TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho ava direito e legislação

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direito e Legislação

Nome Rafael Alessandro Martins

RA 8067819502

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

Campinas

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direito e Legislação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Anhanguera Educacional

Campinas

2015

O Princípio da Capacidade Contributiva.

Sempre que possível os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte. “§1º do art. 145 da Constituição Federal”

No plano jurídico-positivo a capacidade contributiva significa que um sujeito é titular de direitos e obrigações com fundamento na legislação tributaria vigente, que é quem vai definir aquela capacidade e seu âmbito. (Regina Helena Costa; Dra. Em Direito do Estado. 2015)

Sabemos que o estado ou governo exerce poderes sobre o povo tanto para a pessoa física como jurídica, nós como cidadãos temos deveres e obrigações com nossa amada pátria, ou seja impostos que são devidos a serem pagos ao governo de autoridade, municipal, estadual e federal, cada imposto e tributos tem a sua finalidade e sua necessidade para o governo, sobre o artigo em questão, nada mais é que a capacidade econômica do contribuinte ou cidadão que esteja em obrigações com seus compromissos financeiros a serem prestados ao governo no âmbito municipal, estadual ou federal, como refere-se nossa constituição de 1988.

Relação entre o princípio da capacidade contributiva e a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física.

A receita dos particulares é denominada tributos e é licito, conforme nossa constituição, “Artigo 3º, toda prestação pecuniária e compulsória em moeda ou cujo valor nela possa se exprimir, que não se constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.” Ou seja, tributos são os nossos queridos impostos que são obrigatórios e não facultativos todos os nossos tributos que são os impostos, são pago de caráter licito por consequência de bens físicos ou jurídicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com