TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomografia Computadorizada

Ensaios: Tomografia Computadorizada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 5

Em 1960 a tomografia computadorizada começa a desenvolver de forma lenta, por falta de apoio matemático, a primeira demonstração foi feita pelo neurologista Wiliam Oldendorf, em 1961, construiu manualmente um sistema de construção de uma seção transversal de um objeto construído de argolas de ferro e alumínio. Embora o invento, o estudo experimental usou um método considerado tosco de uma retro projeção simples, o invento resultante patenteado, era considerado impraticável porque necessitava de extensa análise.

Protótipo de William Oldendorf

A reconstrução foi feita em 1963 e 1964, por Alan Cormack, físico e matemático e Hounsfield, engenheiro interessado em computadores. Alan Macleod Cormack, constituiu o método matemático necessário pra refazer imagens.

Sir Godfrey Hounsfield a partir dos princípios de Oldenford e Cormak; aperfeiçoou os conhecimentos e desenvolveu uma forma de reconstruir imagens a partir dos raios-x por meio da Tomografia Axial Computadorizada. A primeira maquina foi criada com raios gama de fonte Amerício, computador com programação para reprodução biodmensional e dectores de cristal de iodo de sódio, a imagem demorava em torno de nove dias para ficar pronta.

Protótipo de Cormack Protótipo de Hounsfield

Hounsfilde tentou uma segunda vez, usou tubos comercial de raio-x para adquirir a imagem de uma parte de cérebro de um cadáver que continha um tumor introduzido dentro de um plástico, a imagem mostrou de forma nítida a imagem do tumor dentro do corpo.

Tomografia computadorizada é um dos métodos mais confiáveis e seguro de exames que utiliza um aparelho de raio-x que gira a sua volta transversalmente fazendo radiografias do seu corpo. Tomografia computadorizada torna possível retratar as partes do corpo em três dimensões e deste modo certas áreas que estão superpostos podem ser examinados, uma vez registradas, essas imagens são processadas por um computador para formar uma serie de imagens detalhadas do que se quer analisar.

A tomografia computadorizada fornece imagens mais precisas do que as do raio-x detectando alterações muito pequenas em osso tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo, e atualmente o exame de escolha para investigar nódulos ou tumores, e também vasos pulmonares e cerebrais.

A tomografia computadorizado é construída matematicamente usando dados originados apenas de seção de interesse, ao contrario da linear.A geração de tal imagem é restrita a cortes transversais anatômicos que são orientados essencialmente perpendiculares a dimensão axial do corpo. A reconstrução da imagem final pode ser realizada em qualquer plano transversal

A tomografia computadorizada tem três vantagens gerais importantes sobre a radiografia convencional. A primeira é que as informações tridimensionais são apresentadas na forma de uma série de cortes finos na estrutura interna da parte em questão. Como o feixe de raios-x está rigorosamente colimado para aquele corte em particular, a informação resultante não é superposta por anatomia sobrejacente e também não é degradada por radiação secundária e difusa de tecidos fora do corte que está sendo estudado.

A segunda é que o sistema é mais sensível na diferenciação de tipos de tecido quando comparado com a radiografia convencional, de modo que diferenças entre tipos de tecidos podem ser mais claramente delineadas e estudadas. A radiografia convencional pode mostrar tecidos que tenham uma diferença de pelo menos 10% em densidade, enquanto a tomografia computadorizada pode detectar diferenças de densidade entre tecidos de 1% ou menos. Essa detecção auxilia no diagnóstico diferencial de alterações, tais como uma massa sólida de um cisto ou, em alguns casos, um tumor benigno de um tumor maligno.

Uma terceira vantagem é a habilidade para manipular e ajustar a imagem após ter sido completada a varredura, como ocorre de fato com toda a tecnologia digital. Essa função inclui características tais como ajustes de brilho, realce de bordos e zoom (aumentando áreas especificas). Ela também permite ajuste do contraste ou da escala de cinza, o que é chamado de “ajuste de janela” para melhor visualização da anatomia de interesse.

Estrutura e funcionamento de um tomógrafo

Um tomógrafo e formado por um tubo de raio-x conectado mecanicamente e eletronicamente a um sistema de detectores. Este conjunto gira 360°em torno do paciente. As estruturas corpóreas vão atenuar o feixe de raio-x dependendo de vários fatores, entre eles sua densidade e numero atômico. Depois de passar pelo corpo a radiação atinge

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com