TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia: ESTAÇÃO TOTAL

Por:   •  24/2/2016  •  Resenha  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Alagoas

Campus do Sertão

 Vespertino

Topografia

ESTAÇÃO TOTAL

Delmiro Gouveia – AL , maio de 2014

Estacionar um equipamento significa que o mesmo deverá estar nivelado e centrado sobre o ponto topográfico. As medições apenas poderão ser iniciadas após estas condições serem verificadas. Esse relatório possui como finalidade explicar a estação total de um Teodolito, que é um instrumento de precisão óptico que mensura ângulos verticais e horizontais, aplicado em diversos setores como na navegação, na construção civil, na agricultura e na meteorologia.

O primeiro passo começa com a instalação do tripé e a retirada do instrumento da caixa. Inicialmente o equipamento de medida sendo colocado sobre um determinado ponto topográfico, e instalando o tripé sobre esse ponto. Um ponto topográfico pode ser materializado de diversas maneiras, como por piquetes, pregos ou chapas metálicas, entre outros. O tripé precisa ser aberto e posicionado sobre o ponto e deve-se buscar deixar a base do tripé numa altura, regulada pela trava que segura o extensor dos pés do tripé, que posteriormente, com a instalação completa do instrumento de medida, o observador fique em uma posição adequada para manuseio e leitura do equipamento. Deve-se ressaltar também que é fundamental cravar bem as pontas das pernas do tripé para evitar que o mesmo se mova posteriormente durante as medições.

O passo seguinte consiste na fixação do teodolito no tripé. Dois pontos devem ser observados nesta etapa: o primeiro é que a base do tripé deve estar o mais horizontal possível e que através da abertura existente na base do tripé deve-se enxergar o ponto topográfico. Feito esse nivelamento da base, o teodolito deve ser fixado à essa base com o auxílio do parafuso de fixação. Com o equipamento já fixado no tripé é necessário realizar a centragem e o nivelamento do mesmo, para isso deve-se regular os calantes deixando-os no meio do parafuso, assim terá folga no nivelamento tanto para cima quanto para baixo. Regulado os calantes, será feito o ajuste do foco do prumo óptico, até se obter o foco perfeito. Logo o nivelamento pode ser dividido em duas etapas, uma inicial ou grosseira, utilizando-se o nível esférico, e a outra de precisão ou "fina".

O nivelamento é feito através do acionamento de três parafusos calantes na base do Teodolito e pela observação da bolha de ar existente no nível tubular, situada no corpo do mesmo. Este pertence ao plano da forquilha do Teodolito, que é perpendicular à sua base. Para nivelar, o corpo do Teodolito é girado de forma a colocar o nível tubular em posição paralela a cada um dos três pares de parafusos calantes que podem se formar. Em cada configuração deste tipo, é acionado os dois parafusos do par, de forma a centrar a bolha de ar no centro do nível tubular. Feito isso, o Teodolito é girado de forma que o nível tubular agora fique perpendicular a par de parafusos calantes, e o terceiro parafuso calante é acionado, procura-se obter novamente a centralização da bolha de ar no nível tubular. Ao final do procedimento, ajustado todos os calantes, se bem executado, a bolha de ar tanto do nível tubular quanto do nível circular estará centrada, e o Teodolito poderá ser girado arbitrariamente sem que nenhuma das bolhas dos níveis se altere.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com