TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência e tecnologia em alimentos saudáveis

Relatório de pesquisa: Ciência e tecnologia em alimentos saudáveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

Ciencia e tecnologia em saude

O desenvolvimento tecnológico tem sido uma busca constante do ser humano, desde os tempos mais remotos, e que, sistematicamente, vem determinando não só a sua sobrevivência na Terra como também a sua capacidade de dominação e transformação. A descoberta do fogo, a invenção da roda até os instrumentos tecnológicos mais avançados, que facilitam a vida humana na atualidade, exemplificam esta evolução tecnológica pretendida e conquistada.

A ciência contribui, inegavelmente, para que o desenvolvimento tecnológico aconteça, sendo a Revolução Científica ocorrida nos séculos XVI e XVII o marco mais importante destas transformações, pois a visão do mundo medieval, que se baseava na filosofia aristotélica e na teologia cristã, mudou consideravelmente.A associação entre tecnologia e ciências da saúde nasce em um momento histórico caracterizado por profundas transformações econômicas e sociais, além de mudanças epistemológicas. A Revolução Industrial e a Segunda Guerra Mundial uniram ciência e tecnologia, passando-se ao uso de equipamentos cada vez mais sofisticados, em diversas áreas do conhecimento.

Especialmente no século XX, o conhecimento detalhado das funções biológicas em níveis celulares e moleculares e o desenvolvimento de antibióticos alavancaram áreas da Medicina como a cirurgia e a anestesiologia, através da utilização de novas tecnologias que oportunizaram manter os processos fisiológicos normais, mesmo durante prolongadas intervenções cirúrgicas.

Sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES visa ser a base para operacionalizar os Sistemas de Informações em Saúde, sendo estes imprescindíveis a um gerenciamento eficaz e eficiente do SUS. Automatizar todo o processo de coleta de dados feita nos estados e municípios sobre a capacidade física instalada, os serviços disponíveis e profissionais vinculados aos estabelecimentos de saúde, equipes de saúde da família, subsidiando os gestores (MS, SES, SMS, etc.) com dados de abrangência nacional para efeito de planejamento de ações em saúde.Dar transparência a sociedade, pelo site, de toda a infra-estrutura de serviços de saúde bem como a capacidade instalada existente e disponível no país. Ser, junto com o CNS, o principal elo entre todos os sistemas do SUS.

O sistema coleta os seguintes dados:

Informações básicas gerais;

Endereçamento/Localização;

Gestor responsável (SMS, SES, etc.);

Atendimento prestado (Internação, Ambulatório, etc.);

Caracterização (Natureza, Esfera, Ret. Tributos, etc.);

Equipamentos (RX, Tomógrafo, ultra-som, etc.);

Serviços de Apoio (SAME, S. Social, Lavanderia, etc.);

Serviços Especializados (Cardiologia, Nefrologia, Farmácia, etc.);

Instalações Físicas (leitos, salas, etc.);

Profissionais (SUS, Não SUS, CBO, Carga horária, etc.);

Equipes (ESF, PACS, etc.);

Cooperativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com