TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendências No Mercado

Artigo: Tendências No Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Tendências do mercado de trabalho e políticas de educação profissional

• As atuais tendências do mercado de trabalho, derivadas do comportamento dos setores produtivos, nos indicam as seguintes tendências: Crescimento do setor de serviços, crescimento de emprego atípico, incremento de pequenas e médias empresas, aumento e mudanças de emprego durante a vida ativa dos trabalhadores, incremento de trabalho não manual (aumento de atividades intelectuais) e aumento de risco de desemprego tecnológico podem ser enumeradas as seguintes:

Maior velocidade de informação;

Diminuição do ciclo de vida dos produtos;

Maior flexibilidade das tecnologias;

Substituição da matéria-prima;

Incremento da automatização;

Perda da vigência da mão-de-obra de menor qualificação e

Aumento considerável de área ocupacional.

Por diferentes razões, a oportunidade de mudar de atividade profissional é uma realidade para milhares e milhares de trabalhadores. Nesse sentido, quanto mais eclética for a formação do trabalhador, maiores chances de inserir-se no mercado de trabalho, no qual torna-se cada vez mais difícil encontrar uma ocupação.

Fonte: Ifes/2014

Tendências do mercado de trabalho e políticas de educação profissional (continuação)

A educação profissional para o trabalho e no trabalho atualmente deve estar vinculada com formas de trabalho ligadas à permanente inovações tecnológicas, o que gera uma constante incerteza. Deve estar voltada a preparar trabalhadores capazes de aprender permanentemente a conviver com a mudança, suficientemente flexíveis para desempenhar uma ampla gama de ocupações, enfrentar a mobilidade trabalhista e adaptar-se rapidamente a novas condições de trabalho, independentemente do nível ocupacional que atuam. A educação profissional nos níveis básico, técnico e tecnológico de dar grande importância ao desenvolvimento de atitudes, habilidades, destrezas e conhecimentos necessários para que os trabalhadores possam adaptar-se facilmente ás novas exigências do mercado de trabalho em contínua mudança.

Cada trabalhador em função das características do trabalho a ser realizado em sua ocupação, deveria possuir,

Além das qualificações técnicas específicas necessárias para realizar esse trabalho, o nível adequado de

Competências do tipo antes assinalados. A adoção destes conceitos representaria uma mudança radical na maneira de conceber a educação profissional e, por sua vez, introduziria modificações substanciais nos processos de certificação e na estrutura do sistema normativo de competências profissionais.

Fonte: ISTEFFE N, Ivo. Tendências do mercado de trabalho e políticas de educação profissional. In: A construção da proposta pedagógica do Senac Rio. Rio de janeiro, 2014, p. 72-80

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com