TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.050 Palavras (13 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 13

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO[pic 1]

C98810-3 FILIPE RIBEIRO DE SOUSA GUERRA

N901FC-8 ABIMAEL ARAÚJO SOUZA

N777AD-7 VICTOR HUGO RODRIGUES DE MELO

B9007F-7 MAICON WILSON GONCALEZ

DESENVOLVIMENTO DE UM SITE EM XHTML

Tecnologia da Informação Verde

        

Brasília– DF

2016


INTRODUÇÃO

        Neste trabalho dissertaremos sobre o conceito, aplicações e benefícios da Tecnologia da Informação Vede (TI Verde). Serão abordadas as definições fundamentais do tema em consonância com os âmbitos e estágios de aplicações dos conceitos. Adicionado a isso, discutiremos os métodos e ações mais simples e eficientes de inserção de tais conceitos no âmbito social, bem como o papel do desenvolvimento tecnológico de forma responsável em relação a manutenção dos recursos naturais do planeta. Por fim, discutiremos a importância dos veículos de mídia na divulgação desta ideia, que é o foco principal do desenvolvimento do site.

        Este trabalho possui dois objetivos principais. O primeiro deles é demonstrar a importância de idealizar, produzir e utilizar tecnologia de forma responsável para com o meio ambiente. Para isso, é preciso dominar as ferramentas necessárias para promover tal atitude, evidenciando os resultados da não adoção de políticas sustentáveis (impactos). O segundo objetivo é produzir um site em xhtml que funcionará como um divulgador de notícias que sejam pertinentes ao tema.

        A organização empregada na disposição das informações foi realizada em quatro partes. Primeiramente, são definidos os conceitos principais acerca do tema sendo, por conseguinte, listadas suas principais aplicações. Somado a isso, a terceira abordagem demonstra os principais benefícios que tornam a TI verde aplicável no ramo corporativo. Por fim, são discutidos os principais tópicos que tornam o tema uma tendência social, bem como o vínculo dos veículos de mídia neste processo.

        A metodologia de pesquisa utilizada na confecção das informações presentes neste trabalho teve como base artigos acadêmicos e científicos de universidades, nacionais e internacionais, bem como artigos e publicações de especialistas, disponíveis em sites e revistas relacionadas ao tema.

2 OBJETIVOS

2.1 GERAL

Pesquisar e dissertar sobre Tecnologia da Informação Verde (TI Verde) e elaborar um site em XHTML sobre o tema.

2.2 ESPECÍFICO

São objetivos específicos deste trabalho:

  • Pesquisar e dissertar sobre as diversas aplicações sustentáveis em TI;
  • Pesquisar e dissertar sobre as iniciativas corporativas acerca do tema;
  • Pesquisar e dissertar sobre a otimização e gerenciamento de equipamentos;
  • Pesquisar e dissertar sobre a aplicabilidade da TI Verde na sociedade;
  • Elaborar um site com base nas dissertações utilizando XHTML e CSS.

3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE

 

        A Tecnologia da Informação (TI), pode ser compreendida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação, tendo como principal objetivo a automatização de processos. É um dos componentes mais importantes do ambiente empresarial atual pois, quando bem utilizada, traz vantagens com a sua adoção, uma vez que diminuem custos, aumentam a produtividade e melhoram a qualidade de seus serviços.

Por essas características a TI está presente, atualmente, em praticamente todos os ramos do conhecimento humano. Isso se deve ao fato de que, a partir do momento em que a sociedade passou a considerar a informação como sendo um patrimônio, capaz de moldar e solidificar a estrutura de instituições, as entidades constituintes da mesma condicionaram-se a desenvolver e implementar técnicas de gerenciamento de informações.

Nos dias atuais, a tecnologia, é um dos grandes responsáveis pelo consumo dos recursos naturais do planeta. Nas últimas décadas, como resultado da Revolução Tecnológica, o consumo exagerado passou a ser um comportamento social ascendente, de modo que os motivos que impulsionaram o desenvolvimento tecnológico da sociedade estavam relacionados, apenas, ao que a natureza sempre teve a oferecer, omitindo não só os danos causados a ela como nossa responsabilidade diante do gerenciamento de seus recursos finitos, principalmente para com as próximas gerações.

Nesse sentido, Sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Desse modo, é visível a relação entre os conceitos sustentáveis e o desenvolvimento econômico social, ambos caminhando paralelamente e sendo inseridos e aplicados em todos os segmentos sociais.  

 Para atingir a sustentabilidade tecnológica é preciso a união entre a sociedade, a economia e o meio ambiente. A sociedade, porque precisamos nos respeitar, organizar e chegarmos a um consenso em relação as atitudes que faremos, para então fazer o mesmo pelo meio ambiente. Além disto o ser humano está integrado ao planeta, precisa dos recursos naturais para sobreviver, e portanto, é a parte principal desta equação.

Dessa maneira, surge o conceito Tecnologia da Informação Verde, TI Verde ou Green IT, expressão utilizada para agregar valores sustentáveis a produção, desenvolvimento e consumo de tecnologia. O objetivo dessa tendência é eliminar ou minimizar os impactos ambientais causados pela produção de tecnologia, através de planos de ações que envolvem a utilização eficiente de energia, o uso de matérias primas que não destruam a natureza e o consumo adequado de recursos tecnológicos, com o intuito de que os mesmos sejam descartados e/ou reutilizados de maneira responsável. A importância para os negócios, sociedade e futuro do planeta faz com que a TI Verde conquiste espaço e destaque em comunidades técnicas e científicas que, através de pesquisa e desenvolvimento, atuarão diretamente no sucesso e na inovação tecnológica que auxilie o desenvolvimento sustentável.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com