TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste mecânico de materiais

Artigo: Teste mecânico de materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Artigo  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  273 Visualizações

Os ensaios mecânicos permitem dar a conhecer como os materiais se comportam quando lhes são aplicados esforços tipo como a tração, acompressão, a flexão, a torção ou o corte. Os ensaios tornam-se destrutivos pois uma vez aplicada a força são inutilizáveis, e realiza-se em provetes ou em peças reproduzindo as suas principaiscaracterísticas.

3

A dureza é um propriedade mecânica cujo conceito está ligado à resistência que um material apresenta ao risco ou à formação de uma marca permanente quando pressionado por outro materialou por marcadores padronizados.

A dureza dos materiais depende do tipo de forças de ligação entre átomos , íons ou moléculas e aumenta como a resistência mecânica, com a magnitude destas forças.Os ensaios de dureza podem ser classificados em ensaios por penetração, choque ou risco.

4

Ensaio de dureza por risco

Este tipo de ensaio é de pouca utilização para materiais metálicos masde maior aplicação no campo da mineralogia.

Ensaio de dureza por Choque

Este ensaio é um dinâmico cuja impressão na superfície do material é causada pela queda livre de um êmbolo com uma pontepadronizada de diamante.

Disco ou cilindro móvel no corpo de uma bomba ou cilindro de uma máquina a vapor, de um motor de explosão…

5

Os ensaios de dureza são dos mais empregues na indústriametalúrgica e metalomecânica para controlar a qualidade de materiais e de processos.

Para mecânica -> resistência à penetração de um material duro em outro.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com