TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste Da Chama

Ensaios: Teste Da Chama. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo

Esta prática tem como objetivo identificar por meio de cor produzida na chama alguns cátions metálicos, observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e correlacionar com o Modelo Atômico de Bohr e seus limites. Reconhecer o carácter quântico dos elétrons e tomar contato com as regiões do espectro eletromagnético.

Material

• 6 tubos de ensaio;

• 1 fio metálico (cobre);

• 4 béqueres de 100 ml contendo as soluções: Cálcio, Bário, Sódio e Potássio;

• 1 Béquer de 100 ml contendo ácido clorídrico concentrado.

Procedimentos

Iniciamos o experimento acendendo o bico de Bunsen de tal forma fazendo com que a chama permanecesse azul. Posteriormente banhávamos o fio de cobre num concentrado de ácido clorídrico e colocávamos na chama para que fosse tirado qualquer tipo de contaminação que pudesse violar o experimento. Esta etapa foi repetida até que o fio, quando aquecido não apresentasse coloração à chama. A seguir mergulhávamos o fio em cada amostras em questão e colocávamos à chama para que observássemos a coloração.

Resultados

Através do experimento pode-se observar que o fio de cobre quando banhando nas amostras e colocado na chama, apresentava as seguintes colorações:

Elemento CÁLCIO BÁRIO SÓDIO POTÁSSIO

Cor Vermelho Verde amarelado Amarelo alaranjado Violeta

Cada elemento apresentou sua cor indicada tornando assim os resultados satisfatórios de acordo com o quadro comparativo das instruções da prática.

Discussão

Os resultados apresentados anteriormente representam a quantidade de energia liberada/absorvida pelas moléculas. Ou seja, a mudança de cor apresentada quando fornecido energia à molécula nos diz que aquela molécula emitiu energia radiante. Isso acontece por que os átomos passam de um estado energético superior para um inferior.

Essa diferença de energia nos é mostrada muitas vezes visualmente, na forma de cores como dito anteriormente. Para tanto é necessário que os comprimentos de onda se encontrem no intervalo visível ao olho humano.

Para mudar de um estado energético para outro, e necessário que a molécula absorva ou emita energia (energia essa na forma de radiação) de um determinado comprimento de onda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com