TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipo de onda e gramatura do papelondulado

Por:   •  25/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 4
  1. INTRODUÇÃO

As embalagens celulósicas normalmente são empregadas como embalagens primárias nas indústrias alimentícias, sendo de contanto direto, como para produtos secos – farináceos. Já em embalagens secundárias, sem contato direto, são usados o cartão ou papelão ondulado, onde se tem maiores volumes de produto, sendo o mesmo resistente a empilhamentos, facilitando o transporte e protegendo contra impactos [1].

O papelão ondulado é de grande importância para o transporte de frutas, verduras, legumes, devido sua estrutura ser formada por um ou mais elementos ondulados, denominados de miolo, os quais são fixados por meio de adesivo, com um ou mais elementos planos, denominados de capa, sendo assim designado como uma embalagem protetora. Toda sua composição é obtida a partir de fibras virgens de celulosa, sendo, portanto um material renovável e reciclável. A classificação do palelão, se dá portanto, pelo número de capas e miolos utilizados em sua fabricação:

Face simples: estrutura formada por um elemento ondulado (miolo) colado a um elemento plana (capa).

Parede simples: estrutura formada por um elemento ondulado (miolo) colado, em ambos os lados, a elementos planos (capas).

Parede dupla: estrutura formada por três elementos planos (capas) coladas a dois elementos ondulados (miolos), intercalados.

Parede tripla: estrutura formada por quatro elementos planos (capas) colados em três elementos ondulados (miolos), intercalados.

Parede múltipla: estrutura formada por cinco ou mais elementos planos (capas) colados a quatro ou mais elementos ondulados (miolos), intercalados [2].

A embalagem de papelão ondulado tem dentre suas caraterísticas favoráveis, a resistência, variabilidade, conserva a qualidade do produto, diminui perdas, intensifica a refrigeração, ventilação ou congelamento, evita propagação de pragas, colabora com o meio ambiente, preserva a saúde dos consumidores, pois, cada embalagem é utilizada nova e limpa uma única vez, além da relação custo benefício fazendo com que seja o material mais utilizado para fabricação de embalagens, sendo responsável por 75% embalados no mundo todo [3].

O papelão ondulado é fabricado através de máquinas onduladeiras, onde se tem cilindros onduladores que caracterizam o perfil do papelão. Já para formação de caixas e acessórios de papelão ondulado, as chapas são processadas em impressoras, máquinas de corte planas e rotativas, coladeiras e grampeadeiras, vincadeiras e divisórias. As ondas são classificados como A, B, C e E, conforme aplicação e uso do papelão ondulado [3].

Dois testes importantes, relacionados à qualidade, devem ser realizados no papelão ondulado: o teste de compressão de coluna e o teste de gramatura. O teste de compressão de coluna consiste em aplicar uma força perpendicular, em uma máquina específica, a um corpo de prova, definindo a resistência da embalagem ao empilhamento, por exemplo, sendo expresso em kgf/cm. Já o teste de gramatura, expresso em gr/m², também define a resistência da embalagem de papelão ondulado, mas por metro quadrado, incluindo portanto os pesos dos papéis capa, miolo e da cola (adesivo) utilizada. A perda de resistência do papelão ondulado pode estar dentre as causas, em relação ao tempo, sendo esta bem significativa no primeiro mês, em relação à umidade, o normal é de 50% U.R. e 23 ºC, e em relação ao manuseio [4].

  1. OBJETIVO

Determinar a gramatura e espessura do papelão ondulado.

  1. MATERIAL E MÉTODOS

3.1. Materiais

- Amostras de papel ondulado

- Paquímetro

- Micrômetro

- Régua

- Balança analítica

  1. PROCEDIMENTOS

  1. Determinação do tipo de onda

Contar o numero de ondas em 10cm, depois medir com o paquímetro a alturas das ondas e determinar o tipo de onda do papelão, conforme a tabela 1 abaixo:

Tabela 1: Especificações do tipo de onda.

Tipo de onda

Altura da onda (mm)

Número de onda em 10 cm

A

4,2 – 4,5

11 – 13

B

2,5 – 2,6

16 – 18

C

3,6 – 3,7

13 – 15

E

1,2 – 1,4

31 – 38

  1. Determinação da gramatura do papelão

Cortar o papelão com a área mínima de 100cm² em seguida pesar as amostra em uma balança analítica. Calcular o peso médio e desvio padrão.

 

  1. Determinação da espessura

Com o auxilio de um paquímetro realizar a medida da espessura da amostra de papelão.

  1. Determinação pelo peso específico (g/com³)
  2. Volume específico aparente (g/com³)

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

5.1. Determinação do tipo de onda

Tabela 2 – Valores obtidos na aferição durante aula prática

PLACA

NUMERO DE ONDAS EM 10cm

ALTURA DA ONDA (mm)

A

15

3,1

B

15

2,7

C

15

2,9

Conforme a tabela 1, podemos definir a onda como do tipo “C”. No entanto não foi possível obter os resultados de alturas iguais, pois o papelão era proveniente de caixa de poupa de frutas, que durante todo o transporte provavelmente foi amassada e umedecida, causando o abaixamento das ondas.

5.2. Determinação da gramatura do papelão

Tabela 3 – tabela para peso e gramatura das placas de papelão

PLACA

PESO (g)

GRAMATURA (g/cm²)

A

4,4383

4,4383x10-2

B

4,4610

4,4610x10-2

C

4,2182

4,2182x10-2

MÉDIA

4,3725

4,3725X10-2

DESVIO PADRAO

0,1341

1,341X10-3

Gramatura = [pic 1]

[pic 2]

5.3. Determinação da Espessura

Tabela 4 – tabela com medidas obtidas das placas de papelão

PLACA

INTERNA (mm)

EXTERNA (mm)

ONDA (mm)

TOTAL (mm)

A

0,3

0,4

0,5

3,1

B

0,2

0,25

0,25

2,9

C

0,25

0,25

0,45

2,7

5.4. Determinação peso Específico Aparente

Tabela 5 – tabela para cálculo do peso especifico aparente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com