TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Redes

Ensaios: Trabalho De Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 6

CARLOS EDUARDO GUIDES

EBERSON FERNANDES MUNIZ

ELOY HORACIO GOBBO

POWER LINE COMMUNICATION

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

NOVEMBRO – 2007

POWER LINE COMMUNICATION - PLC

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

NOVEMBRO – 2007

INDICE ANALÍTICO

Resumo------------------------------------------------------------------------------------------ 4

Introdução-------------------------------------------------------------------------------------- 4

Objetivo------------------------------------------------------------------------------------------ 5

Desenvolvimento----------------------------------------------------------------------------- 5

Conclusão-------------------------------------------------------------------------------------- 9

Referências------------------------------------------------------------------------------------- 9

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de explicar os conceitos da tecnologia Power Line Communication – PLC. Este sistema trabalha com a transmissão e recepção de dados através rede de energia elétrica. Trataremos assuntos de interface com o sistema da rede elétrica, modulação, capacidade do sistema, vantagens, desvan-tagens e demais considerações.

Palavra-chave: Trafego pela rede elétrica

Introdução

O homem sempre busca superar seus limites, sejam eles físicos, mentais, indivi-duais, coletivo entre outros, dentro desta busca por superação está a tecnologia. Criada pelo homem, para satisfazer suas superações, criatividades e inovações, a cada dia avança de forma exponencial ao longo dos séculos. Nos dias de hoje, temos a geração computacional, se voltarmos aos anos setenta e oitenta, as pes-soas comuns nem imaginavam quando teriam acesso à essa tecnologia, hoje, já passado quase uma década do século XXI, a realidade é outra, boa parte da po-pulação, dispõe acesso à rede mundial de computadores, que uniu o planeta inteiro através de cabos, fibras ópticas, rádios, etc, tornando possível uma comunicação intercontinental, quase em tempo real. Para essa realidade existir, foram necessários vários estudos em tecnologia para comunicação de dados transmissões de sinais, entre outros. Mais recentemente, surgiu a tecnologia PLC - Power Line Communication, sistema que trafega dados na rede de energia elétrica, que trataremos a seguir.

Objetivo

Este trabalho visa apresentar ao leitor uma idéia bem resumida de Power Line Communication (PLC), uma tecnologia de conectividade de redes que introduzin-do um novo conceito de recurso de enlace de dados para redes de computadores com um baixo custo de implementação que utiliza a rede elétrica de distribuição como enlace de dados e isso pode ser o motivo que levam as empresas do mun-do moderno a investirem nesse tipo de rede, os tipos de serviços por ela ofereci-dos e se é uma rede confiável, mostrando as vantagens e desvantagens da sua implementação.

Desenvolvimento

A tecnologia PLC não pode ser considerada como uma nova tecnologia, pois desde o início do século XX as redes elétricas têm sido utilizadas pelas empresas de energia elétrica para dar suporte aos serviços de telecomunicações em usos internos [1].

Em 1920, foram desenvolvidas as idéias de sistemas de portadoras para comuni-cação de voz em redes de alta tensão. Com modulação AM, utilizava-se uma fai-xa de 15 à 50 kHz. Não existiam os conhecimentos de métodos de codificação nem existiam sistemas digitais para implementação de técnicas avançadas. Em-bora tenhamos esta como uma das primeiras técnicas de transmissão, não po-demos nos esquecer que as características do sinal de dados são bem diferentes do sinal de voz. [1]

A primeira técnica que possibilitou a utilização da rede de distribuição de energia elétrica para transmissão de alguns sinais de controle foi desenvolvida em 1930.

Conhecido como RPC (Ripple Control), caracterizava-se pela utilização de baixas

freqüências (100 à 900 Hz), possibilitando comunicação a taxas bem baixas e potência elevada para a transmissão. O sistema possibilitava comunicação unidi-recional, sendo utilizadas tarefas simples como o acionamento da iluminação pública e o controle de carga. Até a década de 80, novos sistemas com taxas ainda modestas foram desenvolvidos. As primeiras investigações no sentido de analisar as características da rede elétrica e as reais capacidades da mesma como canal para comunicações foram conduzidas por algumas empresas de energia na Europa e Estados Unidos, ainda nos anos 80. As faixas de 5 à 500 kHz eram as mais consideradas e dois fatores tiveram predominância nestes estudos: a relação sinal/ruído e a atenuação do sinal na rede. [2]

Em 1988 surge o primeiro protótipo de um modem usando a técnica de espalha-mento espectral conhecida como frequency hopping ou salto de freqüências. Atingia taxas de 60 bps e distância máxima de 1 Km de utilização. Sistemas ca-pazes de fornecer comunicação de forma bidirecional através da rede de distribuição foram obtidos apenas na década de 1990, sendo marcados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com