TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tensões e deformações em soldagem

Por:   •  4/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 7

 

F P S - Unidade 03  

Atividade 07 Tensões e deformações em soldagem 

  1. Explique como podem surgir tensões residuais em juntas soldadas? Quais as consequências da permanência dessas tensões nas juntas soldadas?

A soldagem, particularmente nos processos por fusão, é caracterizada por um aquecimento localizado das peças, permanecendo o restante destas em temperaturas muito inferiores. As regiões aquecidas tendem a se dilatar, mas esta dilatação é restringida pelas partes adjacentes submetidas a temperaturas menores, o que resulta no desenvolvimento de deformações elásticas e plásticas concentradas nas regiões aquecidas. Devido à deformação plásticas localizada, ao final do processo de soldagem, tensões internas (residuais) permanecem na junta soldada que ainda tende a apresentar mudanças permanentes de forma e de dimensões (distorções). Tensões residuais não são visíveis diretamente, mas afetam o comportamento da junta soldada em diferentes aspetos, como por exemplo, fazendo com que haja formações de trincas, mudanças na resposta à fadiga, à tendencia a fratura frágil e a corrosão.  As tensões residuais são as tensões elásticas existentes em um corpo sem a existência de carregamentos externos ou gradientes de temperatura que permanecem na peça quando todas as suas solicitações externas são removidas. Essas tensões aparecem frequentemente em peças submetidas a diferentes processos térmicos ou mecânicos. Se um objeto for aquecido e resfriado de modo uniforme e não existirem restrições as suas variações dimensionais, estas não resultam em efeitos mecânicos importantes no objeto, isto é, após o ciclo térmico, o objeto não deverá apresentar tensões residuais e/ou distorções.  Contudo, se a variação de temperatura não for uniforme ao longa da peça ou se esta não puder se expandir ou contrair livremente durante o ciclo térmico, tensões residuais e/ou distorções podem se desenvolver. As tensões residuais podem contribuir para o aparecimento de vários problemas em juntas soldadas. A presença de tensões residuais é mais importante para fenômenos que ocorrem em baixos níveis de tensão (inferiores ao limite de escoamento do material) como a fratura frágil, fragilização pelo hidrogênio e a corrosão sob tensão. Em estruturas de materiais frágeis submetidas a um carregamento, tensões residuais de tração podem precipitar a ocorrência da falha por fratura frágil.

  1. Explique a formação de flambagem em uma junta soldada? E quando ela pode representar um risco a componentes estruturais?

Ocorre quando a tensão axial de compressão for suficientemente elevada, uma força lateral infinitamente pequena pode causar uma deformação lateral grande do perfil. Esta instabilidade é um risco em componentes estruturais que atuam sob compressão, particularmente naqueles longos e delgados.

  1. Como pode ocorrer a falha por fadiga em um componente soldado?

 Em um sentido amplo, fadiga envolve a deterioração de propriedades de um material devido a aplicação neste de esforços mecânicos de intensidade variável. É a forma mais comum de falha em componentes mecânicos submetidos a tensões que variam com o tempo, estando associada com grandes desastres e acidentes. A presença de tensões residuais por tração pode ter um efeito negativo no seu desempenho a fadiga, aumentando localmente o valor da solicitação mecânica e facilitando a nucleação inicial da trinca de fadiga junto da solda.

  1. Como pode se desencadear a corrosão sob tensão em um componente soldado?

Na presença de um ambiente agressivo, trincas de corrosão podem se desenvolver de forma acelerada devido a presença de tensões de tração. No caso de aços estruturais ao carbono ou de baixa liga, por exemplo, este fenômeno é desencadeado pelo contato com hidróxidos ou com sulfeto de hidrogênio. Em estruturas soldadas, as tensões residuais são muitas vezes suficientes para o desenvolvimento de corrosão sob tensão dependendo do material e do ambiente.

  1. Que mecanismos atuam no desenvolvimento de fratura frágil em um componente soldado do ponto de vista metalúrgico?

A fratura frágil de um componente metálico pode ter se desenvolvido por diferentes mecanismos (por fadiga, por exemplo), e pode ocorrer de duas formas básicas, do ponto de vista metalúrgico:

  • Dúctil -> o crescimento da trinca é controlado por deformação plástica e tende a exigir uma quantidade relativamente elevada de energia.

  • Na fratura frágil -> a quantidade de deformação associada tende a ser muito pequena e o crescimento da trinca é controlado pela quebra de ligações dentro dos grãos (clivagem) ou ao longo de seus contornos.
  1. Que fatores são associados à formação de trincas em componentes soldados? 

Estas trincas podem ser associadas basicamente a dois fatores:

  • Uma solicitação -> isto é tensões mecânicas de tração.
  • Incapacidade de fragilização -> muitas vezes momentânea, do material de acomodar esta solicitação deformando-se plasticamente.

Fragilização da região da solda e de regiões adjacentes a solda pode ocorrer durante a após a soldagem por:

  • Formação de filmes de liquido em contornos de grão a alta temperatura.
  • Crescimento de grão.
  • Presença de hidrogênio dissolvido no material.
  • Precipitação.

  1. Descreva três métodos de alivio de tensões em juntas soldadas e identifique as limitações dos mesmos.

O nível de tensões residuais em uma junta soldada pode ser diminuído reduzindo-se a quantidade de calor fornecido a junta ou a quantidade de metal depositado. Na pratica, isto pode ser feito otimizando-se o desenho do chanfro (reduzindo o ângulo do chanfro ou usando preparações simétricas, por exemplo) e evitando depositar material em excesso (evitando reforço excessivo em soldas de topo ou minimizando o tamanho de solda de filete). A seleção de processos de maior eficiência térmica (fonte de maior intensidade) é uma possível alternativa de controle, mas difícil de ser justificável economicamente em muitos casos. Tensões residuais também podem ser reduzidas pelo uso de metal de adição com a menor resistência mecânica permissível no projeto, assim como uma redução dos vínculos externos da junta soldada (minimizando, dessa forma, as tensões de reação). Após a soldagem, as tensões residuais podem ser aliviadas em uma peça ou estrutura por métodos térmicos ou mecânicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com