TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Verde

Ensaios: Tecnologia Verde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 7

TECNOLOGIA VERDE

RESUMO

Este presente trabalho visa como objetivo principal levar a compreensão sobre Plano de Negócios. Baseado nas obras e análises de Chiavenato e Meireles em que o plano de negócios é citado como ferramenta e documento de grande importância para empreendedores. Serão relato alguns passos para a elaboração do plano, de forma que o mesmo tenha uma forma simples e singela. Define-se aqui que o plano como o início, o meio e o fim de uma criação e manutenção de um empreendimento. Relata-se ao final algumas informações sobre inovação empresarial, ferramenta utilizada para a criação de um produto ou a reformulação do mesmo.

.

Palavras-chave: Empreendedor. Plano de Negócios. Planejar.

1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que para o empreendedor ter sucesso em sua criação empresarial, o mesmo precisa gerar seu negócio e fazer de maneira com que se sustente. Não bastando apenas criar o próprio negócio, significa usufruir de várias ferramentas como: planejar, controlar, administrar todos os assuntos, recurso e atividades relacionadas ao negócio.

Além de conhecer profundamente a sua empresa e seus clientes, agregam valor a isso, deve-se fazer o balanceamento entre o racional e o emocional. Fixar-se em metas e objetivos futuros como: missão e visão e alocar meios para se chegar ao sucesso.

Para que tudo isso esteja devidamente claro e organizado, o empreendedor contará com a ajuda do “plano de negócios” plano este que estará à ideia definida de negócio, o inicio de tudo.

Entende-se como Plano de negócios um documento para “planejar”. Planejar é definir objetivos e os meios para alcança-los. Cita-se como uma ferramenta de planejamento empresarial, cujo maior objetivo é determinar a viabilidade de um negócio, se realmente será vantajosa à aplicabilidade do dinheiro.

Além de alocar todas as ideias em seus devidos lugares, incluindo sumário, sumário executivo, o objetivo e fatores chaves, um bom plano é uma porta para novos investidores e financiamentos, corroborando assim para uma expansão.

2 PLANO DE NEGÓCIOS

Sabe-se que o plano de negócios é a conclusão de uma ideia e a ação de planejamento de algo que desejasse criar.

Conforme Chiavenato (2007, p.131):

O planejamento produz um resultado imediato: o plano. Todos os planos têm um propósito comum: a previsão, a programação e a coordenação de uma sequência lógica de eventos, os quais, se bem-sucedidos, deverão conduzir ao alcance do objetivo que se pretende. Geralmente, um plano é um curso predeterminado de ação sobre um período especificado de tempo e proporciona respostas às seguintes questões: o que, quando, como, onde e por quem. Na verdade, é uma tomada antecipada de decisões sobre o que fazer, antes de a ação ser necessária. Planejar consiste em simular o futuro desejado e estabelecer previamente os cursos de ação exigidos e os meios adequados para atingi-los.

Já Malheiros (2005, p.196) dá-se uma ideia sobre plano de negócios:

[...] Um plano de negócios consiste em dar respostas, cuidadosamente organizadas, a uma série de perguntas consideradas vitais para quem pretende começar uma empresa próspera.

Mas um plano empresarial é mais que um documento. Ele consiste num processo por meio do qual você vai conhecer melhor sua futura empresa, além de avaliar a viabilidade de sua implementação.

Pode-se assim dizer que ambos os autores citados acima tem a mesma percepção do que são os aspectos que norteiam sobre plano de negócios em que ambos concordam que para se criar é preciso planejar, esse é o primeiro caminho.

2.1 COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGOCIOS

Dispuser um Plano de negócios é um desenho lógico e organizado de olhar para todos os aspectos mais importantes de uma ideia de negócio.

Conforme a figura a seguir o Sebrae desenvolveu um esboço de plano de negócios para ajudar novos empreendedores .

FIGURA 1 – ROTEIRO ESQUEMATIZADO PARA O PROJETO DO NEGÓCIO, SEGUNDO O SEBRAE

FONTE: SEBRAE. Como abrir seu próprio negócio. Brasília: Sebrae, 1992

Entende-se pelo esboço uma maneira muito mais prática e rápida para elaborar o plano de negócios, Um apropriado plano de negócios carece oferecer ao seu leitor uma adequada ideia geral dos seus principais conteúdos, mesmo após uma precisa leitura de não mais de 15 minutos. A formatação, sublinhados, espaços em branco e ilustrações fazem uma ampla diferença. Os sumários são, também, de grande acuidade. Os pontos principais necessitam surgir com tanta assiduidade como aparecem num aspecto oral.

Segundo Chiavenato (2007, p.135) cita sobre a elaboração de um plano de negócios:

Todo novo empreendimento deve ser visualizado do ponto de vista de um plano de negócio completo e que contenha todos os elementos importantes para caracterizá-lo adequadamente. O plano deve trazer a descrição do setor, a natureza jurídica do negócio, a estrutura organizacional da empresa, os relatórios financeiros simulados, um plano estratégico e um plano operacional.

Na verdade, a elaboração completa de um plano de negócio para uma empresa de grande porte está acima dos objetivos deste livro introdutório, mas o empreendedor deve ter plena consciência da importância do processo de planejamento.

.

Deve-se assim encontrar meios de elaboração que proporcionem a praticidade para desenvolver o plano de negócios, sendo de forma singela e de fácil compreensão. Um plano será mais ou menos extenso consoante a seu caráter e propósito. Incluem-se definições da empresa e da equipe de gestão, para serem expostas a terceiros. Necessita-se de um apropriado sumário executivo que se sustenta por si próprio. Inclui-se análise detalhada, planos, representações ou plantas.

A seguir, apresenta-se o exemplo de um plano de negócio composto de partes fundamentais envolvendo as características do negócio com simulações:

1. Sumário executivo: texto de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com