TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Introdução Engenharia Civil

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  946 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

PROFESSOR ESP. DAVID BRANDÃO NUNES

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL

ALUNA: KRISSIA EVELINY CAVALCANTE MATOS

CURSO: BACHAREL EM ENGENHARIA CIVIL         TURMA: A

TURNO: VESPERTINO

TEXTO SOBRE A ENGENHARIA CIVIL E A CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL

TERESINA, PIAUÍ

2015

Os termos Construção Civil e Engenharia Civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a Engenharia sendo elas Civil e Militar. Cujo conhecimento, por exemplo, de Engenharia Militar era destinada apenas ao Militares e a Engenharia Civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo a engenharia civil, que englobava todos as áreas, foi se dividindo e hoje conhecemos várias divisões: elétrica, mecânica, química, naval, etc.

  1. A ENGENHARIA NO BRASIL

  1.  BREVE HISTÓRICO DA ENGENHARIA NO BRASIL

A Engenharia Civil está desde o período colonial presente no território brasileiro graças as construções de fortificações e igrejas ocorridas na era do Brasil-colônia. Entretanto, apenas em 1808, com a chegada da família real e a fundação da Real Academia Militar na cidade portuária do Rio de Janeiro, nasceu a primeira escola de engenheiros.

Porém, o processo de ensino da, propriamente dita, Engenharia Civil no território nacional iniciou-se com a instalação da Escola Central no Rio de Janeiro em 1858, sendo em 1874, sucedida pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, o ensino da dita Engenharia se consolidou no país.

  1.  A ENGENHARIA CIVIL HOJE

Após décadas de estagnação, o Brasil retorna as obras de construção civil. O engenheiro civil se torna responsável por estudar, planejar, projetar, executar, fiscalizar, vistoriar e manter as construções em andamento. Hoje, tanto as cidades de grande quanto de médio porte estão crescendo, o que leva o governo a investir pesadamente em obras públicas de saneamento, transporte e, principalmente, habitação.

O mercado de trabalho também aumentou a busca por engenheiros qualificados. Segundo a Federação Nacional dos Engenheiros, o Brasil, até o presente ano de 2015 iria precisar de mais de 200 mil novos profissionais na área de engenharia, sendo que até 2013, o Brasil formava 38 mil engenheiros.

Graças a alta evolução da construção civil, o Brasil precisa de mão de obra qualificada em área de exatas, principalmente engenharias, dentre elas, engenharia civil.

  1.  GRANDES OBRAS DE ENGENHARIA CIVIL NO BRASIL

Graças aos grandes avanços na área de engenharia que veem ocorrendo no Brasil, hoje, o país agracia-se de obras de alto nível, dentre elas, podendo-se destacar: o Complexo Hidroelétrico de Itaipu, construída na divisa de Brasil e Paraguai, cuja a barragem é uma das maiores já construídas do mundo e gerar cerca de 14 mil MW; o Mirante do Vale, construído em São Paulo durante a década de 1960, cuja construção fora algo realmente inovador na época; e a maior ponte do Brasil, a ponte Rio-Niterói, na baía de Guanabara – Rio de Janeiro, medindo mais de 13 km, sendo que 9 km estão sobre a água.

Além das obras de grande porte, o Brasil também intensificou o uso da engenharia civil na construção de conjuntos habitacionais e edifícios comerciais. Projetos de construção governamentais que auxiliam na aquisição de morada também proporcionaram o avanço da área no âmbito nacional.

  1. CONSTRUÇÃO CIVIL

É o nome dado a qualquer tipo de construção que, direta ou indiretamente, interaja com uma comunidade, cidade ou população. A construção civil, principalmente no Brasil e nos demais países em desenvolvimento, está altamente atrelada ao crescimento das cidades e a saída das pessoas de cidades menores para os polos estratégicos de cada região, lugar esse que para atender a necessidade de todos é preciso passar por várias mudanças físicas, ou seja, o papel da construção civil em uma cidade está diretamente ligado com o bem-estar da população, acolhendo também princípios de cidadania, inclusão social e divisão de espaços públicos e privativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com