TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Artigo: TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  1.109 Visualizações

Página 1 de 6

Tomografia Computadorizada

Essa técnica, que se baseia em raios-X, foi utilizada para aplicações clínicas ainda no início da década de 70, uma vez que torna possível examinar o encéfalo e, com maior clareza, os limites do sistema ventricular e as partes ósseas do crânio. O aparelho consiste em uma fonte de raios-X que é acionada ao mesmo tempo em que realiza um movimento circular ao redor da cabeça do paciente, emitindo um feixe de raios-X em forma de leque. No lado oposto a essa fonte, está localizada uma série de detectores que transformam a radiação em um sinal elétrico que é convertido em imagem digital. Dessa forma, as imagens correspondem a secções ("fatias") do crânio. A intensidade (brilho) reflete a absorção dos raios-X e pode ser medida em uma escala (unidades Hounsfield).

 Histórico

A primeira Tomografia Computadorizada com resultados clínicos foi desenvolvida pelo Dr. Godfrey Hounsfield, na Inglaterra em torno 1967, tendo também o acompanhamento do Dr. Ambrose , que juntos em estudo de um cérebro humano conseguiram visualizar um tumor cerebral. O primeiro serviço instalado foi do Dr. Ambrose em setembro de 1971. Inicialmente a Tomografia era utilizada para estudos cerebrais, sendo depois melhor desenvolvida. Hounsfield recebeu vários prêmios de entidades físicas, médicas e sociais chegando ao Prêmio Nobel em 1979, junto com Dr. Comark, que também desenvolveu este projeto.

 Definição

A Tomografia Computadorizada é um método de diagnóstico pôr imagem que através de cortes axiais proporciona um estudo detalhado de diferentes estruturas do corpo humano,facilitando a localização de patologias e proporcionando maior precisão nas intervenções clínicas e cirúrgicas .

Revolucionou a medicina pela sua capacidade de realizar cortes finos do corpo humano, permitindo pela primeira vez a identificação adequada dos órgãos internos, já que a radiologia era satisfatória apenas para o tórax e a estrutura óssea. O estudo detalhado dos órgãos abdominais e encéfalo, por exemplo, só foi possível com o aparecimento da Tomografia Computadorizada. Os exames mais solicitados são os de crânio, coluna, tórax e abdômen, embora o método possa ser utilizado em praticamente todo o corpo humano.

 Tipos de exames de Tomografia Computadorizada

• Abdômen Superior

• Articulações

• Punhos, Ombros, Cotovelos, Joelhos, Esterno-Clavicular

• Coluna Cervical

• Coluna Dorsal

• Coluna Lombar

• Crânio ou Órbitas ou Sela Turística

• Tomografia Computadorizada Dinâmica

• Face ou Seios da Face ou ATM

• Mastóides ou Ouvidos

• Pelve ou Bacia

• Pescoço (partes moles, Faringe, Laringe, Tireóide ou Paratireóide)

• Segmento Apendicular (Braços, Pernas, Antebraços, Coxas)

• Tórax ou Mama

• Abdômen tot

 Indicações

A tomografia esta indicada para a avaliação de doenças pulmonares , da arcada dentária, de muitas estruturas ósseas e articulares e é extremamente importante como forma de estudar doenças neurológicas . O preparo para a tomografia é muito simples , especialmente se não houver necessidade da utilização de meios de contraste. Caso este seja utilizado, será necessária a observação de um período de jejum, independentemente do órgão a ser estudado.

Tanto os raios X como o contraste iodado são ferramentas úteis e seguras de aprimorar o diagnóstico por imagem.

 Contra Indicações

Contudo eles mostram algumas contra-indicações e exigem algumas precauções especiais , particularmente no caso de pacientes muito idosos , mulheres grávidas , indivíduos com insuficiência renal e com disfunção cardíaca grave. Nestas situações é importante que o exame seja realizado apenas quando existe indicação absoluta e que sejam tomadas precauções para evitar malefícios advindos especialmente do uso de contraste endovenoso.

 Cuidados Pré e Pós Exame

Como se prepara para o Exame

Geralmente, não se exige a realização de preparos ou a observância de jejum para a realização de Tomografia Computadorizada SEM contraste .

Caso seja necessário o uso de contraste iodado deve-se observar:

4-6 horas de jejum completo, sem a ingestão de alimentos líquidos , sólidos ou mesmo o consumo de cigarros , charutos ou cachimbos .

Tomografia Computadorizada de Abdome e/ou Pelve - O cliente deverá chegar ao serviço de Imaginologia de 1 a 3 horas antes do exame, pois muitas vezes , será necessário tomar um contraste oral diluído neste período.

Este exame necessita de preparo prévio.

Orientações:

Caso você tenha tido reação alérgica a contraste iodado, medicamentos a base de iodo ou

alimentos como camarão e frutos do mar, favor avisar previamente a um dos médicos da equipe,

pois, eventualmente, será necessário o uso de medicação antialérgica antes da realização do

exame.

Paciente que tiverem problemas renais crônicos, deverão trazer exames de uréia e creatinina

recentes no máximo de 3 dias.

Trazer relacionados os medicamentos de uso contínuo.

Pacientes diabéticos em uso de medicamentos a base de CLORIDRATO DE METDORMINA

(Glifage, Dimefor, Glucoformin, Neometformin, Teutoformin, Glucovance) devem solicitar

autorização do seu médico para suspender o uso deste medicamento 2 dias antes e 2 dias

após a realização do exame.

Trazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com