TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terminais De Computadores

Pesquisas Acadêmicas: Terminais De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.510 Palavras (11 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

1 INTRODUÇÃO 5

2 Terminais “THIN CLIENT” 6

3 Linux 7

3.1 Artigos publicados sobre o linux 7

3.2 Diferenças entre o LINUX e Windows 8

4 ltps 8

5 Desenvolvimento do projeto 9

6 CONCLUSÃO 19

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20

1. INTRODUÇÃO

ESSE TRABALHO VISA DEMONSTRAR, A PROJEÇÃO DE TERMINAIS DE COMPUTADORES QUE FICARÃO DISPONÍVEIS EM QUIOSQUE NO METRÔ DAS CIDADES DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO. PARA QUE OS TURISTAS DA COPA DO MUNDO DE 2014 E DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016, AMBOS REALIZADOS NO BRASIL POSSAM TER ACESSO AOS LOCAIS, DIAS E HORÁRIOS DOS JOGOS E AOS PONTOS TURÍSTICOS DAS CIDADES.

Todo esse trabalho foi desenvolvido levando-se em conta as disciplinas de Lógica, Desenvolvimento Sustentável, Estatística e Fundamentos de Sistemas Operacionais.

Portanto, foram escolhidos os terminais Thin Client que dependerão de um servidor que utilizará o Sistema Operacional LINUX.

Para efetuar a conexão dos terminais ao servidor será utilizado o LTSP ( Linux Terminal Server Project ), um componente do LINUX.

2. Terminais “THIN CLIENT”

PARA O PROJETO FORAM ESCOLHIDOS OS TERMINAIS THIN CLIENT DEVIDO AO SEU BAIXO CONSUMO DE ENERGIA, PORÉM DURANTE O DESENVOLVIMENTO FORAM ENCONTRADAS OUTRAS VANTAGENS PARA A SUA UTILIZAÇÃO, CONFORME ABAIXO:

• Baixo custo de administração de TI.

• Facilidade de proteção.

• Baixo custo de hardware.

• Menor custo para licenciamento de softwares.

• Baixo consumo de energia.

• Valor desprezível para a maioria dos ladrões.

• Resistência a ambientes hostis.

• Menor dissipação de calor para o ambiente (economia com ar condicionado).

• Mais silencioso que um PC convencional.

• Necessita menor largura de banda na rede onde é empregado.

• Não necessita de ser substituído com a mesma frequência de um PC convencional, gerando menos lixo eletrônico

Thin Clients ou Clientes Magros, são computadores diskless3 interligados em rede através de uma arquitetura cliente/servidor, no qual o computador cliente possui pouquíssimos ou até mesmo nenhum aplicativo instalado, sendo totalmente dependente do servidor para a execução das aplicações (WIKIPÉDIA, 2007c).

O terminais utilizados são equipamentos básicos e simples, sem disco rígido, tornando-se de baixo custo para as empresas.

O armazenamento não é realizado em discos rígidos impossibilitando que os mesmos sejam corrompidos por um software malicioso ou incompatível. Para esse fim são utilizados dispositivos como CD-ROM, memória flash e discos virtuais de rede, garantindo baixos custos de manutenção e o aumento do tempo médio entre falhas (MTBF - Mean Time Between Failures) (NOGUEIRA, 2007).

3. Linux

O LINUX É UM SISTEMA OPERACIONAL QUE FAZ A COMUNICAÇÃO ENTRE O SOFTWARE E O HARDWARE. POSSUI O MELHOR CUSTO-BENFÍCIO, POIS É DE GRAÇA, ALÉM DE TER MAIS SEGURANÇA PORQUE NÃO É ATINGIDO POR VÍRUS.

Esse sistema é um software livre, porém quando foi lançado era proibido o uso comercial, mas agora a GNU (General Public License) permite a distribuição, a venda de versões modificadas desde que sejam na mesma licença e acompanhadas do código fonte.

Um exemplo de distribuição que corre num CD é o Kurumin Linux, criado por Carlos Eduardo Morimoto, baseada no Knoppix.

O uso do sistema operacional LINUX tem muitas vantagens como a menor necessidade de recursos, pois roda em máquinas com menos memória e poder de processamento, sendo assim você pode usar máquina velha com Linux, você também tem um código aberto para poder adaptá-lo conforme as suas necessidades, suporta multitarefa real, memória virtual, bibliotecas dinâmicas, redes TCP/IP, além de muitas outras funcionalidades que deixariam esta lista extensa demais.

Mas é claro que o Sistema Operacional LINUX também tem algumas desvantagens como: falta de padronização, versões que não funcionam, jogos famosos do Windows que não tem versões para o LINUX, etc.

1. Artigos publicados sobre o linux

NO ARTIGO “USUÁRIOS DO LINUX SÃO OS QUE MAIS FAZEM BUSCA NO GOOGLE” FEITA POR POR REDAÇÃO DO IDG NOW E PUBLICADA EM 24 DE AGOSTO DE 2009 ÀS 11H46 MOSTRA UM LEVANTAMENTO COM 163,2 MILHÕES DE BUSCA NO GOOGLE, SENDO 94,61%. ISSO MOSTRA A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE ESCOLHEREM UTILIZAR O LINUX.

Outro artigo muito interessante o “Microsoft libera 20 mil linhas de códigos para o Linux “ que foi publicado pelo “O Globo Online” em 21/07/2009 às 11/:03, que em um evento a Microsoft anunciou ter desenvolvido três drivers para o LINUX com mais de 20 mil linhas de comando.

2. Diferenças entre o LINUX e Windows

A MAIOR DIFERENÇA ENTRE O LINUX E O WINDOWS É QUE O LINUX TEM CÓDIGO ABERTO E O WINDOWS É IMPOSSÍVEL TER ESSE TIPO DE ACESSO.

Segue, abaixo, algumas de suas diferenças:

- O Windows é um dos maiores alvos dos vírus, já o Linux é quase imune;

- O Windows exige os melhores hardware, já o Linux funciona até com os mais simples;

- O Windows é um software restrito a licença, já o Linux é um software livre;

- O Windows é mais usados por Desktops do que por servidores, já o Linux é mais usados por servidores do que por Desktops;

4. ltps

O LTSP É UM COMPONENTE DO LINUX QUE PERMITE QUE COMPUTADORES E THIN CLIENTS BARATOS SEJAM CONECTADOS A SERVIDORES, COMPARTILHANDO O PROCESSAMENTO DO SERVIDOR COM OS DESKTOPS.

Esse componente visa simplificar o uso de estações como terminais. Assim podendo configurar o ambiente para terminais em modo caráter ou gráficos

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com