TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Acidentes de Trabalho

Por:   •  23/3/2023  •  Projeto de pesquisa  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 4

1. Sumário

1. Sumário 3

2. Objetivo 4

3. Introdução 4

4. EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual 4

5. EPC’s – Equipamentos de Proteção Coletiva 9

6. Conclusão 11

2. Objetivo

O seguinte trabalho tem como objetivo apresentar os equipamentos utilizados para que se garanta a segurança individual e coletiva para o desenvolvimento do trabalho realizado em canteiro de obra, avaliando sua necessidade e sua eficiência.

3. Introdução

A construção civil é um setor econômico que abre portas empregatícias para as mais diversas pessoas, dos mais amplos níveis de instrução. O trabalho executado no campo operacional da construção civil é um trabalho que oferece riscos físicos aos envolvidos, que podem variar de pequenos arranhões a amputação de membros e até a morte. Diante destes fatos faz-se indispensável e obrigatório o uso de equipamentos que garantam a segurança dos envolvidos nesse processo para que se evite estas situações trágicas no ambiente de trabalho. Estes equipamentos são os EPI’s e os EPC’s – Equipamentos de Proteção Individual e Equipamentos de Proteção Coletiva.

4. EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual

Os equipamentos de proteção individual são itens de proteção que passam a ser pessoais e intransferíveis do colaborador. Cada um é responsável pelo seu e a empresa fornece para todos os colaboradores os equipamentos necessários dependendo da atividade que cada um executa. Cabe a empresa também assegurar que estes equipamentos estejam disponíveis e fazer com que todos entendam a importância do seu uso correto.

Antes de iniciar as atividades nas obras, todos os funcionários são treinados nos procedimentos atendendo os requisitos das normas para a prevenção de acidentes (Treinamento de Integração). São passadas as informações sobre a obrigatoriedade do uso, guarda e conservação dos EPIs e uniformes durante a execução das atividades. Os funcionários da Tenda recebem os equipamentos de proteção e uniformes, assinam a lista de EPI no almoxarifado da obra, antes de realizar qualquer atividade em campo. Os funcionários terceiros devem trazer os EPI’s e uniforme já recebidos da empresa que trabalham. Os funcionários devem ter um armário individual disponível para guarda dos EPI’s, uniformes e pertences pessoais, onde devem manter tudo dentro dos mesmos, não podendo deixar nenhum pertence fora do armário.

A minha função na obra é de estagiária. Como estagiária o meu papel para a contribuição do processo construtivo é de acompanhar as atividades executadas por cada um dos nossos colaboradores, estabelecer metas e prazos e cobrar que elas sejam cumpridas de forma satisfatória. Juntamente com isso as atividades devem ser executadas de forma segura. Os EPI’s utilizados pelos estagiários na empresa são:

• Capacete com jugular: estes são responsáveis por proteger a cabeça de materiais que podem cair das torres, de caminhões, batidas de outros materiais sendo locomovidos e etc.

• Colete: Os coletes são utilizados para que os colaboradores fiquem destacados e visiveis na obra, evitando que algum colaborador dirigindo máquinas não veja alguem passando e cause um acidente.

• Oculos de proteção: são utilizados para proteger os olhos de poeira, pedras pequenas que possam atingir os olhos, materiais sendo cortados que possam atingir os olhos.

• Protetor auricular: é necessário dentro de máquinas que estejam realizando atividades que causem muito ruído, como corte e compactação de solo, em locais que as formas estão sendo montadas ou desmontadas, materiais sendo cortados como cerâmicas e madeira.

• Cinto de proteção de queda: É necessário em qualquer atividade que seja executada em alturas acima de 2m sem que haja paredes.

• Botinas de couro com biqueira e solado de composite: obrigatória em toda obra, para evitar que os materiais de aço perfure os pés, e que materiais que possam cair nos pés nos machuque.

Como nosso trabalho não envolve manuseio de outros equipamentos, carregamento de peso e etc, estes são os EPIs exigidos para que a função seja executada.

Nas demais funções a distribuição de EPI’s é estabelecida de acordo com as atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com