TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 2 Semestre Unopar Rh

Exames: Trabalho 2 Semestre Unopar Rh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 OS MOMENTOS DE ESTRESSE E SEUS FATORES 4

2.1.1 AS AÇÕES DE QUALIDADE DE VIDA 4

2.1.1.1 EXERCICIO DE LIDERANÇA 4

3 COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA 6

3.1 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Este Trabalho pretende analisar a relevância do planejamento dos processos de RH. O campo da administração de RH, além de amplo, constitui em um sistema interdisciplinar, envolvendo várias ciências e especializações.

Para encontrar candidatos para vaga de emprego precisa-se realizar uma discrição de cargo, as atividades a que serão submetidos, grau de escolaridade e conhecimento técnicos, deve-se também anunciar a vaga e em seguida analisar currículo, documentos que descreve a formação e qualificações profissionais do candidato. Após a analise realizar uma entrevista para melhor eficiência do processo seletivo e por fim; contratar o funcionário dentro das praticas e leis trabalhista. Para antecipar o desenvolvimento organizacional e incentiva seus negócios, a consultoria é uma parceira essencial para sua concorrência no mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1.1 OS IMPACTOS DA ECONOMIA GLOBAL E DO AVANÇO TECNOLOGICO PARA O MERCADO DE TRABALHO

A Organização tomou uma posição central, vivemos centrados pelas organizações, seja elas empresas escolas, associações, hospitais, órgãos públicos, sindicatos, prestadoras de serviços, organizações não governamentais, creches, lojas, mercados, shopping ou alguma coisa. A consciência e a sensibilidade globais permitirão às empresas adaptarem produtos a condições e a cultura locais, a homogeneidade global simultânea em que as coisas se tornam iguais ( por exemplo, alimento, moda e gostos) continuarão a desafiar empresas e executivos a viver no paradoxo de serem tanto globais quanto locais.

A tecnologia afetara tanto o local e a forma como as pessoas trabalham quanto o tipo de trabalho que as pessoas fazem. Os colegas de trabalho não precisam se ver para se conectarem, os escritórios virtuais podem existir em casa, em hotéis ou em escritórios partilhados, contanto que as pessoas sejam capazes de se conectarem e compartilhar a informação. A medida que as pessoas ficam mais à vontade com a Internet e mais confiantes, mais produtos e serviços passarão por esse canal, não intermediando o canal de distribuição.

As organizações devem continuar a equilibrar a exigência de curto e longo prazo de empregados, devem encontra maneiras de continuar a aumentar a receita enquanto gerenciam o custo. Os lideres de amanhã terão uma clara estratégia para o crescimento e custo simultaneamente.

2.1.2 PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS ESPERADAS DOS PROFISSIONAIS

O profissional de RH é aquele que atua diretamente com as pessoas dentro da organização de trabalho, e como tal é sensível tanto ao cenário e contexto social em que a organização e as pessoas que fazem parte dela. Normalmente a atuação do profissional de RH deve ser feita de acordo com a realidade vivida, mesmo que uma organização hoje tenha sete níveis hierárquicos no seu organograma, cada pessoa desenvolva seu trabalho junto ao seu departamento, as promoções sejam feitas baseadas no tempo de cada e no conhecimento técnico da área de atuação.

Hoje no cenário organizacional, os trabalhadores não são mais vistos como recursos, e sim como pessoas; muitas vezes a urgência de resultados organizacionais nos impede de parar para pensar nas pessoas.

Mas o Profissional de RH independente da organização de trabalho em que atua, deve ter algumas competências, ou seja, um perfil profissional adequado que envolva não somente a isenção de valores pessoais no momento da seleção, mas também outras características em seu perfil.

O Perfil desse profissional normalmente envolve comunicação, pois vai atuar com pessoas em nome da empresa e, para isso, precisa ser claro e objetivo, ter criatividade também é necessário, diante de situações adversas da profissão, ter bom humor e apresentar novas ideias para solucionar as adversidades.

A FLEXIBILIDADE uma outra competência, é normalmente necessária uma vez que seu trabalho é realizado com as pessoas, também deve ter INICIATIVA sugerindo soluções antecipando-se aos erros. Sendo PROATIVO, propondo mudanças que tragam resultados e providenciando recurso antes das demais pessoas. A SOLUÇÃO DE CONFLIOT é outra característica que esse profissional precisa ter. HABILIDADE NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL sendo extrovertido quando necessário, tendo fluência verbal, bom humor e foco no ser humano, também precisa ter FOCO EM RESULTADOS administrando bem seu tempo, assim como as adversidades da profissão, TRABALHAR EM EQUIPE com produtividade e exercer COOPERAÇÃO por meio da DISPONIBILIDADE E SENSIBILIDADE, são outras competências desse profissional. A AUTOCONFIANÇA demostrada pela segurança e autoestima, CAPACIDADE DE CORRER RISCOS é outra características necessária. Estar sempre MOTIVADO, ter o FOCO NO CLIENTE e a capacidade de CUMPRIR PRAZOS também são outras competências necessárias para o profissional de RH.

Outra competência necessária para o profissional de RH é a competência interpessoal. “Competência Interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação.” ( MOSCOVICI,2002,p36).

2.1.2.1 BASES PARA A PRVISÃO DE PESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES

O planejamento das ações de recrutamento e seleção é fundamental para a efetividade do processo. Ela nos norteará para melhor direcionar as atividades desenvolvidas. Segundo Pontes (2004, p.68), as bases para a previsão de pessoal: PLANOS ORGANIZACIONAIS- Planos estratégicos, Planos e orçamentos das unidades, previsão de vendas, reorganizações internas; FATOS EXTERNOS- Cenário Econômico, Aspectos legais; ROTAÇÃO DE PESSOAL- Aposentadorias, Pedidos de Admissão, Promoções, Transferências.

Inicialmente, é muito importante que ocorra um planejamento cuidadoso para que o processo corra da melhor forma. Nesse planejamento devem constar as necessidades da organização para os cargos e a apresentação de novas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com