organização que o possui tenha uma vantagem competitiva no mercado onde atua, se comparada com aquelas que não possuem. Um exemplo está relacionado ao controle dos seus custos, que poderá ser feito em menos tempo e com maior precisão, dando uma visão exata dos pontos onde os mesmos deverão ser reduzidos.

Enfim, é evidente a necessidade de adoção dos softwares de gestão na Logística, e os ganhos que estes possibilitarão aqueles que os adotam. Sem dúvida as organizações que utilizam o TMS estarão sempre um passo a frente daquelas que não utilizam.

Controle Total da Operação - Com o sistema de rastreamento, todo o processo de transporte, desde o carregamento até o descarregamento dos produtos, incluindo as paradas dos veículos, podem ser monitoradas e controladas pelo controlador;

Fim dos Desvios ou Extinção de Rotas Imprevistas – Permite a criação de “cercas eletrônicas” que enviam um aviso ao controlador informando-o a respeito de desvios de rota do veículo, evitando que o motorista percorra rotas não programadas. Isso garante que o planejamento da viagem seja realmente cumprido, ou seja, é uma forma de garantir que o custo previsto não será alterado;

Comunicação em Tempo Real – Qualquer problema que ocorra durante a viagem pode ser comunicado imediatamente ao setor responsável, bastando que o motorista envie uma mensagem através do computador de bordo. Isto permite que o setor responsável pelo problema (Venda, Logística ou Manutenção) defina qual estratégia adotar para resolução do mesmo o mais rápido possível;

Monitoramento do Tempo que o Motorista Leva nas Paradas – O TMS permite que o departamento de Logística tenha o controle de quantas vezes o motorista parou, e quanto tempo ele levou em cada parada (Tempo de carga e descarga no cliente). Este recurso permite ao controlador do sistema a capacidade de avaliar o desempenho do motorista durante o trajeto, inibindo paradas desnecessárias;

Controle Total do Veículo – O controlador de tráfego acompanha através de registros do sistema em tempo real, a velocidade do veículo. É essencial este controle para os casos de excesso de velocidade, onde possibilitará que sejam tomadas as medidas preventivas com intuito de evitar multas e acidentes. Permite ainda o envio de comandos como: travamento do baú, ligar e desligar a sirene de aviso, e bloqueio do veículo (Corta de óleo);

Segurança - Permite inserção de áreas de riscos no sistema, ou seja, áreas onde é comumente ocorrem assaltos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com