TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE

Por:   •  31/5/2016  •  Artigo  •  2.658 Palavras (11 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 11

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE

UNIP - Goiânia

Wallison Junior Cardoso Soares Silva

RESUMO

TI Verde, um novo termo muito usado ultimamente tanto por empresas voltada para o segmento da computação como para as que usam ferramentas digitais para desenvolver suas tarefas rotineiras. Como a maior preocupação hoje é a sustentabilidade e o futuro do planeta, o maior desafio é agregar tecnologia inovadora que tragam melhorias para a empresa reduzindo custos sem prejudicar o desenvolvimento. Para isso é necessário de bons profissionais criativos, preocupado com o destino do meio ambiente. Assim, além da apresentação sobre conceito de TI Verde, também associará algumas ideias para aplicabilidade das práticas que pode reduz custos para a empresa e diminuir o deposito de gás carbônico e descarte em locais indevidos de sucata eletrônica.

Palavras-chaves: TI Verde. Sustentabilidade. Inovação. Gás carbônico. Desenvolvimento.

1 Introdução

As questões envolvendo os problemas ambientais, o consumo desenfreado de recursos não renováveis e o crescimento econômico sem uso de ferramentas do desenvolvimento sustentável tornaram-se uma grande apreensão por boa parte do mundo [FRIO, LUNARDI, SIMÕES, 2014]. Essas preocupações atingiram todos os setores da economia, o que leva as mais diversas medidas para extinguir ou amenizar o impacto direto no meio ambiente.

Na área de TI não é diferente, sendo que boa parte da eletricidade consumida (trabalho que emitir gases estufas), quantidade de materiais não renováveis utilizados na produção dos equipamentos, bem como descarte de matérias obsoletos em locais inadequados, é um dos grandes contribuintes na agressão do meio ambiente [ALVES, LUNARDI, SALLES, 2012].

Com os elevados níveis de produção aquecidos pelo mercado consumidor tecnológicos referente a computadores e a vontade insaciável dos mesmos em manter-se sempre antenados com as novidades, resultou em inquietações que antes não existiam: reciclar ou buscar outras alternativas para os materiais dos equipamentos descartados, onde cada dia os recursos ficam mais escassos [AGUILAR, 2009].

Assim o conjunto de práticas para tornar mais sustentável e menos prejudicial o uso da computação é conhecido como TI Verde. Embora seja um termo novo, já é muito difundido pelas empresas principalmente pelo fato de reduzir boa parte dos custos, quanto em eficiência para minimizar danos ambientais, garantido um retorno mais saudável para as mesmas.

Desse modo, esse trabalho tem por finalidade exemplificar sobre o termo, suas aplicabilidades e inovações que vem sendo desenvolvidas sobre uma TI sustentável. Além de associar a ideia de adesão aos cursos superiores de matérias relacionadas, como já acontece em algumas instituições.

2 Conceitos

2.1 TI Verde

Nos últimos anos o assunto mais discutido no mundo tanto por empresas como governos é Sustentabilidade, sempre buscando ferramentas e métodos para amenizar impactos ambientais.

Com o aumento da preocupação com essas questões, até mesmo o segmento da tecnologia e computação deve se adaptar [CLAUDEMIR, 2013], já que boa parte do lixo eletrônica vem dessa indústria.

O termo TI Verde muito discutido e presente em constantes campanhas publicitárias e mídias atuais é uma junção dos conceitos de TI com sustentabilidade econômica e ecologia. A definição para TI Verde seria um conjunto de práticas para tornar mais sustentável e menos prejudicial o uso da computação [AGUILAR, 2011]. De acordo com Fabio Pacheco de Aguilar [2009, p. 36]:

É um termo politicamente correto utilizado por grandes empresas, eventos e políticos em todo o mundo, apenas algumas empresas estão levando a sério esse assunto, e a maioria visando mais questão de lucro e da propaganda alcançados pela ação do que a real preocupação com o meio ambiente.

Mesmo assim, se as empresas adotarem a ideia e aplica-la corretamente o meio ambiente e o futuro pode ser mais promissor. As aplicações de TI Verde vai desde o processo de fabricação dos componentes, administração, utilização dos equipamentos e ao descarte da sucata eletrônica.

Dentre muitas das preocupações a economia de energia e corte de gastos sempre foi a maior para as empresas. No ramo da TI não é diferente, os data centers, por exemplo, costumam ser os maiores sugadores de energia elétrica da companhia, chegando a metade do consumo da instituição responsabilidade da TI [AGUILAR, 2009].

2.1 Sustentabilidade

Segundo Caio Cesar Ferreira [FERREIRA, ANO, p. 9], “O termo sustentabilidade é um substantivo feminino, que tem sua forma alatinada o somatório dos vocábulos sustentável e idade, incorporando a dimensão de longo prazo.”

O conceito de sustentabilidade (ou desenvolvimento sustentável) surgiu em 1987, após manifestação da ONU sobre a agressividade que estava tomando o desenvolvimento econômico, principalmente nos países já desenvolvidos [SANTOS, 2010]. Entende-se então por desenvolvimento sustentável aquilo que atende às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras quanto sua precisão [PRADO, 2010].

2.2 Créditos de Carbono

Antes de tudo é necessário dar definição sobre efeito estufa e Protocolo de Kyoto. O efeito estufa nada mais é que um fenômeno natural que mantém a temperatura ideal para haver vida na Terra. O excesso de deposito de gases estufa (CO2, Metano, Enxofre...) no planeta, faz com que mais calor seja retido na superfície, provocando aquecimento global [SANTOS, 2010].

Em 1997, 189 países membros das Nações Unidas se reuniram em Kyoto, no Japão, e assinaram um tratado comprometendo-se a reduzir a emissão dos gases estufa em 5% em relação ao ano de 1991. O tratado entro em vigor em 2005, e os países deviam atingir meta até 2008.

Um dos mecanismos a que os países desenvolvidos podem recorrer para cumprir a meta é comprar créditos de carbono de países que diminuíram suas emissões, por exemplo, uma empresa de qualquer segmento e país, pode desenvolver um projeto, que passa pela avaliação de órgãos internacionais e, se aprovado, é elegível para gerar créditos. Sendo negociável diretamente com empresas ou por meio da bolsa de valores [SANTOS, 2010].

2.3 Descarte eletrônico

A relação de como as empresas se desfazem dos ativos de TI, refere-se ao descarte sustentável, para tanto, o termo prevê que a sucata não seja descartada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com