TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia verde

Pesquisas Acadêmicas: Tecnologia verde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.065 Palavras (9 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 9

Tecnologia verde

TI VERDE

Introdução

1.1 Cenário atual – A utilização dos computadores em números. Hoje vivemos na companhia de computadores em casa em todos os lugares, os PCS anos atrás era artigo de luxo, hoje é necessidade.

Os preços caíram 14% nos últimos seis anos, segundo a eletros (associação nacional de fabricantes de produtos eletroeletrônicos). A entidade calcula que 19% dos lares brasileiros tem um microcomputador somando novos e velhos equipamentos, o brasil possui atualmente 40 milhões de computadores em uso corporativo e domestico.

1.2 O lixo Eletrônico

No brasil, com tantos equipamentos novos chegando as lojas todos os anos ,sem leis que regulamentam o destino do lixo tecnológico, cerca de um milhão de computadores são jogados fora anualmente. Apesar de uma parte desses resíduos serem aproveitados grande parte são produtos químicos e venenosos ou metais pesados como mercúrio, cadmio e o chumbo.

1.3 Matérias utilizados em um computador

O estudo mostra que a fabricação de um computador é muito mais material intensiva- em termos de peso do que a fabricação de eletrodomésticos da linha branca, como refrigeradores e fogões ,e ate mesmo do que a fabricação de automóveis. Esses produtos exigem apenas de 1 a 2 vezes e seu próprio peso em combustíveis fosseis.

1.4 Metais preciosos nos computadores

Nos últimos cinco anos, o preço do índio aumentou seis vezes, tornando-o hoje mais caro do que a prata. E como sua produção depende da mineração do zinco, não e possível produzir mais, porque não há produção suficiente de zinco. Além do que as reservas minerais são limitadas.

E o índio não é o único exemplo. O preço de mercado de outros metais necessários a indústria eletrônica, mesmo que em pequenas quantidades, também disparou.

2. Computação verde Começa a ganhar força

Nicholas carr, escritor e autor de um blog especializado em economia recentemente calculou que, como resultado de suas atividades no plano virtual, cada um dos cerca de 15 mil residentes que, em media, ficam conectados ao mesmo tempo no site, consome quase a mesma eletricidade que a media de uma pessoa no brasil na vida real. Os habitantes do second Life .

O consumo de energia aumenta em função da ascensão da internet, é claro mas também pela forma como os computadores, historicamente, vêm sendo projetados :

Para maximizar o desempenho a qualquer custo. Algumas das principais empresas d setor como AMD -DELL- HEWLETT-PACKARD- IBM-INTEL- MICROSOFT E SUN- lançaram o consórcio grade verde, dedicado a reduzir o consumo dos centros de dados.

Três soluções em particular poderiam ajudar a primeira é o processador Multinuclear.

A segunda solução seria usar fontes de energia mais eficientes.

A terceira solução é o uso mais cuidadoso dos sistemas de resfriamento.HP desenvolveu um sistema chamado de Dynamics smart colling.

2.1 TI verde vai muito além de hardware

Em um momento em que as companhias mundiais têm dedicado mais atenção em construir ambientes verdes de tecnologia. Segundo dados da IBM, os data centers consomem atualmente o dobro de energia de cinco anos atrás. Esse volume devera dobrar novamente nos próximos quatro anos.

3. Aspectos legais e normativos

A preocupação com politicas de proteção ambiental em tecnologia fez com que cada vez mais grandes empresas reduzisse mais a energia. Podemos considerar algumas leis :lei 6938/1981. Politica nacional do meio ambiente que leva aos recursos ambientais em escassos. Que sua produção ora escassos degradação e geram reflexos. E assim outras leis de crime e de ação popular e publica.

3.1 ISO-14.001

A Iso-14001 é uma norma internacional, que estabelece as melhores praticas a serem adotadas na condução do sistema de gestão ambiental de uma empresa.

A norma ISO14001 inclui os elementos centrais do sistema de gestão ambiental para a certificação .

4. Custos

Uma das coisas que todas as empresas, não só elas ,estão se preocupando, é como a eminente falta de energia que esta para ocorrer. O maior consumo de energia vem dos datas centers. A IBM conseguiu reduzir de 40% a 50% dos gastos com Data Center, com medidas muito simples começaram a pensar em a ocorrer. O maior consumo de energia vem dos datas centers. A IBM conseguiu reduzir de 40% a 50% dos gastos com Data Center, com medidas muito simples começaram a pensar em TI verde.

4.1 Você realmente pode economizar

Pesquisas mostram que empresas que trabalham para diminuir o impacto ambiental. Usam por exemplo com os processadores DUO E QUAD CORE, que apesar de terem mais núcleos ,consomem menos energia que os processadores mais antigos. Uma tecnologia pra obter cortes de gastos é na conta de luz implementação de servidores blades,que são finos e consomem menos espaços no centro de processamento de dados.

4.2 Ser verde vai ajudar a reduzir o impacto de uma iminente crise energética

Hoje em dia fornecedores de energia estão lutando para atender a demanda que graça ao consumo de servidores, o consumo global de energia dobrou nessa demanda

4.3 Ser verde traz uma boa imagem

Este é o tipo da publicidade que vem com algo positivo quando associado á empresa. Além de você estar economizando você acaba servindo como exemplo para outras empresas entre também na TI verde.

5. Responsabilidade das empresas de TI

Oferecer equipamentos de material reciclável, ou que dissipem menos calor ou simplesmente que estes fornecedores realzem a coleta de lixo eletrônico,são critérios que podem ser bem adotados e servirem de responsabilidade pelos consumidores finais.

Geralmente na visão das empresas ,o marketing e o retorno financiado são os principais em vantagens que mais invistam em questões ambientais. Mesmo com todo movimento relacionado a TI verde ainda existem pessoas que não se indentificam com o movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com