TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomografia Computadorizada De Crânio

Pesquisas Acadêmicas: Tomografia Computadorizada De Crânio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  2.800 Palavras (12 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências da Saúde - ICS

Tecnologia em Radiologia

PIM

Projeto Integrado Multidisciplinar

Tomografia Computadorizada de Crânio

Orientador: Profº Glêicio Oliveira Valgas

Trabalho apresentado junto Curso de Tecnologia em Radiologia do ICS como parte da nota das disciplinas cursadas no semestre.

Brasília/DF 22 de maio de 2014

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências da Saúde - ICS

Tecnologia em Radiologia

Banca Examinadora do Projeto Integrado Multidisciplinar Tomografia Computadorizada de Crânio apresentado ao Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Paulista, em ____/____/____, avaliado conforme relação abaixo:

Nota do tralho escrito (Artigo): _________

Nota da apresentação oral: _________

Jailson Evarista de Carvalho – B90DBC-9 Nota: ____

Josias Tomaz de Aquino Silva – B8835G-9 Nota:____

Laiane Lopes Pereira – B85313-1 Nota:____

Marcelo Rosa Rabello Junior – B6887I-2 Nota:____

Vadla Suelen Moreira Alves – B85462-6 Nota:____

BANCA EXAMINADORA:

_____________________________________

Orientador Profo. Glêicio Oliveira Valgas

Universidade Paulista – UNIP

RESUMO

A tomografia é uma forma antiga de se visualizar estruturas internas do corpo, as imagens são feitas em varias camadas, ou seja, em fatias. Pode ser feita em qualquer parte do corpo, porém o Crânio é o que mais se pede.

Hoje em dia a TC de Crânio tem sido bastante utilizada principalmente para emergências medicas, principalmente quando se trata de traumatismo crânio encefálico. Esse método tem sido muito útil por ser rápido e eficiente para avaliação de possíveis fraturas, hematomas e sangramento que um trauma pode ocasionar em um acidente.

La tomografía es una antigua forma de visualizar las estructuras internas del cuerpo, las imágenes se hacen en varias capas o láminas. Se puede tomar en cualquier lugar en el cuerpo, pero el cráneo es que la mayoría de las llamadas.

Hoy en día La TC craneal ha sido ampliamente utilizado principalmente para emergencias médicas, sobre todo cuando se trata de un traumatismo craneal. Este método ha sido muy útil para ser rápido y eficiente para evaluar posibles fracturas, moretones y sangrado que puede causar un trauma en un accidente.

1. Introdução

A tomografia computadorizada de Crânio tem como objetivo visualizar estruturas que uma radiografia comum não permitiria obter tanta diferenciação. A tomografia de crânio computadorizada é um exame que analisa as imagens das estruturas crânio-encefálicas. Geralmente, a tomografia é confundida com a radiografia de crânio. A tomografia do crânio mostra as imagens em cortes, ou seja, examina determinada região em várias camadas “imagens em fatias". O procedimento pode ser feito para analisar várias partes do corpo, porém a região onde se faz mais tomografias é a região cranial (TAÍSPORTALZUN 2014).

O exame de tomografia é aquele no qual um feixe de raios X, emitido por uma ampola situada dentro do aparelho de tomografia, gira em torno do corpo, gerando imagens que equivalem a fatias corporais.

O paciente é posicionado numa mesa que se desloca para o interior de um anel com cerca de 80 cm de diâmetro onde serão adquiridas as imagens por raios X. O procedimento é extremamente rápido, pois o equipamento, com 256 canais, permite a obtenção de aproximadamente 950 imagens por segundo. Dependendo do exame, torna-se necessária a injeção de contraste endovenoso durante o procedimento. (VILLASBOAS 2014)

O exame é bem rápido, mas o paciente não pode se movimentar. Por isso, indivíduos muito agitados e crianças pequenas podem necessitar de sedação. O prazo para entrega do exame é de até três dias. (CDE DIAGNOSTICO POR IMAGEM)

Esse exame fornece informações mais detalhadas que radiografias regulares sobre traumatismos crânio-encefálicos, acidente vascular cerebral, tumores cerebrais ou outras doenças cerebrais. É usado para detectar: hemorragia, lesão cerebral e fraturas cranianas em casos de trauma craniano; hemorragia causada por ruptura de aneurisma em paciente com dor de cabeça súbita; coágulos ou sangramento de vaso cerebral em pacientes com sintomas de acidente vascular cerebral; tumores cerebrais; hidrocefalia (aumento dos ventrículos cerebrais onde circula o líquor); doenças ou malformações cranianas; malformações arteriovenosas; localização adequada para realização de biópsia do cérebro; dentre outros. Antes do inicio do exame deve-se informar ao médico a presença de alergias e eventuais dificuldades na realização de TCs anteriores, se existentes. Em caso de uso de contraste ou sedativo, o paciente deve permanecer em jejum absoluto 4 a 6 horas antes do exame, e se o paciente portar Joias e/ou (metais) devem ser removidas imediatamente.

Como tudo tem seus riscos, a TC também tem sua contra indicação, não é recomendada em gestantes pelos riscos de exposição aos raios-x, mas pode ser realizada desde que os benefícios sejam maiores que os malefícios para a paciente. Pessoas com alergia ao contraste (geralmente iodado) podem ter náuseas, espirros, vômitos, coceira, urticária ou, raramente, anafilaxia. Crianças devem ser submetidas a TC de crânio apenas se for essencial para seu diagnóstico e devem repetir o exame somente se absolutamente necessário. (BOASAÚDE)

2. Objetivos

1.1 Objetivo Geral

O objetivo geral deste trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com