TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho AVA Direito e Legislação

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Direito e Legislação

Nome: Alexandre Brito de Lima        

Ra: 8206981086

Atividade de autodesenvolvimento

[pic 3]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Direito e Legislação

Atividade de autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de

        

[pic 5]                                

Autodesenvolvimento.

Introdução:

Passo 1: Para realizar a presente atividade, leia e pesquise acerca do princípio da capacidade contributiva, veiculado no artigo 145, § 1º da Constituição Federal.

Passo 2: Faça uma análise da seguinte tabela, que se refere às alíquotas aplicáveis ao Imposto de Renda, com base nas faixas de rendimentos das pessoas físicas.

Passo 3: Na sequência, reflita sobre a relação que se pode fazer entre a tabela do Imposto de Renda e o princípio da capacidade contributiva.

Passo 4: Por fim, produza um texto tratando do princípio da capacidade contributiva e da sua relação com a tabela do Imposto de Renda da


[pic 6]

Atividade de Autodesenvolvimento

Tema 3: Direito Tributário

O artg 145 no primeiro parágrafo diz que sempre que possível os impostos seram graduados podemos citar o imposto de renda pois ele tem 5 faixas de tributação, quanto maior a sua renda, maior será a sua arrecadação pelo imposto de renda,este é o principio da capacidade contributiva.

Não podemos dizer que capacidade contributiva  é o mesmo que a economia, porque a pessoa pode ter capacidade econômica não significa que ele possa contribuir.

O individuo         necessita ter uma renda que passe a faixa de rendimento estipulado pelo Estado para que seja feita está arrecadação  de imposto de Renda.

A capacidade contributiva ela tem inicio quando o individuo tem uma renda até R$ 1787,00  não será descontado o imposto, mas acima desta  faixas de contribuição que estipuladas pelo Estado e assim fazendo a arrecadação salarial, mediante a cada faixa, podemos verificar isso pela tabela que foi nos mostrada,com as faixas e suas respectivas taxas de descontos.Este art 145  é claro e por este motivo ajuda ao Estado a arrecadar os impostos que são chamados de IR.

A tabela só vem confirmar as 5 faixas que a receita federal se baseia para o deconto  de cada individuo.Na tabela é mostrado as faixas salariais com seus respectivos descontos.

                                                                                                                                                                                        [pic 7]

Conclusão:

A capacidade contributiva foi instituida  para que se possa ter um maior controle de arrecadação,  com isso deixar, qualquer individuo sem a sua mínima existência,quem pode ganhar mais paga mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com