TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Etica na Engenharia

Por:   •  3/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE BRASILEIRA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

LEONARDO BRITO

MATHEUS CAMPOS

DANIEL SANTANA

MERIELEM SANTOS

ÉTICA NA PROFISSÃO DE ENGENHARIA

VITÓRIA – ES

2016



LEONARDO VAGO DE BRITO

MATHEUS CAMPOS

DANIEL SANTANA

MERIELEM SANTOS

ÉTICA NA PROFISSÃO DE ENGENHARIA

Trabalho apresentado à disciplina Introdução a Engenharia do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Faculdade Brasileira – MULTIVIX, como requisito para avaliação.

Orientador: André Motta

VITÓRIA – ES

2016


RESUMO

Apresentação e análise do Código de Ética Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia elaborado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Foram estudados e compreendidos os importantes aspectos da cultura ética direcionado para profissionais e estudantes da área tecnológica. Atestando a ética como um dos principais instrumentos da valorização profissional. Respeitando o modelo de roteiro proposto para elaboração do trabalho final da disciplina introdução a engenharia.


PÁGINA DE AVALIAÇÃO

Nome do aluno

Participação na apresentação 1,0

Uso do slide Conhecimento e segurança do conteúdo 2,0

Trabalho escrito 4,0

Leonardo Brito

Matheus Campos

Daniel Santana

Merielem Santos

Tema apresentado foi:

15. Física x Engenharia – Trem Bala ou de levitação magnética, aerotrem. Projeto explicativo do funcionamento, localização, tempo de execução do projeto, total de gasto para execução do projeto, objetivos, economia gerada. (apresentação de funcionamento do trem bala e levitação magnética).


SUMÁRIO

1.        Introdução        5

2.        Desenvolvimento        5

3.        Metodologia da Pesquisa        7

4.        Resultados e Discussão        7

5.        Considerações Finais        8

6.        Referências        9


  1. INTRODUÇÃO

A ética profissional estuda e regula o relacionamento do profissional com sua clientela, tendo como objetivo a dignidade humana e a construção do bem estar no contexto sócio cultural onde exerce sua profissão.

Ela atinge todas as profissões e quando falamos de ética profissional estamos nos referindo ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão a partir de estatutos e códigos específicos.

  1. DESENVOLVIMENTO

O código de ética tem como objetivo enunciar os fundamentos éticos e as condutas necessárias à boa e honesta prática das profissões da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia e relaciona os direitos e deveres correlatos de seus profissionais.

É a expressão do compromisso profissional para manter os mais altos níveis éticos de desempenho. Define o profissional que deve ser, os valores que regem e orientam as condutas éticas que esperam de seus integrantes. O código de ética também tem como objetivo manifestar a convicção de que a conduta ética se sustenta em uma responsabilidade individual permitindo uma maior maturidade e comprometimento com uma conduta ética na sociedade. 

O Código de Ética Profissional foi elaborado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea e está atualmente em sua 9ª edição lançada em dezembro de 2014. Segue um breve resumo dos artigos que a compõe este documento:

Nos artigos 1º ao 3º são enunciados os fundamentos éticos e as condutas necessárias à boa e honesta prática das profissões da Engenharia e relaciona direitos e deveres de seus profissionais. Têm alcance sobre os profissionais em geral, quaisquer que sejam seus níveis de formação, modalidades ou especializações.

Nos artigos 4º a 7º trata-se da identidade das profissões e dos profissionais. As profissões são caracterizadas por seus perfis próprios, pelo saber científico e tecnológico que incorporam, pelas expressões artísticas que utilizam e pelos resultados sociais, econômicos e ambientais do trabalho que realizam. O objetivo das profissões e a ação dos profissionais volta-se para o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, nas gerações atual e futura.

No 8º artigo são pronunciados os princípios éticos para a prática da profissão, aos quais o profissional deve pautar sua conduta: no objetivo, da natureza, da honradez, da eficácia, do relacionamento profissional, da intervenção profissional sobre o meio e da liberdade e segurança profissionais.

O 9º artigo refere-se dos deveres do profissional. Diante o ser humano e seus valores, nas relações com clientes, empregadores e colaboradores, nas relações com os demais profissionais e diante o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com