TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomografia Computadorizada

Dissertações: Tomografia Computadorizada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  1.380 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É TOMOGRAFIA COMPUTADORIZA?

A Tomografia Computadorizada (TC) se constitui em um aparelho de raios-X muito mais complexo que o convencional. Sendo um exame de imagem que utiliza raios-X para captar imagens detalhadas de ossos, órgãos e outras estruturas do corpo com uma máquina que faz radiografias transversais, como se fossem fatias do corpo. Uma vez registradas, essas imagens são processadas por um computador para formar uma série de imagens detalhadas do que se quer analisar.

A Tomografia Computadorizada tornou possível uma visualização tridimensional dos órgãos em geral e, em particular do cérebro. Embora o resultado visual da TC seja monocromático (mostra apenas os vários tons do cinza), mesmo assim são muito mais numerosas que as variações de tons de cinza dos raios-X convencional.

PARA QUE SERVE?

A Tomografia Computadorizada, por ser mais precisa do que as de raios-X detectam alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. É atualmente o exame de escolha para investigar nódulos ou tumores, e também vasos pulmonares e cerebrais.

Uma imagem de raios-X convencional tem uma variação de 30 escalas de cinza no máximo, enquanto as imagens de TC possuem uma variação que chega a 200 escalas de cinza. Essa variação da cor é que permite identificar a densidade do tecido examinado, sua constituição óssea, tumoral, líquida, etc.

A ampola que emite os raios-X gira totalmente em volta do corpo do paciente e, na medida em que gira, emite raios-X em 360 graus, ou seja, fazendo uma circunferência completa em torno do paciente.

O sinal de recepção dos raios-X gerado pelos detectores é processado por um computador para formar as imagens em alta resolução e de aspecto espacial.

COMO É FEITO?

O paciente é deitado em uma maca e posicionado para a realização do exame. O técnico que realiza o procedimento dá orientações ao paciente sobre o que fazer antes, durante e depois do registro da imagem.

Os aparelhos são operados por uma equipe multiprofissional, comporta por médicos radiologistas, biomédicos e profissionais de enfermagem.

A equipe médica conta com profissionais qualificados e especializados nas várias áreas do corpo humano: cabeça, pescoço, tórax, abdome e sistema músculo-esquelético. São realizados exames como: angiotomografia, angiocoronariografia, escore de cálcio, tomoartrografia, mielografia por tomografia, urotomografia, endoscopias virtuais, tomocisternografia, dentral-scan, entre outros.

PREPARO

É solicitado jejum de seis horas, para o caso de ser necessário o uso do contraste venoso (injetado na veia). O contraste é contraindicado para indivíduos com história de alergia a iodo e seus derivados.

Contraste venoso – contraste a base de iodo: Quando utilizado na veia, eles servem para demonstrar melhor os diversos órgãos internos do corpo, bem como veias, artérias e alguns tipos de lesões.

Todo esse cuidado é para que seja mantida a qualidade dos exames, o bem-estar e segurança do paciente.

VALORES DE REFERÊNCIA:

A Tomografia Computadorizada e, mais recentemente, a Ressonância Nuclear Magnética,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com