TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceirização De Impressão

Exames: Terceirização De Impressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

A busca de uma melhor prestação dos serviços pelo setor público e uma cobrança cada vez maior da população pelo aproveitamento adequado do dinheiro público vem de encontro com o fenômeno da terceirização, que está sendo bastante disseminado nos últimos anos.

Nas instituições existem áreas que estão ligadas diretamente a atividades fins como, por exemplo, em um hospital o atendimento clínico e existem outras que dão o suporte para o funcionamento de uma forma geral as atividades, como exemplo recursos humanos, limpeza e a área de tecnologia da informação.

A área de TI em uma organização representa um custo muito alto e um dos serviços que demandam mais recursos e é bastante utilizado é o de impressão, pois agrega vários fatores e envolvem outros setores da empresa como almoxarifado, compras, logística. Optando por terceirizar a responsabilidade de toda a cadeia é transferida para uma empresa especializada.

A transferência de responsabilidade de uma atividade não implica dizer que sua importância será diminuída, pelo contrário devido a essa escolha é que se deve aumentar ainda mais o poder de controle e cobrança para que os resultados esperados como a melhoria no serviço, redução de custos e responsabilidade ambiental sejam atingidos.

Neste trabalho será demonstrado o impacto da terceirização da administração dos recursos de impressão, apresentando um comparativo entre o cenário anterior, atual e as dificuldades para sua implantação do modelo, tendo como base de estudos entidades públicas do estado de Pernambuco de diversos segmentos da sociedade como saúde, educação, ambiental e fiscal.

1.1 Pergunta de Pesquisa

Diante do que foi exposto anteriormente, surgiu à seguinte pergunta de pesquisa: Qual o comportamento dos usuários após a implantação da terceirização de impressão?

1.2 Objetivos

A seguir, serão apresentados o objetivo geral e os objetivos específicos deste trabalho acadêmico.

1.2.1 Objetivo geral

O objetivo geral deste estudo acadêmico é analisar o impacto da terceirização de impressão em órgãos públicos do estado de Pernambuco, verificando como funciona o sistema, suas vantagens, desvantagens e os resultados obtidos

1.2.2 Objetivos específicos

• Analisar as vantagens e desvantagens da implantação do projeto;

• Analisar os indicadores de impacto ambiental;

• Medir o nível de satisfação de alguns gestores com o projeto;

1.3 Justificativa

O tema desenvolvido neste trabalho é interessante do ponto de vista acadêmico, pois mostrará de maneira detalhada todo o processo para implantação de um projeto de terceirização de impressão, analisando seus impactos na organização, suas vantagens e desvantagens. Após a finalização do trabalho poderemos concluir se o sistema e benéfico para a organização e se poderia ser estendido para outras áreas.

1.4 Organização

Este trabalho acadêmico está dividido em cinco capítulos:

Capítulo 1 – Introdução: descrição sucinta do que o trabalho irá abordar, além de apresentar a pergunta da pesquisa e descrever os objetivos a serem alcançados, bem como as justificativas para realização deste estudo acadêmico.

Capítulo 2 – Fundamentação Teórica: será apresentado o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com o objetivo de obter um embasamento teórico através das obras dos autores especialistas no assunto exposto.

Capítulo 3 – Método do trabalho: Serão apresentados os procedimentos metodológicos utilizados para a obtenção das informações que serviram como base para o desenvolvimento deste estudo, bem como os artefatos utilizados para isso.

Capítulo 4 – Resultados: Serão informados os resultados obtidos através de estudo.

Capítulo 5 – Considerações finais: Será realizada a exposição das conclusões do presente trabalho, além de suas limitações e possíveis trabalhos a serem realizados futuramente sobre o tema exposto.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Para uma melhor compreensão dos assuntos abordados neste trabalho acadêmico, serão apresentadas neste capítulo as definições e argumentos teóricos que servirão como embasamento desta pesquisa.

2.1 Histórico da Impressão

A invenção da imprensa só foi possível pela invenção e refinamento das técnicas de fabricação de papel na China ao longo de vários séculos. Muito antes de Gutenberg, as inovações chinesas nas tintas, impressão xilográfica e impressão com caracteres móveis de argila, já tinham prestado a sua contribuição para a divulgação da palavra impressa, verificando-se assim um grande impacto pela fácil adaptação dos 26 caracteres do alfabeto latino a essa tecnologia.

As rápidas mudanças culturais na Europa do século XV estimularam uma crescente procura de documentos escritos mais baratos. Durante séculos os monges copistas garantiram a manutenção e a reprodução de textos sagrados, o mundo secular criou a sua própria versão de copista criando um novo posto de trabalho mas apesar do crescente aumento, não conseguiam dar resposta à crescente procura comercial de livros.

Gutemberg pressentiu a necessidade de uma tecnologia que pudesse dar resposta a estes problemas, para tal, inventou a prensa de tipos móveis. Sua técnica consistia em esculpir na extremidade de uma haste de aço, letras, números e sinais; posteriormente, golpeava-se estas hastes com um martelo contra um metal mais mole (ex.chumbo).

Os espaços vazios que se formavam no chumbo serviam de molde que eram cheios com estanho fundido, obtendo-se as letras, números e sinais (tipos). Após a confecção dos tipos, usavam-se os mesmos em um processo lento e vagaroso para formar linhas e conseqüentemente páginas inteiras possibilitando a impressão.

O conjunto de caracteres, letras maiúsculas e minúsculas, sinais de pontuação e números feitos do mesmo tamanho e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com